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Tipo: Dissertação
Título: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO RELIGIOSO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA - CE
Autor(es): Lima, Regina Oliveira de
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Martins, Nathália Ferreira de Sousa
Terceiro membro da banca: Ferreira, Ismael de Vasconcelos
Resumo: O presente estudo apresenta o objetivo de elaborar um planejamento para o trabalho pedagógico do componente de Ensino Religioso para uma escola municipal de Fortaleza-CE, tendo em vista que o componente curricular não possui professor/a específico para a ministração das aulas. O trabalho enfatiza a importância do Ensino Religioso enquanto área e componente curricular da escolar, além de apresentar os fundamentos para o Ensino Religioso humanizar e reflexivo. Para alcançar compreensão e esclarecimento sobre as temáticas foi utilizada a revisão bibliográfica cujas contribuições de Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Dermeval Saviani e Nathália Ferreira de Souza Martins foram primordiais no entendimento acerca da contextualização pedagógica, do Ensino Religioso e do Ensino Religioso Humanizar e Reflexivo, além de abordar o modelo de pesquisa documental tendo o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública de Fortaleza-CE, as Diretrizes Pedagógicas e a Base Nacional Comum Curricular enquanto documentos orientadores. O processo permitiu identificar as potencialidades e as fragilidades que formam o contexto escolar por meio da experiência de compreender o Ensino Religioso enquanto área de conhecimento e enquanto componente curricular do Ensino Fundamental. Dentre as potencialidades destacam-se: a oferta da disciplina em aulas semanais, a disponibilidade das profissionais, execução de momentos de planejamento, a motivação dos/as alunos/as, e dos desafios: a regência destas aulas por professores/as não especialista, ausência da abordagem sobre os fenômenos religiosos e a definição dos conteúdos de acordo com a determinação dos conteúdos programáticos dos/as professores/as. A partir desta análise, propõe-se uma abordagem do Ensino Religioso humanizador e reflexivo que entendem a organização da escola como lugar para a promoção dos conhecimentos organizados, ou da instrução educativa, sob a ótica do contexto cultural e social que a envolve, com a sugestão de uma proposta pedagógica para o componente curricular Ensino Religioso para o 1o, 2o e 3o ano do Ensino Fundamental I. O Ensino Religioso humanizador possibilita aos/as estudantes, que estão em formação, a compreensão básica de que os fenômenos humanos são compostos, também, dos fenômenos religiosos e que, por meio desse, é possível que a sociedade possa desenvolver-se de forma respeitável, tolerante, ética e harmoniosa.
Resumo Alternativo: The present study aims to develop a plan for the pedagogical work of the Religious Education component for a municipal school in Fortaleza-CE, considering that the curricular component does not have a specific teacher to teach classes. The work emphasizes the importance of Religious Education as an area and curricular component of school education, in addition to presenting the foundations for humanizing and reflective Religious Education. To achieve understanding and clarification on the themes, a bibliographic review was used, whose contributions from Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Dermeval Saviani and Nathália Ferreira de Souza Martins were essential in understanding the pedagogical contextualization, Religious Education and Humanizing and Reflective Religious Teaching, in addition to approach the documentary research model with the Political Pedagogical Project of a public school in Fortaleza-CE, the Pedagogical Guidelines and the National Common Curricular Base as guiding documents. The process made it possible to identify the potentialities and weaknesses that form the school context through the experience of understanding Religious Education as an area of knowledge and as a curricular component of Elementary Education. Among the potentialities, the following stand out: the offering of the subject in weekly classes, the availability of professionals, execution of planning moments, the motivation of students, and the challenges: the conduction of these classes by non-specialist teachers, absence of an approach to religious phenomena and the definition of content in accordance with the determination of the teachers’ program content. Based on this analysis, we propose a humanizing and reflective approach to Religious Education that understands the organization of the school as a place for the promotion of organized knowledge, or educational instruction, from the perspective of the cultural and social context that surrounds it, with the suggestion of a pedagogical proposal for the Religious Education curricular component for the 1st, 2nd and 3rd year of Elementary School I. Humanizing Religious Education allows students, who are in training, the basic understanding that human phenomena are composed, also, of religious phenomena and that, through this, it is possible for society to develop in a respectable, tolerant, ethical and harmonious way.
Palavras-chave: Educação
Ensino Religioso humanizador e reflexivo
Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/610
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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