Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/623
Tipo: Dissertação
Título: A EFETIVAÇÃO DA ABORDAGEM DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): MELO, MÁRCIA LUZ DE
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Gandra, Valdinei Ramos
Resumo: Esta pesquisa aborda o Ensino Religioso em escolas públicas brasileiras, focando nos direitos humanos como base filosófica, conteúdo e estratégia metodológica. O objetivo desse componente curricular é capacitar os estudantes para pensar criticamente e conviver respeitosamente com pessoas de diferentes crenças. A educação secular também engloba o ensino de valores cívicos e éticos com base em princípios universais de humanidade, respeito pelos direitos humanos e igualdade de oportunidades. Nessa relação, este estudo busca responder à pergunta: de que modo o Ensino Religioso pode ser lecionado no Ensino Fundamental, considerando a diversidade religiosa e os direitos humanos? Para tanto, dedica-se a compreender a legislação que legitima a existência do Ensino Religioso na estrutura curricular escolar, bem como os desafios enfrentados pelos docentes na abordagem de questões religiosas e de direitos humanos em sala de aula. Os objetivos específicos incluem: compreender a diferença de princípios fundamentais e direitos humanos e suas importâncias para a construção da cidadania; traçar as relações entre um Ensino Religioso não proselitista e a defesa dos direitos humanos; discutir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso numa perspectiva de educação para os direitos humanos. Esta pesquisa explorou o papel do Ensino Religioso como um meio eficaz de promover os direitos humanos entre os alunos e, por extensão, na sociedade. Além disso, discutiu a necessidade de professores bem preparados para essa tarefa, oferecendo sugestões e recomendações para melhorar a formação docente no Ensino Religioso. Isso seria um passo significativo para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, que respeita a diversidade humana.
Resumo Alternativo: This research addresses Religious Education in Brazilian public schools, focusing on human rights as a philosophical basis, content and methodological strategy. The objective of this curricular component is to enable students to think critically and coexist respectfully with people of different beliefs. Secular education also encompasses the teaching of civic and ethical values based on universal principles of humanity, respect for human rights and equality of opportunity. In this regard, this study seeks to answer the question: how can Religious Education be taught in Elementary School, considering religious diversity and human rights? To this end, it is dedicated to understanding the legislation that legitimizes the existence of Religious Education in the school curriculum structure, as well as the challenges faced by teachers when addressing religious and human rights issues in the classroom. The specific objectives include: understanding the difference between fundamental principles and human rights and their importance for the construction of citizenship; trace the relationships between non-proselytizing Religious Education and the defense of human rights; discuss the training of teachers for Religious Education from a perspective of education for human rights. This research explored the role of Religious Education as an effective means of promoting human rights among students and, by extension, society. Furthermore, he discussed the need for teachers well prepared for this task, offering suggestions and recommendations to improve teacher training in Religious Education. This would be a significant step towards creating a more fair and equal society that respects human diversity.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Ciências das Religiões
Direitos Humanos
Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/623
Data do documento: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcia Luz de Melo.pdfTCC - Marcia Luz de Melo14,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.