Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marlow, Sergio Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9778687688275912 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Nathália Ferreira de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8555320397034824 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Manske, Cione Marta Raasch | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4458349006529735 | pt_BR |
dc.creator | Azevedo, Nilciani Nobre Neves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8591180437691774 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T14:30:15Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T14:30:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/613 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate the possibility of integration between Religious Education and the Arts discipline within Basic Education. The overall objective is to analyze the feasibility of an interdisciplinary approach that brings together these two Curricular Components, seeking to broaden students’ understanding of cultural manifestations, history, and human and social phenomena. To do so, we have established specific objectives: to examine the relationship between Arts and Religious Education, identifying points of convergence in the competencies and skills developed; to identify the main difficulties faced by teachers in motivating students in the learning of these subjects; and to suggest activities capable of promoting interdisciplinarity between both. The guiding question of the research is: how can the interdisciplinarity between Arts and Religious Education contribute to a more comprehensive and inclusive education for students? Our hypothesis is that the integration between these areas can mutually enrich the educational process, expanding the understanding of cultural manifestations, history, and human and social phenomena. As for the methodology, we conducted a survey based on the analysis of case studies developed with students in Elementary Education, in order to investigate the feasibility of combining Religious Education and Arts. Through the investigation of the relationship between both, the identification of pedagogical difficulties, and the suggestion of interdisciplinary activities, we hope to contribute to a comprehensive education that develops fundamental skills for personal and professional life, building a more just, supportive, and conscious society of its history and cultural diversity. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa investigar a possibilidade de integração entre o Ensino Religioso e a disciplina de Artes no âmbito da Educação Básica. O objetivo geral é analisar a viabilidade de uma abordagem interdisciplinar que aproxime esses dois Componentes Curriculares, buscando ampliar a compreensão discente sobre manifestações culturais, história e fenômenos humanos e sociais. Para isso, estabelecemos objetivos específicos: examinar a relação entre Artes e Ensino Religioso, identificando pontos de convergência nas competências e habilidades desenvolvidas; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos/as professores/as ao motivar os discentes na aprendizagem dessas matérias; e sugerir atividades capazes de promover a interdisciplinaridade entre ambas. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a interdisciplinaridade entre Artes e Ensino Religioso pode contribuir para uma formação mais integral e abrangente dos/as estudantes? Nossa hipótese é que a integração entre essas áreas pode enriquecer mutuamente o processo educativo, ampliando a compreensão das manifestações culturais, da história e dos fenômenos humanos e sociais. Quanto à metodologia, realizamos um levantamento fundamentado na análise de estudos de caso desenvolvidos com estudantes do Ensino Fundamental, a fim de investigar a viabilidade de unir Ensino Religioso e Artes. Por meio da investigação da relação entre ambos, da identificação de dificuldades pedagógicas e da sugestão de atividades interdisciplinares, esperamos contribuir para uma educação integral, capaz de desenvolver nos estudantes, habilidades fundamentais para a vida pessoal e profissional, construindo uma sociedade mais justa, solidária e consciente de sua história e da diversidade cultural. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T14:30:15Z No. of bitstreams: 1 TCC - Nilciani Nobre Neves de Azevedo.pdf: 28473384 bytes, checksum: a4abd0c3af8d9804ebd1a4ce0c7826e3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T14:30:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Nilciani Nobre Neves de Azevedo.pdf: 28473384 bytes, checksum: a4abd0c3af8d9804ebd1a4ce0c7826e3 (MD5) Previous issue date: 2024-02-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | ALENCAR, Marilene Silva Tanajura; VOLPATO, Rosângela Aparecida. A interdisciplinaridade no Ensino Religioso: uma discussão paradigmática da educação total. Cadernos do Programa de Desenvolvimento Educacional –– PDE, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-33, 2016. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. AQUINO, Paula Marques Pessoa de; FERREIRA, Vitória da Cunha; BARCELLOS, Lusival Antônio. A literatura de cordel: um recurso inovador nas aulas de Ensino Religioso. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 388-405, 2020. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o caso das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARAÚJO, Claralice Bonfim de; MATOS, Adriana Souza; FERREIRA, Izidoria Pereira da Silva; CEZARI, Eduardo José; SANTOS, Eliane Marques dos. Expressão artística, textos e o ambiente na produção de competências interdisciplinares: a BNCC na sala de aula. Revista Extensão, Palmas, v. 4, n. 3, p. 65-72, 2020. BAPTISTA, Mauro Rocha. O Ensino Religioso em questão. PARALELLUS – Revista Eletrônica em Ciências da Religião, Recife, v. 9, n. 21, p. 459-477, 2018. BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. O Ensino Religioso a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular — BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais — CRMG. Revista Pistis & Praxis, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-452, 2021. BENATTI, Lucas Men; TERUYA, Teresa Kasuko; MAIO, Eliane Rose. O que podemos (des)aprender com a arte? Saberes estético-corpóreos e a construção de outro(s) conhecimento(s). Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, v. 15, n. 8, p. 1-22, 2022. Disponível: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/67668. Acesso em: 21 jan. 2023. BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; MACHADO, Kelly Gabriela. Ciência e Arte: a produção interdisciplinar do conhecimento no Triângulo Mineiro. Revista Horizontes, Belo Horizonte, v. 37, n. 1, p. 1-13, 2019. BIAVATTI, Sandra Macanhão; SZYMANSKI, Maria Lídia. Contribuições da teoria desenvolvimental para o ensino escolar da arte. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, v. 15, n. 2, p. 1-27, 2022. Disponível: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65549. Acesso em: 21 jan. 2023. BRANDENBURG, Laude Erandi. A epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e abrangências: a confluência da educação e da religião na escola. Revista Interações –– Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 221-229, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-dabncc. Acesso em: 09 ago. 2022. BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Revista Pro.Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 155-177, 2016. CACHAPUZ, Antônio. Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 1, n. 1, p. 1-19, 2020. CALDAS, Felipe Rodrigo; HOLZER, Denise Cristina; POPI, Janice Aparecida. A interdisciplinaridade em Arte: algumas considerações. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 160-171, 2017. CARVALHO, Amélia Junqueira Andrade de. Artes visuais na educação escolar: práticas interdisciplinares e multiculturais. Belo Horizonte: UFMG, 2020. CARVALHO, Edvaldo do Nascimento. O Componente Curricular Arte nos livros didáticos do Novo Ensino Médio: uma análise da abordagem nos livros de linguagens, códigos e suas tecnologias. Revista Educação Pública, v. 21, n. 21, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/21/o-componente-curriculararte-nos-livros-didaticos-do-novo-ensino-medio-uma-analise-da-abordagem-nos-livros-de-linguagens-codigos-e-suas-tecnologias. Acesso em: 20 mar. 2023. CUBA, Juliana Cândida Oliveira; MARTINHO, Juliana Silva; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de. Diálogos entre Arte, interdisciplinaridade e educação: o que dizem os PCNs. Revista Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. 155-174, 2015. CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do Ensino Religioso na base nacional curricular comum. Revista Educação Social, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, 2016. CUNHA, Luiz Antônio. O sistema nacional de educação e o Ensino Religioso nas escolas públicas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 925-941, 2013. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. DUTRA, Alessandra; HERRERO, Ana Paula; SANTOS, Gilvan. Interdisciplinaridade do ensino de Arte com o uso da ferramenta tecnológica webquest. Revista Educação, Santa Maria, v. 11, n. 3, p. 202-222, 2022. FAÇANHA, Marta Braga; STEPHANINI, Valdir. Aspectos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: os fundamentos para educação de qualidade. Revista Pistis Praxis, Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 477-496, 2021. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 24-32, 2009. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 20-23, 2011. FERNANDES JÚNIOR, Marco Antônio João; CALUZI, João José. Concepções sobre interdisciplinaridade entre Arte e ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 26, n. 1, p. 1-15, 2020. FERRARA, Jéssica Antunes. O eu que se narra: as literaturas de si e a construção do sujeito. Revista Philia –– Filosofia, Literatura e Arte, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 80-98, 2019. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. GOMES, Cláudia Lourenço; TORALES-CAMPOS, Marília Andrade. O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 350-359, 2022. Disponível: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14244. Acesso em: 09 ago. 2022. HOCH, Patrícia. A interdisciplinaridade da Arte no Ensino Religioso. Santa Maria: UFSM, 2020. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico. Religião e Ensino Religioso na escola. Numen –– Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 9-20, 2020. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. INFOMONEY. Caderno Desigualdade Social, 26 abr. 2022. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/classes-d-e-e-continuarao-a-ser-mais-da-metade-da-populacao-ate-2024-projeta-consultoria/. Acesso em: 10 out. 2023. JÖRG, Dierken. Teologia, Ciência da Religião e filosofia da religião. Revista Veritas, Porto Alegre, v. 54, n. 1, p. 113-136, 2009. KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. LEITE, Marcelo Alecsander Chagas; ALBRECHT, Mirian Pacheco Silva. A importância da Arte na formação interdisciplinar proposta pela UFABC. Revista Educação Artes e Inclusão, Campinas, v. 16, n. 1, p. 408-429, 2020. LINZ, Eunice Simões; CRUZ, Josilene Silva da. Objeto de estudo, objetivos e eixos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí. Compêndio do Ensino Religio¬so. São Leopoldo: Sinodal/Faculdades EST, 2017. LÜCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006. MAIA, Ana Cláudia Fróes; SOUSA, Amanda Castelão; TRAJANO, Valéria da Silva. Cenário do ensino religioso na educação básica brasileira: uma revisão integrativa. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 219-238, 2022. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MATTAR, Sumaya; BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. O ensino da Arte no contexto brasileiro atual: formação, políticas públicas educacionais e atuação. São Paulo: ECA/USP, 2019. MENEGUEL, Talita Cristiane; GABRIEL, Fábio Antônio. Ensino Religioso e a Base Nacional Comum Curricular: dimensão histórica e habilidades socioemocionais. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 17, n. 40, 2022. MITTITIER, Juliana Gouvêa; LOURENÇON, Bárbara Negrini. Interdisciplinaridade na BNCC: quais perspectivas? Araraquara: SEMATED, 2017. NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. O Ensino Religioso e seus modelos epistemológicos. EDUCA –– Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 3, n. 6, p. 1-17, 2016. NICOLESCU, Bassarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2001. OCTAVIAN, Rosiu Ovidiu Petra; PAULESCU, Doina; MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Monografia – cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e turismo. Brasília: UniCEUB, 2003. OLIVEIRA FILHO, Ivanaldo Santos de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos; ARAÚJO, Maria José de. Bases epistemológicas da interdisciplinaridade do Ensino Religioso. Revista de Cultura Teológica, v. 28, n. 96, p. 309-330, 2020. OLIVEIRA, Denis Martins; MASSUDA, Ely Mitie; DEL FORNO, Letícia Fleig. Conhecimento, ciclo do conhecimento e ensino de Arte no Brasil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 30-55, 2022. OLIVEIRA, Lílian Blank; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa; KEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso: no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Marcelo Bernardo; BIANCHESSI, Cleber. O fenômeno religioso na escola: desafios e perspectivas. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 9, n. 18, p. 270-284, 2020. PAES, Paulo César Duarte; OZÓRIO, Jusimara Clara. Arte na escola: objetivação e liberdade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. único, p. 1-25, 2021. PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos: monografia, TCC, teses e dissertações. São Paulo: Futura, 2000. PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: UNESP, 2010. PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de; KOCHHANN, Andréa; SILVA, Lucimara Cristina Borges da. Interdisciplinarizar a prática pedagógica: interligando os saberes matemáticos com as vivências corporais na Educação Física. Revista Anápolis Digital, v. 11, n. 2, p. 90-106, 2020. Disponível em: http://portaleducacao.anapolis.go.gov.br/revistaanapolisdigital/wp-content/uploads/vol11/6.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023. PERES, José Roberto Pereira. Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: o lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular. & –– Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 24-36, 2016. PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. A cognição imaginativa na formação de professor@s/artistas: experiências em diálogo. A cognição imaginativa como projeto de formação do professor@/artista. In: Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 26, 2016. Anais [...]. Boa Vista: UFRR, 2016. PUPO, Michelle de Paula. A falta de laicidade e a intolerância religiosa nas escolas públicas brasileiras e o papel da disciplina de Ensino Religioso. Revista Alamedas, Toledo, v. 5, n. 2, p. 176-186, 2017. RAMALDES, Karine. Ensino de Arte –– qual ensino queremos? Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 73-91, 2017. RAMOS, Leonardo; RAMOS, Érica Marcelo Feliciano; SOARES, André. O Ensino Religioso na educação escolar: contribuição para a formação cidadã. Composição –– Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, v. 3, n. 26, p. 9-33, 2022. REBLIN, Iuri Andréas; KLEIN, Remí. Quanto a religião se faz arte e educação: interfaces com o imaginário e possibilidades de trabalho com o cinema no Ensino Religioso. Revista Religare, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 121-131, 2013. RICHTER, Ivone Mendes. Projeto Água: uma proposta interdisciplinar. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 135-150, 2014. ROCHA, Mírian Soares; LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. Ensino de Arte na contemporaneidade: a escola como espaço de produção artística. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 1-25, 2021. RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. O Ensino Religioso e a diversidade cultural: o sagrado na sala de aula. Revista Educação, Brasília, v. 42, n. 158, p. 45-65, 2019. RODRIGUES, Rafaela Nathalia Larocca; SOUZA, Leonardo Jeronymo de; TREVISO, Vanessa Cristina. Arte-educação: a relevância da arte no processo de ensino e aprendizagem. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 4, n. 1, p. 114-126, 2017. ROSSI, Flávia Demke. A (re)existência do ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas. RELACULT –– Revista Latino-americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2019. ROSSI, Maria Helena Wagner; LEDUR, Rejane; LERM, Ruth. Artes visuais e interdisciplinaridade. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 119-122, 2014. SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do Ensino Religioso em um mundo secular. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, p. 856-875, 2018. SANTIAGO, Marcus Antônio. Ensino Religioso escolar: uma prática na educação brasileira. PhD Scientific Review, São Luís, v. 1, n. 3, p. 1-14, 2021. SANTOS FILHO, Ivanaldo Oliveira dos; ARAÚJO, Maria José. Interdisciplinaridade e o Ensino Religioso. PARALELLUS –– Revista Eletrônica em Ciências da Religião, Recife, v. 9, n. 22, p. 717-735, 2018. Disponível: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1297. Acesso em: 09 ago. 2022. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da Religião aplicada ao currículo do Ensino Religioso. REVER –– Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 71-88, 2022. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, n. 1, p. 1-28, 2021. SILVA, José Carlos da. O currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, 2018. SILVA, Marcos; ANDRADE, Péricles. Princípios básicos para o Ensino Religioso a partir do curso de Ciências da Religião da UFS. REVER –– Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 140-149, 2015. SILVA, Mariana Estelita Lins. A documentação museológica e os novos paradigmas da arte contemporânea. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 3, n. 5, p. 185-192, 2014. SIMÃO, Selma Machado. Um experimento em arte-educação, fotografia e oralidade. Resgate –– Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, v. 20, n. 2, p. 74-83, 2012. SOARES, Marcela da Silva; FERREIRA, Fábio Lustosa. Interdisciplinaridade no Ensino Religioso nas escolas públicas. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 4, n. 5, p. 178-192, 2015. SOUZA, Jeferson da Silva; AMARAL, Sônia Maria Pereira do. O Ensino Religioso e a prática pedagógica em uma escola na Amazônia Marajoara. Revista Movimentação, Dourados, v. 7, n. 12, 2020. SOUZA, Suzana Rocha de; MARTINES, Elizabeth Antônia Leonel Moraes; BARROCO, Sônia Mari Shima. Ensino de Artes e os processos criativos na adolescência. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 234-262, 2018. TALON-HUGON, Carole. Arte e ética na teoria humanista da pintura. Revista Philia –– Filosofia, Literatura e Arte, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 151-166, 2021. TAVARES, Maria Tereza Goudard; VASCONCELOS; Valéria Oliveira de (orgs.). O Pensamento de Paulo Freire em ação: diálogos freirianos em tempos de (Pós) pandemia. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2023. ULRICH, Claudete Beise; GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. ULRICH, Claudete Beise; REIMER, Ivoni Richter; BARRETO JÚNIOR, Raimundo César; NOGUEIRA, Sandra Vida. Ensino Religioso: um Componente Curricular em construção. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 3-9, 2020. URAN, Norma Maria. As Ciências das Religiões, o Ensino Religioso e sua relação com a cidadania para a educação atual. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 1-12, 2023. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000. VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO COM O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO UMEF ANTÔNIO BEZERRA DE FARIAS - VILA VELHA (ES) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Nilciani Nobre Neves de Azevedo.pdf | TCC - Nilciani Nobre Neves de Azevedo | 27,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.