Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/613
Tipo: | Dissertação |
Título: | A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO COM O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO UMEF ANTÔNIO BEZERRA DE FARIAS - VILA VELHA (ES) |
Autor(es): | Azevedo, Nilciani Nobre Neves de |
Primeiro Orientador: | Marlow, Sergio Luiz |
Primeiro membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Segundo membro da banca: | Martins, Nathália Ferreira de Sousa |
Terceiro membro da banca: | Manske, Cione Marta Raasch |
Resumo: | O presente trabalho visa investigar a possibilidade de integração entre o Ensino Religioso e a disciplina de Artes no âmbito da Educação Básica. O objetivo geral é analisar a viabilidade de uma abordagem interdisciplinar que aproxime esses dois Componentes Curriculares, buscando ampliar a compreensão discente sobre manifestações culturais, história e fenômenos humanos e sociais. Para isso, estabelecemos objetivos específicos: examinar a relação entre Artes e Ensino Religioso, identificando pontos de convergência nas competências e habilidades desenvolvidas; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos/as professores/as ao motivar os discentes na aprendizagem dessas matérias; e sugerir atividades capazes de promover a interdisciplinaridade entre ambas. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a interdisciplinaridade entre Artes e Ensino Religioso pode contribuir para uma formação mais integral e abrangente dos/as estudantes? Nossa hipótese é que a integração entre essas áreas pode enriquecer mutuamente o processo educativo, ampliando a compreensão das manifestações culturais, da história e dos fenômenos humanos e sociais. Quanto à metodologia, realizamos um levantamento fundamentado na análise de estudos de caso desenvolvidos com estudantes do Ensino Fundamental, a fim de investigar a viabilidade de unir Ensino Religioso e Artes. Por meio da investigação da relação entre ambos, da identificação de dificuldades pedagógicas e da sugestão de atividades interdisciplinares, esperamos contribuir para uma educação integral, capaz de desenvolver nos estudantes, habilidades fundamentais para a vida pessoal e profissional, construindo uma sociedade mais justa, solidária e consciente de sua história e da diversidade cultural. |
Resumo Alternativo: | The present work aims to investigate the possibility of integration between Religious Education and the Arts discipline within Basic Education. The overall objective is to analyze the feasibility of an interdisciplinary approach that brings together these two Curricular Components, seeking to broaden students’ understanding of cultural manifestations, history, and human and social phenomena. To do so, we have established specific objectives: to examine the relationship between Arts and Religious Education, identifying points of convergence in the competencies and skills developed; to identify the main difficulties faced by teachers in motivating students in the learning of these subjects; and to suggest activities capable of promoting interdisciplinarity between both. The guiding question of the research is: how can the interdisciplinarity between Arts and Religious Education contribute to a more comprehensive and inclusive education for students? Our hypothesis is that the integration between these areas can mutually enrich the educational process, expanding the understanding of cultural manifestations, history, and human and social phenomena. As for the methodology, we conducted a survey based on the analysis of case studies developed with students in Elementary Education, in order to investigate the feasibility of combining Religious Education and Arts. Through the investigation of the relationship between both, the identification of pedagogical difficulties, and the suggestion of interdisciplinary activities, we hope to contribute to a comprehensive education that develops fundamental skills for personal and professional life, building a more just, supportive, and conscious society of its history and cultural diversity. |
Palavras-chave: | Artes Ensino Religioso Diversidade Interdisciplinaridade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/613 |
Data do documento: | 20-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Nilciani Nobre Neves de Azevedo.pdf | TCC - Nilciani Nobre Neves de Azevedo | 27,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.