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Tipo: Dissertação
Título: ENTRE O SILÊNCIO E A RECONSTRUÇÃO: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM PERNAMBUÉS, SALVADOR - BA
Autor(es): Nascimento, Alex Sandro Magalhães do
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: Esta dissertação explora a temática do silenciamento das religiões afro-brasileiras no contexto das escolas municipais de ensino fundamental II, focalizando a realidade do bairro de Pernambués, em Salvador – BA. O objetivo central deste estudo é investigar como essas religiões são tratadas nas escolas e compreender as percepções e desafios enfrentados por educadores ao abordar esse tema. Com uma base teórica fundamentada em literatura acadêmica e uma pesquisa de campo que incluiu a aplicação de questionários a professores de História, a dissertação almeja lançar luz sobre um problema que impacta não apenas a educação, mas também a construção da identidade cultural brasileira. A metodologia empregada nesta pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica aprofundada para contextualizar o tema e explorar a literatura acadêmica existente sobre o silenciamento das religiões afro-brasileiras nas escolas. Em seguida, uma pesquisa de campo foi conduzida, com a aplicação de questionários aos professores de História em escolas municipais de Pernambués. Esta abordagem mista permitiu uma análise completa e enriquecedora do problema, combinando uma compreensão teórica com percepções práticas. Os resultados obtidos desta pesquisa revelaram uma complexa interação de fatores que contribuem para o silenciamento das religiões afro-brasileiras nas escolas de Pernambués. Identificou-se a presença de estereótipos e preconceitos arraigados que afetam a abordagem dessas religiões, muitas vezes relegando-as a um espaço marginal nas aulas de História. Além disso, foi observado um déficit de formação e recursos adequados para educadores tratarem desse tema sensível de maneira informativa e respeitosa. Os resultados também indicaram uma disposição dos professores em explorar e promover a inclusão das religiões afro-brasileiras em suas práticas educacionais. Entretanto, foram identificadas barreiras institucionais e sociais que limitam o alcance desses esforços. A pesquisa sugere que a falta de diretrizes claras no currículo e a ausência de espaços para diálogo e colaboração entre educadores dificultam a promoção de uma educação inclusiva e multicultural.
Resumo Alternativo: This dissertation explores the theme of silencing Afro-Brazilian religions in the context of municipal middle schools, focusing on the reality of the Pernambués neighborhood in Salvador, Brazil. The central aim of this study is to investigate how these religions are addressed in schools and to understand the perceptions and challenges faced by educators when addressing this topic. With a theoretical foundation grounded in academic literature and field research that included administering questionnaires to History teachers, the dissertation aims to shed light on an issue that impacts not only education but also the construction of Brazilian cultural identity. The methodology employed in this research involved an in-depth literature review to contextualize the topic and explore existing academic literature on the silencing of Afro-Brazilian religions in schools. Subsequently, field research was conducted, involving the administration of questionnaires to history teachers in municipal schools in Pernambués. This mixed approach allowed for a comprehensive and enriching analysis of the issue, combining theoretical understanding with practical insights. The results of this research revealed a complex interplay of factors contributing to the silencing of Afro-Brazilian religions in Pernambués schools. The presence of ingrained stereotypes and prejudices that affect the approach to these religions was identified, often relegating them to a marginalized space in history classes. Additionally, a deficiency in training and appropriate resources for educators to address this sensitive topic informatively and respectfully was observed. The findings also indicated a willingness among teachers to explore and promote the inclusion of Afro-Brazilian religions in their educational practices. However, institutional and social barriers limiting the scope of these efforts were identified. The research suggests that the lack of clear curriculum guidelines and the absence of spaces for dialogue and collaboration among educators hinder the promotion of inclusive and multicultural education.
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras
Silenciamento
Pernambués
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/609
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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