Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/616
Tipo: Dissertação
Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE VILA VELHA-ES
Autor(es): FERREIRA, VÂNIA MIRANDA SILVA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mario
Terceiro membro da banca: Schönardie, Paulo Alfredo
Resumo: A presente pesquisa de mestrado profissional em Ciências das Religiões investiga a inclusão escolar de estudantes autistas nas aulas de Ensino Religioso nas escolas de Vila Velha-ES. A pesquisa procura responder a seguinte questão problema: quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo/ professor/a do Componente Curricular de Ensino Religioso, quando o assunto é a inclusão dos/as estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula? O objetivo geral da pesquisa é investigar e compreender a metodologia curricular do Componente Curricular de Ensino Religioso, no contexto da modalidade da Educação Especial, para tornar possível a aprendizagem dos conteúdos curriculares por parte dos/as estudantes com TEA, especialmente, dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Para a elaboração desta pesquisa, utilizamos a metodologia bibliográfica, documental e o estudo de caso de tipo exploratório. A pesquisa conclui que os/as professores/as do Componente Curricular Ensino Religioso sofrem com as lacunas existentes no ambiente escolar, com a ausência ou com a pouca formação continuada e com a carga horária fragmentada. Necessário se faz romper com a fragmentação e elaborar conteúdos e metodologias de ensino na escola de forma coletiva, construindo processos de inclusão de todos/as estudantes, em sua diversidade. Nestes sentido, são sugeridos, como produto da pesquisa, alguns instrumentos pedagógicos e estratégias metodológicas para o ensino do Ensino Religioso, objetivando a inclusão de estudantes com TEA.
Resumo Alternativo: This professional master's degree research in Religious Sciences investigates the school inclusion of autistic students in Religious Education classes in schools in Vila Velha-ES. The research seeks to answer the following problem question: what are the greatest difficulties faced by teachers of the Religious Education Curricular Component, when it comes to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the classroom? The general objective of the research is to investigate and understand the curricular methodology of the Religious Education Curricular Component, in the context of the Special Education modality, to make it possible for students with ASD to learn curricular content, especially in the initial years (1st to 5th year) of Elementary School. To carry out this research, we used bibliographic and documentary methodology and an exploratory case study. The research concludes that teachers of the Religious Education Curricular Component suffer from gaps in the school environment, the absence or little continued training and the fragmented workload. It is necessary to break with fragmentation and develop content and teaching methodologies at school collectively, building inclusion processes for all students, in their diversity. In this sense, some pedagogical instruments and methodological strategies for teaching Religious Education are suggested as a product of the research, aiming at the inclusion of students with ASD.
Palavras-chave: Educação Especial
Ensino Religioso
Transtorno de Espectro Autista
Ciências das Religiões Aplicadas
Religião e Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/616
Data do documento: 8-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vânia Miranda Silva Ferreira.pdfTCC - Vânia Miranda Silva Ferreira26,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.