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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, José Mario | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3208912348632816 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marlow, Rosani Muniz | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6968505980041441 | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, RANIELY ESTEVAM DOS | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1978697379653099 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T15:18:58Z | - |
dc.date.available | 2024-03-28 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T15:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/617 | - |
dc.description.abstract | This dissertation proposes a pedagogical approach to the religious phenomenon in Early Childhood Education, considering the legitimacy conferred by law to this stage of Brazilian Basic Education since the promulgation of the National Education Guidelines and Bases Law in 1996. Integrating the Common National Curricular Base (BNCC), Early Childhood Education, as observed by the researcher with extensive experience in the educational area, manifests religious expressions in the Municipal Units of Early Childhood Education (UMEIs) of Vila Velha. The research, based on the Sciences of Religions (CdR), analyzes the impact of these religious phenomena in the school environment, highlighting the diversity of beliefs among the families of the enrolled children and among the professionals of the UMEIs. The core of the investigation lies in the reconciliation between the pedagogical approach of the religious phenomenon in Early Childhood Education and the principle of secularism, crucial for public education institutions. With a qualitative and descriptive approach, using data from five previous dissertations (KUNZENDORFF, 2021; MAZZOCCO, 2021; RUY, 2021; MAZUCO, 2021; ROCHA, 2022), the research dialogues with the BNCC. The chapters historically contextualize Early Childhood Education, present the CdR as a pedagogical instrument, and propose a methodology for the continued training of teams in the UMEIs of Vila Velha. The theoretical contribution highlights the importance of a pedagogical approach to the religious phenomenon in Early Childhood Education, recognizing it as an integral part of cultural identity and proposing reflections on how this approach can be secular, free from proselytism. The research aims to positively impact the attitudes of the professionals involved in Early Childhood Education in Vila Velha. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação propõe a abordagem pedagógica do fenômeno religioso na Educação Infantil, considerando a legitimidade conferida por lei a essa etapa da Educação Básica brasileira desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Integrando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil, conforme observado pela pesquisadora com vasta experiência na área educacional, manifesta expressões religiosas nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Vila Velha. A pesquisa, fundamentada nas Ciências das Religiões (CdR), analisa o impacto desses fenômenos religiosos no ambiente escolar, destacando a diversidade de crenças entre as famílias das crianças matriculadas e entre os profissionais das UMEIs. O cerne da investigação reside na conciliação entre a abordagem pedagógica do fenômeno religioso na Educação Infantil e o princípio da laicidade, crucial para as instituições de ensino público. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando dados de cinco dissertações anteriores (KUNZENDORFF, 2021; MAZZOCCO, 2021; RUY, 2021; MAZUCO, 2021; ROCHA, 2022), a pesquisa dialoga com a BNCC. Os capítulos contextualizam historicamente a Educação Infantil, apresentam as CdR como instrumento pedagógico e propõem uma metodologia para a formação continuada das equipes nas UMEIs de Vila Velha. A contribuição teórica destaca a importância de uma abordagem pedagógica do fenômeno religioso na Educação Infantil, reconhecendo-o como parte integral da identidade cultural e propondo reflexões sobre como essa abordagem pode ser laica, livre de proselitismo. A pesquisa visa impactar positivamente as atitudes dos profissionais envolvidos na Educação Infantil de Vila Velha. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T15:18:58Z No. of bitstreams: 1 TCC - Raniely Estevam dos Santos.pdf: 14515136 bytes, checksum: afab7862d051dd31795ff066db6e6577 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T15:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Raniely Estevam dos Santos.pdf: 14515136 bytes, checksum: afab7862d051dd31795ff066db6e6577 (MD5) Previous issue date: 2024-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fenômeno religioso | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES PARA A ABORDAGEM DO FENÔMENO RELIGIOSO E EFETIVAÇÃO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA - ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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