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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ulrich, Claudete Beise | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ulrich, Claudete Beise | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Filho, Jose Adriano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4072349375688174 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3768969420465227 | pt_BR |
dc.creator | DIAS , ESDRA ALVES | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1470639457130255 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T14:47:01Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T14:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/614 | - |
dc.description.abstract | The research investigates the place of Religious Education in public schools in the Municipality of Nova Venécia-ES, suggesting the application of two teaching-learning plans, based on the pedagogy of presence, for the 8th and 9th year of Elementary School, as a final product of the research, with the interest of developing autonomy in students and making them critical and reflective subjects in society. To this end, it asks about the contributions of the pedagogy of presence to pedagogical practices in Religious Education classes in the school system of this city. The theoretical framework explores the conception of pedagogy of presence, according to the thought of Antônio Costa, and this will be done by bibliographic, documentary and exploratory research, but a field research will also be employed. The dissertation is divided into three steps: the research analyzes the weaknesses in the scope of the legislation that governs Brazilian education, considering the lack of pedagogical support; then, the Religious Education in Nova Venécia-ES is approached, taking into account the process of formalization of Religious Education in this city; finally, the results of the field research are explored and the final product of the research is presented, which consists of the elaboration of two teaching-learning plans for Elementary School II. It can be inferred that, through Religious Education, circumvented by the contributions of the pedagogy of presence, it will be possible to develop autonomy, aiming to build critical and reflective subjects in society | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga o lugar do Ensino Religioso nas escolas públicas do Município de Nova Venécia-ES, sugerindo a aplicação de dois planos de aula, pautados na pedagogia da presença, para o 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental, como produto final da pesquisa, com o interesse desenvolver autonomia nos/as estudantes e torná-los/as sujeitos críticos e reflexivos na sociedade. Para tanto, pergunta acerca das contribuições da pedagogia da presença para as práticas pedagógicas nas aulas de Ensino Religioso na rede de ensino desta cidade. O referencial teórico explora a concepção de pedagogia da presença, segundo o pensamento de Antônio Costa, e isso será feito pela pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, mas, também será empregada uma pesquisa de campo. A dissertação está dividida em três passos: a pesquisa analisa as fragilidades no âmbito da legislação que rege a educação brasileira, considerando a falta de suporte pedagógico; depois, aborda-se o Ensino Religioso em Nova Venécia-ES, levando em conta o processo de formalização do Ensino Religioso nesta cidade; por último, explora-se os resultados da pesquisa de campo e apresenta-se o produto final da pesquisa, que consiste na elaboração de dois planos de aula para o Ensino Fundamental II. Depreende-se que, através do Ensino Religioso, contornado pelas contribuições da pedagogia da presença, será possível desenvolver a autonomia, objetivando a construção de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T14:47:01Z No. of bitstreams: 1 TCC - Esdra Alves Dias.pdf: 17759924 bytes, checksum: f08ae98e0568fb1c0dd42ba43d773798 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, Luis A. S.; JUNQUEIRA, Sérgio. A elaboração das concepções do Ensino Religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; WAGNER, Raul. (orgs.). O ensino religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 49-63. APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982. APPLE, Michael. Política cultural y educación. Madrid: Ediciones Morata, 1996. BÁRCENA, Fernando. Una pedagogía de la presencia: crítica filosófica a la impostura pedagógica. Teoria de la Educación, Salamanca, v. 24, n. 2, p. 25-57, 2012. BOONE, Renata O. M.; ULRICH, Claudete B. O Ensino Religioso e os esforços contra a intolerância religiosa. Revista Foco, Curitiba, v.16, n. 7, p. 1-21, 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm. Acesso em: 05 jan. 2023. BRASIL. Casa Civil. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Presença | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | ENSINO RELIGIOSO E PEDAGOGIA DA PRESENÇA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA - ES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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