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dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Gandra, Valdinei Ramos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8390338393439166pt_BR
dc.creatorMELO, MÁRCIA LUZ DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0218203925572219pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T17:24:41Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2025-09-22T17:24:41Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/623-
dc.description.abstractThis research addresses Religious Education in Brazilian public schools, focusing on human rights as a philosophical basis, content and methodological strategy. The objective of this curricular component is to enable students to think critically and coexist respectfully with people of different beliefs. Secular education also encompasses the teaching of civic and ethical values based on universal principles of humanity, respect for human rights and equality of opportunity. In this regard, this study seeks to answer the question: how can Religious Education be taught in Elementary School, considering religious diversity and human rights? To this end, it is dedicated to understanding the legislation that legitimizes the existence of Religious Education in the school curriculum structure, as well as the challenges faced by teachers when addressing religious and human rights issues in the classroom. The specific objectives include: understanding the difference between fundamental principles and human rights and their importance for the construction of citizenship; trace the relationships between non-proselytizing Religious Education and the defense of human rights; discuss the training of teachers for Religious Education from a perspective of education for human rights. This research explored the role of Religious Education as an effective means of promoting human rights among students and, by extension, society. Furthermore, he discussed the need for teachers well prepared for this task, offering suggestions and recommendations to improve teacher training in Religious Education. This would be a significant step towards creating a more fair and equal society that respects human diversity.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o Ensino Religioso em escolas públicas brasileiras, focando nos direitos humanos como base filosófica, conteúdo e estratégia metodológica. O objetivo desse componente curricular é capacitar os estudantes para pensar criticamente e conviver respeitosamente com pessoas de diferentes crenças. A educação secular também engloba o ensino de valores cívicos e éticos com base em princípios universais de humanidade, respeito pelos direitos humanos e igualdade de oportunidades. Nessa relação, este estudo busca responder à pergunta: de que modo o Ensino Religioso pode ser lecionado no Ensino Fundamental, considerando a diversidade religiosa e os direitos humanos? Para tanto, dedica-se a compreender a legislação que legitima a existência do Ensino Religioso na estrutura curricular escolar, bem como os desafios enfrentados pelos docentes na abordagem de questões religiosas e de direitos humanos em sala de aula. Os objetivos específicos incluem: compreender a diferença de princípios fundamentais e direitos humanos e suas importâncias para a construção da cidadania; traçar as relações entre um Ensino Religioso não proselitista e a defesa dos direitos humanos; discutir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso numa perspectiva de educação para os direitos humanos. Esta pesquisa explorou o papel do Ensino Religioso como um meio eficaz de promover os direitos humanos entre os alunos e, por extensão, na sociedade. Além disso, discutiu a necessidade de professores bem preparados para essa tarefa, oferecendo sugestões e recomendações para melhorar a formação docente no Ensino Religioso. Isso seria um passo significativo para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, que respeita a diversidade humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T17:24:41Z No. of bitstreams: 1 TCC - Marcia Luz de Melo.pdf: 14698458 bytes, checksum: 2aa23b02d43bb10d40d78b0b8081b908 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T17:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Marcia Luz de Melo.pdf: 14698458 bytes, checksum: 2aa23b02d43bb10d40d78b0b8081b908 (MD5) Previous issue date: 2024-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA EFETIVAÇÃO DA ABORDAGEM DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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