Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/606
Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO RELIGIOSO: A IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DE PAZ EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA - CE |
Autor(es): | SILVA, FRANCI DALVA OLIVEIRA DA |
Primeiro Orientador: | McGeoch, Graham Gerald |
Primeiro membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Segundo membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Terceiro membro da banca: | Flor, Lauana Ananias |
Resumo: | Esta pesquisa explora como o Ensino Religioso pode promover uma Cultura de Paz no Ensino Fundamental I em uma escola de Fortaleza-CE. Em um mundo onde a violência é um problema global, a escola é vista como um espaço para a promoção da paz. No entanto, os alunos brasileiros, especialmente em escolas públicas, enfrentam vários tipos de violência. A pesquisa argumenta que uma mudança social é necessária, que pode ser alcançada através da educação, saúde, participação cidadã e melhoria da qualidade de vida. O Ensino Religioso é visto como um componente curricular poderoso para promover a Cultura de Paz. A pesquisa busca responder à pergunta: como a Regra de Ouro pode ser utilizada no Ensino Religioso auxiliando na implementação de uma Cultura de Paz no Ensino Fundamental I de uma escola da Rede de Ensino de Fortaleza-CE? Nesse sentido, segue os objetivos de explicar o conceito de Cultura de Paz, demonstrar ações que contribuem para seu desenvolvimento através da educação brasileira, apresentar a Regra de Ouro e suas relações com o Ensino Religioso baseado nas Ciências das Religiões, entender o Ensino Religioso em Fortaleza, seus avanços e desafios, e apresentar uma proposta pedagógica de Ensino Religioso para a promoção da Cultura de Paz. A pesquisa é baseada em estudos bibliográficos, documentais e coleta dados de documentos que regem o Ensino Religioso em Fortaleza, em pesquisas sobre a identidade desse componente curricular na cidade e trabalhos acadêmicos que apresentam estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz. O estudo se baseia principalmente na Regra de Ouro, na pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani, na tese de doutorado de Nathália Martins e na obra de Elisa Rodrigues. A Regra de Ouro é apresentada como uma estratégia didático- pedagógica valiosa para promover a empatia e a compaixão através de um Ensino Religioso humanizador. |
Resumo Alternativo: | This research explores how Religious Education can promote a Culture of Peace in Elementary School I at a school in Fortaleza-CE. In a world where violence is a global problem, school is seen as a space for promoting peace. However, Brazilian students, especially in public schools, face various types of violence. The research argues that social change is necessary, which can be achieved through education, health, citizen participation and improved quality of life. Religious Education is seen as a powerful curricular component to promote a Culture of Peace. The research seeks to answer the question: how can the Golden Rule be used in Religious Education, helping to implement a Culture of Peace in Elementary School I at a school? of the Fortaleza-CE Education Network? In this sense, it follows the objectives of explaining the concept of Culture of Peace, demonstrating actions that contribute to its development through Brazilian education, presenting the Golden Rule and its relations with Religious Education based on the Sciences of Religions, understanding Religious Education in Fortaleza, its advances and challenges, and present a pedagogical proposal for Religious Education to promote the Culture of Peace. The research is based on bibliographical and documentary studies and collects data from documents that govern Religious Education in Fortaleza, in research on identity of this curricular component in the city and academic works that present pedagogical strategies for the development of a Culture of Peace. The study is mainly based on the Golden Rule, on the historical-critical pedagogy of Dermeval Saviani, on the doctoral thesis by Nathália Martins and on the work by Elisa Rodrigues. The Golden Rule is presented as a valuable didactic-pedagogical strategy to promote empathy and compassion through humanizing Religious Education. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Ciências das Religiões Cultura de Paz Regra de Ouro |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/606 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Franci Dalva Oliveira da Silva.pdf | TCC - Franci Dalva Oliveira da Silva | 16,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.