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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ulrich, Claudete Beise | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ulrich, Claudete Beise | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sant'Anna, Elcio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9173397347857229 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Núñez de La Paz, Nivia Ivette | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3269216996688630 | pt_BR |
dc.creator | Boone, Renata de Oliveira Marcelino | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4946717435764162 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T15:54:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-06 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T15:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/620 | - |
dc.description.abstract | The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurobehavioral pathology that can have a genetic or stochastic origin and is divided into four levels, differing in intensity and degree of manifestation, which generates a classification that ranges from mild to very serious. People with ASD have a hostile history, as they were considered incapable, and consequently there was no place for them at school. This situation has changed. Today children with ASD are in the school and classroom environment. Given this context, this Professional Master's dissertation in Religious Sciences delimited the research problem to the following question: What is the influence of spirituality/religiosity on the teaching-learning process of children with ASD in public schools? The objective of the study is to analyze the process of inclusion, at school, of children with ASD, realizing the influence of spirituality/religiosity, based on family care and school inclusion. The methodology used in this dissertation is bibliographic, documentary and field research, a case study with the application of a structured questionnaire with teachers and some families of children with ASD, linked to the Municipal Elementary Education Unit Gil Bernardes, Vila Velha- ES. The results show that the educational institution's stance to “embrace” children with special needs is carried out through legal premises of social inclusion and also through the support network with teaching staff and families. Finally, the conclusions show that spirituality, in the dimension of care, helps in the process of inclusion of students with ASD inside and outside the educational institution. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia neurocomportamental que pode ter origem genética ou estocástica e se divide em quatro níveis, diferenciando-se em intensidade e grau de manifestação, o que gera uma classificação que vai do brando ao gravíssimo. As pessoas que portam TEA possuem uma história hostil, pois eram consideradas incapazes, consequentemente não havia lugar para elas na escola. Esta situação mudou. Hoje crianças com TEA estão no ambiente da escola e da sala de aula. Diante deste contexto, a presente dissertação de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões delimitou o problema de investigação à seguinte questão: Qual a influência da espiritualidade/religiosidade no processo de ensino-aprendizagem de crianças portadoras de TEA em escolas públicas? O objetivo do estudo é analisar o processo de inclusão, no âmbito escolar, das crianças com TEA, percebendo a influência da espiritualidade/religiosidade, a partir do cuidado da família e da inclusão escolar. A metodologia empregada na presente dissertação é bibliográfica, documental e pesquisa de campo, estudo de caso com a aplicação de questionário estruturado junto aos professores/ras e algumas famílias de crianças com TEA, ligadas à Unidade Municipal de Ensino Fundamental Gil Bernardes, Vila Velha-ES. Os resultados mostram que a postura da instituição de ensino para “abraçar” crianças portadoras de necessidades especiais se realiza através de premissas legais de inclusão social e também da rede de apoio com o corpo docente e as famílias. Por fim, as conclusões evidenciam que a espiritualidade, na dimensão do cuidado, auxilia no processo de inclusão de estudantes portadores de TEA dentro e fora da instituição de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T15:54:43Z No. of bitstreams: 1 TCC - Renata de Oliveira Marcelino Boone.pdf: 18898875 bytes, checksum: 0235984e92805853c66a2f92088ab144 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T15:54:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Renata de Oliveira Marcelino Boone.pdf: 18898875 bytes, checksum: 0235984e92805853c66a2f92088ab144 (MD5) Previous issue date: 2024-02-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Ciências das Religiões Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A ESPIRITUALIDADE E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM OLHAR PARA O TRATAMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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