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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Rosa, Wanderley Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4862528985112896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosa, Wanderley Pereira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4862528985112896 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sant’Anna, Élcio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9173397347857229 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3768969420465227 | pt_BR |
dc.creator | Raimundo, Sônia Maria | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6201844173824372 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T14:21:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T14:21:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/612 | - |
dc.description.abstract | The study aimed to analyze the Religious Education curriculum in the official documents of the municipal education network of Vila Velha, in the state of Espírito Santo, in Brazil, in Elementary Education, considering the BNCC. Having as a research problem: how has the municipal education network of Vila Velha-ES been implementing the Religious Education curriculum based on the guidelines of the National Common Curricular Base? It is worth mentioning that Religious Education is considered a discipline throughout the history of Brazil and Brazilian education by the Law of Guidelines and Bases of National Education, with mandatory provision, but optional for the student; it underwent several changes in the epistemological field along the way, including the catechetical, theological and Science of Religions model. In the present study it is observed that there is social and political importance of the concept of curriculum, as it is not neutral, it must be intentional and equate knowledge, skills, and cultural production of humanity; being able to overcome classifications and hierarchies in learning inequalities. ER is part of this discussion, considering that religion is discourse and practice, through religiosity, both individual and collective. For this study, exploratory research and documentary and bibliographic research techniques were used as scientific methodology. As a result, the following propositions are presented: updating the legislation, as ER ceases to be an area of knowledge and becomes part of a curricular component in Human Sciences; the adherence to the teaching methodology of Sciences of Religions for ER, in elementary school. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo analisar sobre o currículo de Ensino Religioso nos documentos oficiais da rede municipal de ensino de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, no Brasil, no Ensino Fundamental, a luz da BNCC. Tendo como problema de pesquisa: como a rede municipal de ensino de Vila Velha-ES vem implementando o currículo do Ensino Religioso a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular? Vale ressaltar que o Ensino Religioso é considerado disciplina ao longo da história do Brasil e da educação brasileira pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com oferta obrigatória, mas facultativa para o/a aluno/a; sofreu várias mudanças no campo epistemológico ao longo do percurso, passando pelo modelo catequético, teológico e das Ciências das Religiões. No presente estudo observa-se que há importância social e político do conceito de currículo, pois não é neutro, deve ser intencional e equacionar conhecimentos, competências e produção cultural da humanidade; sendo capaz de superar classificações e hierarquias nas desigualdades de aprender. O ER se insere nessa discussão, tendo em vista que religião é discurso e prática, por meio da religiosidade, tanto individual quanto coletivo. Para esse estudo, recorreu-se à pesquisa exploratória e as técnicas de pesquisa documental e bibliográficas como metodologia científica. Como resultado, apresenta-se as seguintes proposições: atualização da legislação, pois, o ER deixa de ser área do conhecimento e passa a compor como componente curricular na área de Ciências Humanas; a adesão da metodologia de ensino das Ciências das Religiões para o ER, no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-22T14:21:57Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sônia Maria Raimundo.pdf: 17308935 bytes, checksum: ce54c9ffba68e8141b56eed61311d5a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T14:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sônia Maria Raimundo.pdf: 17308935 bytes, checksum: ce54c9ffba68e8141b56eed61311d5a0 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | A GAZETA, 2010. União de fé: cidade lidera número de evangélicos e de católicos. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/641423-uniao+de+fe+cidade+lidera+numero+de+evangelicos+e+de+catolicos.html Acesso em: 02 out. 2021. p. 02. AFFONSO, Luciane Marina Z.; CANFIELD, Ráisa L.; MÖBBS, Adriane da Silva M.; [et al.]. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ANDRADE, Ivani Coelho. [et al.]. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. Último Andar, São Paulo, v. 23, n. 36, p. 44 – 60, jul-dez / 2020. p. 47. ANDRADE, Ivani Coelho; MONTEIRO, Alessandra de Aguiar. Currículo de Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha - ES. Ciências das Religiões: uma análise transdisciplinar, v. 2, 2021. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2017. APPLE, Michael W. Educação e poder. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Currículo do Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Currículo Municipal de Vila Velha-ES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO: UM ESTUDO A PARTIR DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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