Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/619
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NA UMEF IRMÃ FELICIANA GARCIA, EM VILA VELHA (ES): DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES
Autor(es): Pérez, Andréa Monick Freitas
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Martins, Nathália Ferreira de Sousa
Terceiro membro da banca: Flor, Lauana Ananias
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal realizar uma análise aprofundada dos principais desafios e contradições enfrentados por estudantes na prática pedagógica cotidiana do Ensino Religioso em escola pública. Entre os objetivos específicos, buscou-se realizar estudo documental das bases legais, teóricas e curriculares que orientam o Ensino Religioso de acordo com os ideais de laicidade, pluralismo e embasamento científico. Em seguida, por meio de exercícios aplicados em sala de aula, analisados sob a ótica da etnografia, foram investigadas as percepções dos/as estudantes sobre problemas enfrentados na prática pedagógica do Ensino Religioso. Por fim, analisou-se se há distanciamento ou aproximação entre o Ensino Religioso praticado na escola pesquisada e os ideais previstos legal e teoricamente para esse componente curricular. A questão-problema que orienta esta pesquisa é: quais são os principais obstáculos e barreiras à efetivação na prática escolar de Ensino Religioso laico, científico e pluralista, conforme preconizado pelos ideais democráticos que inspiraram a Constituição Federal de 1988? Assim, busca identificar os fatores que têm dificultado a concretização desses ideais nas atividades diárias de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelo Ensino Religioso em escola pública municipal de Vila Velha (ES). A hipótese defendida é que, apesar dos avanços obtidos nos planos legal e teórico após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, visando instituir as bases laicas, científicas e pluralistas desse Componente Curricular, na prática esse ideal ainda encontra grandes barreiras e desafios que precisam ser superados no cotidiano pedagógico em escola pública. Entre as principais conclusões apresentadas, destaca-se a importância de investir em medidas nas esferas pedagógica, formativa, dialógica e participativa para aprimorar o Ensino Religioso frente aos desafios identificados. Além disso, incentivar pesquisas pelos/as estudantes sobre história e diversidade religiosa, com apresentação dos resultados em sala de aula, pode aumentar seu protagonismo nos processos de ensino-aprendizagem.
Resumo Alternativo: The present study aims to conduct a thorough analysis of the main challenges and contradictions faced by students in the daily pedagogical practice of Religious Education in public schools. Among the specific objectives, we sought to carry out a documentary study of the legal, theoretical, and curricular foundations that guide Religious Education according to the ideals of secularism, pluralism, and scientific grounding. Subsequently, through exercises applied in the classroom and analyzed from an ethnographic perspective, we investigated students' perceptions of problems encountered in the pedagogical practice of Religious Education. Finally, we analyzed whether there is distance or alignment between the Religious Education practiced in the researched school and the ideals prescribed legally and theoretically for this curricular component. The research question guiding this study is: what are the main obstacles and barriers to the implementation of secular, scientific, and pluralistic Religious Education in school practice, as advocated by the democratic ideals that inspired the 1988 Federal Constitution? Thus, it seeks to identify the factors that have hindered the realization of these ideals in the daily teaching and learning activities developed by Religious Education in a municipal public school in Vila Velha (ES). The hypothesis defended is that, despite the advances made in the legal and theoretical realms after the promulgation of the 1988 Citizen Constitution, aiming to establish the secular, scientific, and pluralistic bases of this Curricular Component, in practice, this ideal still faces significant barriers and challenges that need to be overcome in the pedagogical daily routine of public schools. Among the main conclusions presented, the importance of investing in measures in the pedagogical, formative, dialogical, and participatory spheres to improve Religious Education in the face of identified challenges is highlighted. Additionally, encouraging research by students on the history and religious diversity, with the presentation of results in the classroom, can increase their protagonism in the teaching-learning processes.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Escola pública
Desafios
Diversidade religiosa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/619
Data do documento: 5-Abr-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andrea Monick Freitas Pérez.pdfTCC - Andrea Monick Freitas Pérez18,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.