Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/615
Tipo: Dissertação
Título: A INFLUÊNCIA DE TRADIÇÕES RELIGIOSAS NA PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CARIACICA-ES
Autor(es): Barcelos, Anderson Delfino
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Filho, Jose Adriano
Terceiro membro da banca: Gabatz, Celso
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar as influências das tradições religiosas na participação de estudantes no componente curricular Educação Física. O assunto apesar de atual, ainda sim, é muito pouco explorado em nosso país. Porém, é um tema de grande relevância, pois este estudo é capaz de considerar aspectos como a visão de corpo e saúde, as interações sociais e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação das aulas de Educação Física aos preceitos religiosos. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, com a realização de entrevistas com estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Maria de Lourdes Poyares Labuto, na cidade de Cariacica-ES. A partir do resultado da pesquisa, foi possível obter uma compreensão mais aprofundada da influência de algumas tradições religiosas na prática das aulas de Educação Física, identificando desafios, potencialidades e possíveis estratégias para aprimorar as abordagens pedagógicas adotadas dentro do ambiente escolar. Dessa forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de aulas de Educação Física mais significativas, respeitosas e inclusivas, considerando a diversidade cultural e religiosa presente nas instituições de ensino.
Resumo Alternativo: The present study aims to investigate the influences of religious traditions on student participation in the Physical Education curricular component. The subject, despite being current, is still very little explored in our country. However, it is a topic of great relevance, as this study is able to consider aspects such as the view of body and health, social interactions and the challenges faced by teachers in adapting Physical Education classes to religious precepts. The methodology used was bibliographic review and case study, with interviews with students from the State School of Elementary and Secondary Education, Maria de Lourdes Poyares Labuto, in the city of Cariacica-ES. Based on the research results, it was possible to obtain a more in-depth understanding of the influence of some religious traditions on the practice of Physical Education classes, identifying challenges, potential and possible strategies to improve the pedagogical approaches adopted within the school environment. In this way, the research contributes to the development of more meaningful, respectful and inclusive Physical Education classes, considering the cultural and religious diversity present in educational institutions.
Palavras-chave: Educação Física
Ciências das Religiões Aplicadas
Tradições religiosas
Diversidade cultural e religiosa.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/615
Data do documento: 7-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson Delfino Barcelos .pdfTCC - Anderson Delfino Barcelos19,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.