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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Schönardie, Paulo Alfredo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.creatorFERREIRA, VÂNIA MIRANDA SILVA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9498002527687775pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T15:10:00Z-
dc.date.available2024-02-08-
dc.date.available2025-09-22T15:10:00Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/616-
dc.description.abstractThis professional master's degree research in Religious Sciences investigates the school inclusion of autistic students in Religious Education classes in schools in Vila Velha-ES. The research seeks to answer the following problem question: what are the greatest difficulties faced by teachers of the Religious Education Curricular Component, when it comes to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the classroom? The general objective of the research is to investigate and understand the curricular methodology of the Religious Education Curricular Component, in the context of the Special Education modality, to make it possible for students with ASD to learn curricular content, especially in the initial years (1st to 5th year) of Elementary School. To carry out this research, we used bibliographic and documentary methodology and an exploratory case study. The research concludes that teachers of the Religious Education Curricular Component suffer from gaps in the school environment, the absence or little continued training and the fragmented workload. It is necessary to break with fragmentation and develop content and teaching methodologies at school collectively, building inclusion processes for all students, in their diversity. In this sense, some pedagogical instruments and methodological strategies for teaching Religious Education are suggested as a product of the research, aiming at the inclusion of students with ASD.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado profissional em Ciências das Religiões investiga a inclusão escolar de estudantes autistas nas aulas de Ensino Religioso nas escolas de Vila Velha-ES. A pesquisa procura responder a seguinte questão problema: quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo/ professor/a do Componente Curricular de Ensino Religioso, quando o assunto é a inclusão dos/as estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula? O objetivo geral da pesquisa é investigar e compreender a metodologia curricular do Componente Curricular de Ensino Religioso, no contexto da modalidade da Educação Especial, para tornar possível a aprendizagem dos conteúdos curriculares por parte dos/as estudantes com TEA, especialmente, dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Para a elaboração desta pesquisa, utilizamos a metodologia bibliográfica, documental e o estudo de caso de tipo exploratório. A pesquisa conclui que os/as professores/as do Componente Curricular Ensino Religioso sofrem com as lacunas existentes no ambiente escolar, com a ausência ou com a pouca formação continuada e com a carga horária fragmentada. Necessário se faz romper com a fragmentação e elaborar conteúdos e metodologias de ensino na escola de forma coletiva, construindo processos de inclusão de todos/as estudantes, em sua diversidade. Nestes sentido, são sugeridos, como produto da pesquisa, alguns instrumentos pedagógicos e estratégias metodológicas para o ensino do Ensino Religioso, objetivando a inclusão de estudantes com TEA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T15:10:00Z No. of bitstreams: 1 TCC - Vânia Miranda Silva Ferreira.pdf: 27562071 bytes, checksum: 7ae8d38045c964955967303269cf50f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T15:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Vânia Miranda Silva Ferreira.pdf: 27562071 bytes, checksum: 7ae8d38045c964955967303269cf50f2 (MD5) Previous issue date: 2024-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Ivani C.; PINTO, Eliane S.; MONTEIRO, Alessandra A.; PONTINI, Alexandro M.; BARROS, Zulmira L. M. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha-ES. Revista Último Andar, São Paulo, v. 23, n. 36, p. 44-60, 2020. BRASIL. Casa Civil. Decreto n. 8.368, de 02 de dezembro de 2014. [Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8368.htm. Acesso em: 06 mar. 2023. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2023. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectTranstorno de Espectro Autistapt_BR
dc.subjectCiências das Religiões Aplicadaspt_BR
dc.subjectReligião e Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE VILA VELHA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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