Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/618
Tipo: Dissertação
Título: O COMPONENTE CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EEEFM PADRE HUMBERTO PIACENTE EM ALECRIM – VILA VELHA-ES
Autor(es): VIANNA, FABRIANA BARBOSA
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Vilhena, Valéria Cristina
Resumo: A finalidade desta pesquisa consiste em apresentar como o Componente Curricular de Ensino Religioso, ao ser compreendido através da concepção das Ciências das Religiões, pode contribuir para a aprendizagem dos/as estudantes da Educação Inclusiva, no momento das aulas, na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Padre Humberto Piacente”, localizada no Município de Vila Velha-ES. À luz dos pressupostos da pesquisa-ação, baseada na pesquisa do tipo etnográfica, busca-se identificar como as práticas metodológicas aplicadas durante o ano de 2021 resultaram em possíveis comportamentos dos/as estudantes público-alvo da Educação Especial, em relação às aulas de Ensino Religioso, como a falta de interesse e a resistência em participar dessas aulas. Ou seja, como esses estudantes tiveram mudanças positivas em relação à aprendizagem após a troca de professores/as no ano de 2022. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo geral: identificar as contribuições das Ciências das Religiões na formação dos/as professores/as que lecionam o Componente Curricular de Ensino Religioso, possibilitando novas práticas metodológicas durante as aulas. Os objetivos específicos que perpassam o corpo deste estudo são os seguintes: apresentar a perspectiva das Ciências das Religiões como uma proposta metodológica reflexiva e interdisciplinar para o Componente Curricular de Ensino Religioso; identificar e analisar os fenômenos religiosos implicados no currículo do Ensino Fundamental, Séries Finais, a partir das experiências dos/as estudantes da Educação Inclusiva da EEEFM “Padre Humberto Piacente”, em sala de aula; apresentar a trajetória da Educação Inclusiva no Brasil, identificando como esta modalidade de ensino vem convergindo com o Componente Curricular de Ensino Religioso em seus processos de conquistas e aquisição do conhecimento; sugerir como as contribuições das Ciências das Religiões podem ser relevantes na formação do/a professor/a regente que atua com os/as estudantes da Educação Inclusiva, promovendo aulas criativas e críticas e respeitando cada estudante em sua cultura e identidade religiosa. A título de conclusão, compreende-se que as práticas metodológicas podem influenciar sobremaneira a aprendizagem dos/as estudantes e, sendo assim, sugere-se um projeto com indicações metodológicas.
Resumo Alternativo: The purpose of this research is to present how the Curricular Component of Religious Education, when understood through the conception of the Sciences of Religions, can contribute to the learning of students of Inclusive Education, at the time of classes, at the Elementary and High School EEEFM "Padre Humberto Piacente", located in the Municipality of Vila Velha-ES. In light of the assumptions of action research, based on ethnographic research, we seek to identify how the methodological practices applied during the year 2021 resulted in possible behaviors of students who are the target audience of Special Education, in relation to Religious Education classes, such as lack of interest and resistance to participate in these classes. That is, how these students have positive changes in relation to learning after the change of teachers in the year 2022. Thus, the research had as its general objective: to identify the contributions of Religious Sciences in the training of teachers who teach the Curricular Component of Religious Education, enabling new methodological practices during classes. The specific objectives that permeate the body of this study are the following: to present the perspective of Religious Sciences as a reflexive and interdisciplinary methodological proposal for the Curricular Component of Religious Education; identify and analyze the religious phenomena implied in the curriculum of Elementary School, Final Grades, based on the experiences of the students of the Inclusive Education of the EEEFM "Padre Humberto Piacente", in the classroom; to present the trajectory of Inclusive Education in Brazil, identifying how this teaching modality has been converging with the Curricular Component of Religious Education in its processes of conquests and acquisition of knowledge; suggest how the contributions of the Sciences of Religions can be relevant in the training of the regent teacher who works with the students of Inclusive Education, promoting creative and critical classes and respecting each student in his/her culture and religious identity. By way of conclusion, it is understood that methodological practices can greatly influence students' learning and, therefore, a project with methodological indications is suggested.
Palavras-chave: Educação Especial
Ciências das Religiões
Metodologia
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/618
Data do documento: 1-Mar-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabriana Barbosa Vianna.pdfTCC - Fabriana Barbosa Vianna15,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.