Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Flor, Lauana Ananias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6932343753497560pt_BR
dc.creatorSILVA, FRANCI DALVA OLIVEIRA DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049592228799672pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T20:58:34Z-
dc.date.available2023-12-13-
dc.date.available2025-09-17T20:58:34Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/606-
dc.description.abstractThis research explores how Religious Education can promote a Culture of Peace in Elementary School I at a school in Fortaleza-CE. In a world where violence is a global problem, school is seen as a space for promoting peace. However, Brazilian students, especially in public schools, face various types of violence. The research argues that social change is necessary, which can be achieved through education, health, citizen participation and improved quality of life. Religious Education is seen as a powerful curricular component to promote a Culture of Peace. The research seeks to answer the question: how can the Golden Rule be used in Religious Education, helping to implement a Culture of Peace in Elementary School I at a school? of the Fortaleza-CE Education Network? In this sense, it follows the objectives of explaining the concept of Culture of Peace, demonstrating actions that contribute to its development through Brazilian education, presenting the Golden Rule and its relations with Religious Education based on the Sciences of Religions, understanding Religious Education in Fortaleza, its advances and challenges, and present a pedagogical proposal for Religious Education to promote the Culture of Peace. The research is based on bibliographical and documentary studies and collects data from documents that govern Religious Education in Fortaleza, in research on identity of this curricular component in the city and academic works that present pedagogical strategies for the development of a Culture of Peace. The study is mainly based on the Golden Rule, on the historical-critical pedagogy of Dermeval Saviani, on the doctoral thesis by Nathália Martins and on the work by Elisa Rodrigues. The Golden Rule is presented as a valuable didactic-pedagogical strategy to promote empathy and compassion through humanizing Religious Education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa explora como o Ensino Religioso pode promover uma Cultura de Paz no Ensino Fundamental I em uma escola de Fortaleza-CE. Em um mundo onde a violência é um problema global, a escola é vista como um espaço para a promoção da paz. No entanto, os alunos brasileiros, especialmente em escolas públicas, enfrentam vários tipos de violência. A pesquisa argumenta que uma mudança social é necessária, que pode ser alcançada através da educação, saúde, participação cidadã e melhoria da qualidade de vida. O Ensino Religioso é visto como um componente curricular poderoso para promover a Cultura de Paz. A pesquisa busca responder à pergunta: como a Regra de Ouro pode ser utilizada no Ensino Religioso auxiliando na implementação de uma Cultura de Paz no Ensino Fundamental I de uma escola da Rede de Ensino de Fortaleza-CE? Nesse sentido, segue os objetivos de explicar o conceito de Cultura de Paz, demonstrar ações que contribuem para seu desenvolvimento através da educação brasileira, apresentar a Regra de Ouro e suas relações com o Ensino Religioso baseado nas Ciências das Religiões, entender o Ensino Religioso em Fortaleza, seus avanços e desafios, e apresentar uma proposta pedagógica de Ensino Religioso para a promoção da Cultura de Paz. A pesquisa é baseada em estudos bibliográficos, documentais e coleta dados de documentos que regem o Ensino Religioso em Fortaleza, em pesquisas sobre a identidade desse componente curricular na cidade e trabalhos acadêmicos que apresentam estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz. O estudo se baseia principalmente na Regra de Ouro, na pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani, na tese de doutorado de Nathália Martins e na obra de Elisa Rodrigues. A Regra de Ouro é apresentada como uma estratégia didático- pedagógica valiosa para promover a empatia e a compaixão através de um Ensino Religioso humanizador.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2025-09-17T20:58:34Z No. of bitstreams: 1 TCC - Franci Dalva Oliveira da Silva.pdf: 17394098 bytes, checksum: 81b8dc31d9631ed53c5444a3f5c831f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-17T20:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Franci Dalva Oliveira da Silva.pdf: 17394098 bytes, checksum: 81b8dc31d9631ed53c5444a3f5c831f2 (MD5) Previous issue date: 2023-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADAMS, David. Definition of Culture of Peace. In: GLOBAL Movement for a Culture of Peace, 2005. [n.p.]. Disponível em: <https://www.culture-of- peace.info/copoj/definition.html>. Acesso em: 12 jul. 2023. AMARAL, Diana Elizabette Lima do; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a Cultura de Paz. Conhecer: debate entre o público e o privado, [s.l.], v. 08, n. 21, p. 24-44, 2018. ANTER, Alysson Brabo; SILVA, Marinilson Barbosa. O Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental: caminhos para práticas não-confessionais. In: VIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ANPTECRE). Anais… Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2022. ARMSTRONG, Karen. Karen Armstrong: Vamos reviver a Regra de Ouro. TED, 2009. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/karen_armstrong_let_s_revive_the_golden_rule?language=pt- br&subtitle=pt-br>. Acesso em: 25 de mai. 2023. ARMSTRONG, Karen. Meu desejo: A Carta para Compaixão. TED, 2008. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/karen_armstrong_my_wish_the_charter_for_compassion?langua ge=pt-br&subtitle=pt-br>. Acesso em: 25 de mai. 2023. BATISTA Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. Laplage em Revista, Sorocaba, v.1, n.3, p. 67-81, set.- dez. 2015. BEKERMAN, Shoshana. Passando da Pandemia para uma Cultura Global de Paz. Cadmus Journal, [s.l.], Vol. 4, n. 5, 2021. BORGES, Fabiano Miranda. Preconceito, intolerância religiosa e ambiente escolar: ações inclusivas para a superação da intolerância. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. BORGES DE AMORIM, Sérgio. Bullying no ambiente escolar e o suicídio de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática e literatura. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 6, p. 1-18, 2023. BOSCHI, Helena. “Cultura de paz”: gênese de uma fórmula entre discursos de guerra e violência. Trabalhos em linguística aplicada, [s.l.], v. 57, n.2, p. 848-876, maio 2018. BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 4228-B de 2004. Dispõe sobre as diretrizes gerais da política pública para promoção da Cultura de Paz e dá outras providências. Autor: Deputado Lincoln Portela. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01ul5ouvi 66eqsbvbhs7y03px02624010.node0?codteor=997142&filename=Avulso+-PL+4228/2004>. Acesso em: 10 set. 2023. BRASIL. Câmara dos Deputados. Sugestão nº 119 de 2008 CLP. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=410775>. Acesso em: 10 set. 2023. BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 1477 de 2011. Acrescenta o parágrafo único ao art. 22 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=879721&filenam e=Tramitacao-PL%201477/2011>. Acesso em: 10 set. 2023. BRASIL. Lei Nº 13.140, de 26 de junho de 2015. [Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública]. Brasília: DF: Diário Oficial da União, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. As ciências das religiões: uma alternativa para o ensino religioso. In: BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Ensino religioso na escola: o papel das ciências das religiões. Goiânia: PUC-GO, 2010. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Ensino Religioso na escola: o papel das Ciências das Religiões. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Religião da PUC-Goiás, 2010. CARTA PARA COMPAIXÃO. Charter for Compassion, 2021. Disponível em: <https://charterforcompassion.org/charter>. Acesso em: 27 de mai. 2023. CEARÁ. Resolução n.º 404/2005. [Dispõe sobre a disciplina Ensino Religioso a ser ministrada no Ensino Fundamental, nas escolas da rede pública do Sistema de Ensino do Estado do Ceará e dá outras providências]. Ceará: Governo do Estado do Ceará. Disponível em: <https://www.cee.ce.gov.br/download/resolucoes>. Acesso em 06 de abr. 2023. CINTRA, Caroline. Entenda o que é Cultura de Paz nas escolas. G1 DF, Brasília, DF. 16 abr. 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/04/16/entenda-o- que-e-cultura-de-paz-nas-escolas.ghtml>. Acesso em: 04 jun. 2023. CORONAVÍRUS BRASIL. Painel Coronavírus. Acesso em 10 set. 2023, [online]. [n.p.]. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br>. Acesso em: 10 ago. 2023. CUNHA, Matias Rebouças. Ensino Religioso nas escolas públicas municipais de Fortaleza: em busca de uma identidade. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2019. DEBARBIEUX, Éric; BLAYA, Catherine. (org.). Violência nas escolas: dez abordagens europeias. [Tradução: Patrícia Zimbres e Paula Zimbres]. Brasília, DF: Unesco Brasil, nov. 2002. p. 32. Título original: Violence in schools: ten approaches in Europe. Disponível em: <https://unesdoc. unesco.org/ark:/48223/pf0000128722>. Acesso em 14 jul. 2023. DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura G. Paz, como se faz?: semeando a Cultura de Paz nas escolas. 4. ed. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021. DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 6, n. 1, p. 91-96, jun. 2002. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: Possibilidades de se educar para a paz. Caminhos, Goiânia,v. 17, n. 2, p. 508-522, maio./ago. 2019. FONAPER [Site institucional]. [s.d]. Disponível em: <https://fonaper.com.brid>. Acesso em: 02 nov. 2023. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29, 1995. GAIGHER, Elorania Kellis Ahnert. Educação e Religião: as manifestações religiosas no ambiente escolar e a construção de uma Cultura de Paz. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. GOIS, Flávia Regina de; DIAS, Ana Maria Iório (Org.). Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza. Fortaleza: SME, 2011. GONDIM, Terezinha de Jesus Peres. A Cultura de Paz nas escolas e as ações dos gestores educacionais do município de Fortaleza. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), VI, 2019. Anais… Campina Grande: Realize, 2019. G1 CEARÀ. Um a cada três professores identificou violação de direitos da criança e do adolescente em escolas de Fortaleza, diz pesquisa. Ceará, Brasil. 19 out. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/10/19/um-a-cada-tres-professores-identificou- violacao-de-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-em-escolas-de-fortaleza-diz- pesquisa.ghtml.> Acesso em: 23 jul. 2023. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico; PORTELLA, Rodrigo. Ciência da Religião: uma proposta a caminho para consensos mínimos. Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 433-456, 2012. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico. Religião e ensino religioso na escola. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 23, n.2, p. 9-20, jul./dez. 2020. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama>. Acesso em: 30 de mar. 2023. IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde do escolar: análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental municípios das capitais: 2009/2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do- escolar.html>. Acesso em: 25 jun. 2023. INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar. O ensino religioso sem proselitismo. É possível? Arquivo dos artigos do site da ABPE. Videtur, Salamanca/São Paulo, Arvo/USP, v. 13, 2002. Disponível em: <http://www.hottopos.com/videtur13/dora.htm>. Acesso em: 07 mai. 2023. IZZO, Roberta Cristina. Memórias e projeções: A cultura da paz nas Nações Unidas - 1989 a 2001. Dissertação (Mestrado em História e Cultura). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Franca, São Paulo. 2008. KEMER, Thaíse; PEREIRA, Alexsandro Eugenio; BLANCO, Ramon. A construção da paz em um mundo em transformação:o debate e a crítica sobre o conceito de peacebuilding. Rev. Sociol. Polit., [s.l.], v. 24, n. 60, p. 137-150, dez. 2016. KRUG, Etienne G.; MERCY, James; DAHLBERG, Linda L.; ZWI, Anthony. Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Organização Mundial da Saúde. Genebra: OMS. 2002. p. 1084. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/11077126_The_world_report_on_violence_and_h ealth>. Acesso em: 16 jun. 2023. KÜNG, Hans. Declaração do Parlamento das Religiões do Mundo, [s.d.], [n.p.]. Disponível em: <https://www5.pucsp.br/ecopolitica/documentos/cultura_da_paz/docs/Hans_Kung_DECLAR ACAO_PARLAMENTO_RELIGIOES_MUNDO.pdf>. Acesso em: 22 de mai. 2023. LEÃO, Francisco Daniel Pereira. O diálogo inter-religioso na prática pedagógica dos professores da rede pública municipal de Fortaleza. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, UFC, Fortaleza, 2016. MAIA, Alexandre Forte. O Ensino Religioso confessional como programa moral na visão do Supremo Tribunal Federal. Rev. Hist. UEG, Morrinhos, v.9, n.1, p. 1-16, jan./jun. 2020. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1697–1710, out.-dez. 2018. MARTINS, Nathália Ferreira de Souza. Por um ensino religioso empático: proposta da aplicação da compreensão empática da experiência religiosa de Joachim Wach para o Ensino Religioso. 2022. 205 p. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2022. MILANI, Feizi Masrour. Cultura de paz x violência. Papel e desafios da escola. In: MILANI, Feizi Masrour; JESUS, Rita de Cassia Dias P. (orgs.). Cultura de Paz: Estratégias, Mapas e Bússolas. Salvador: INPAZ, p. 31-60, 2003. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [Site Institucional]. Material de apoio à implementação da BNCC. Brasília, [s.d.]. [online]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/>. Acesso em: 02 ago 2023. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [Site Institucional]. Tribunal: caso bullying. Brasília, [s.d.]. [online]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino- fundamental-anos-finais/121-tribunal-caso- bullying?highlight=WyJtZWlvIiwiYW1iaWVudGUiLCJtZWlvIGFtYmllbnRlIl0=>. Acesso em: 02 ago 2023. MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim; DE LIMA-BERTON, Tatiane Delurdes; ANSINELLI-LUZ, Araci. A importância da inserção da cultura da paz no currículo escolar. Revista Contexto & Educação, [s.l.], v. 36, n. 114, p. 301–315, 2021. MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Campinas, SP: Papirus, 2014. MORENO, Ana Carolina. Proselitismo religioso existe mesmo em escolas que proíbem o ensino religioso confessional, diz especialista. Portal G1 Educação, 2017, [n.p.]. Disponibilizada em 30 set. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/proselitismo-existe-mesmo-em-escolas-que-proibem- o-ensino-religioso-confessional-diz-especialista.ghtml>. Acesso em: 27 jul. 2023. MOTA, Cristiane Bevilaqua. Cultura de paz no Brasil. Revista Educação em Foco, [s.l.], n. 13, p. 97-108, 2021. MÜLLER, Friedrich Max. Primeira palestra (trad. Pedro Rodrigues Camelo). REVER: Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 305-329, 2020. MÜLLER, Friedrich Max. Introdução à Ciência da Religião. Edição bilíngue, Tradutor Brasil Fernandes de Barros. Belo Horizonte: Senso, 2020. (Coleção Clássicos da Ciência da Religião). MUNIZ, Tamiris Alves. A disciplina ensino religioso no currículo escolar brasileiro: institucionalização e permanência. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014. NASCIMENTO, Maria Liliane Oliveira do; KIRCHNER, Renato. Uma base ética das religiões mundiais em prol de uma ética mundial. Cad. Fé e Cultura, Campinas, v.4, n.1, p.43-54, 2019. NATIONAL GEOGRAPHIC. O que foi a Guerra Fria?. [s.d.]. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.comhistoria202211o-que-foi-a-guerra-fria>.Acesso em: 11 ago. 2023. NOVAES, Adriana. A Regra de Ouro e a pandemia. Estado da Arte: Revista de cultura, artes e ideias. Estadão, [s.l.], [n.p.], 2021. Disponível em: <https://estadodaarte.estadao.com.br/regra-ouro-pandemia-novaes/>. Acesso em: 20 de mai. 2023. OLIVEIRA, Simone Barros; CORREIA, Laíza Belém. Educação para a paz: construto histórico. In: PESSOA, Elisângela Maia; OLIVEIRA, Simone Barros de; CANTINI, Adriana Hartemink (orgs.). Experiência interdisciplinar em educação e direitos humanos: Cultura de Paz em perspectiva, Porto Alegre: Revolução eBooks Ltda, p. 21-34, 2015. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2015. Disponível em: <https://opas.org.br/wp- content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude-1.pdf>. Acesso em 01 de abr. 2023. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde. Genebra, 1946. Disponível em: <httpsapps.who.intgbbdPDFbd47ENconstitution- en.pdfua=1> Acesso em: 22 jul. 2023. PAZ pela paz. Intérprete: Nando Cordel. Compositor: Nando Cordel. In: CORDEL, Nando. Aconchego, [s.l.], [s.d.]. PEREIRA, Gerson Lourenço. O ensino religioso como proposta de educação intercultural e possibilidades de combate à intolerância religiosa na baixada fluminense. APRENDER- Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, n. 29, p. 79-94, 2023. PIMENTA, Adelaide de Faria; BARROS, Brasil Fernandes de. Max Müller e a ciência da religião: do passado ao clássico recente. Interações, Belo Horizonte, v. 16, n.2, p. 224-229, 2021. PINHEIRO, Beatriz de Oliveira. A interculturalidade como categoria de análise para se pensar o ensino religioso. Revista Poiesis, [s.l.], v. 21, n. 2, p. 1-11, 2020. PINUSA, Samuel. Exemplo dentro e fora da escola: as estratégias educacionais de combate à evasão estudantil causada pela violência na Grande Fortaleza. G1. CE. 07/08/2023. [online]. https://g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2023/08/07/exemplo-dentro-e-fora-da-escola- as-estrategias-educacionais-de-combate-a-evasao-estudantil-causada-pela-violencia-na- grande-fortaleza.ghtml. Acesso em 03 jan.2024. PLAKS, Andrew H. Golden rule. Encyclopedia of Religion, v. 6, p. 3630-3633, 2005. PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF). Site Oficial. Canal Educação: Ensino Fundamental. Disponível em: <https://educacao.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php/rede-de-ensino/ensino-fundamental>. Acesso em 15 de fev. 2023. PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF). Site Oficial. Canal Educação: Fortaleza é a capital com maior cobertura de atendimento em tempo integral no Ensino Fundamental, diz Censo Escolar 2022. Publicado em 09 de fevereiro de 2023. Disponível em: <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/fortaleza-e-a-capital-com-maior-cobertura-de- atendimento-em-tempo-integral-no-ensino-fundamental-diz-censo-escolar-2022>. Acesso em 15 de fev. 2023. RAKHSHANI, Zahra. The golden rule and its consequences: A practical and effective solution for world peace. Journal of History Culture and Art Research, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 465-473, 2017. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, jan./abr. 2020. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: uma proposta reflexiva. Belo Horizonte, Senso, 2021. SALLES FILHO, Nei A. Cultura de paz e educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR, Ponta Grossa, 2016. SALLES FILHO, Nei Alberto; SALLES, Virgínia Ostroski. Cultura de paz como componente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: dilemas e possibilidades. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, Ponta Grossa, v. 26, n. 2, p. 189-193, 2018. SAMATOV, Shomat Berdievich. On The Essence Of The Concept Of A Culture Of Peace. The American Journal of Interdisciplinary Innovations and Research, [s.l.], v. 3, n. 06, p. 46- 51, 2021. SANTOS, Fábio. Os desafios dos direitos humanos e da Cultura de Paz no Brasil contemporâneo. Revista Textura, Governador Mangabeira-BA, v. 13, n. 22, p. 150-161, jul. – dez., 2019. SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica. Revista RBBA, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, dez. 2014. SENAC. Cartilha: Cultura de Paz redes de convivência. SENAC: São Paulo, 2009. p. 19. Disponível em: <http://www1.sp.senac.br/hotsites/gd4/culturadepaz/arqs/cartilha.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2023. SOBRE a UNESCO no Brasil. 22 mar. 2023. UNESCO. Disponível em: <www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/about>. Acesso em: 21 mai. 2023. SOUZA, Vânia Célia Ventura. Laicidade, ensino religioso e escola pública no município de Fortaleza (CE). Orientador: José Mário Gonçalves. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Curso de Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2019. STRENSKI, Ivan. Max Müller, a ciência da religião comparada e a busca por outras “bíblias” na Índia. REVER: Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 251-267, 2020. SUPRIYANTO, S. Principles Of Compassion In The World Religions For Coexistence Among Religions. In: The Perspective Of Karen Armstrong. Mawa izh jurnal dakwah dan pengembangan sosial kemanusiaan, [s.l.], v. 13, n. 02, p. 105-126, 18 out. 2022. TEIXEIRA, Faustino. O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio. Horizonte, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 19-38, 2º sem. 2003. TEIXEIRA, Faustino Luiz Couto. O" ensino do religioso" e as Ciências da Religião. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 9, n. 23, p. 839-861, 2011. TEIXEIRA, Larissa. Líderes religiosos unem esforços para ajudar a população de rua de São Paulo diante da COVID-19. Jornal Folha de São Paulo. 25 de maio de 2020. Disponível em: <https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/05/lideres-religiosos-unem-esforcos-para- ajudar-populacao-de-rua-de-sp-diante-da-covid-19.shtml>. Acesso em: 03 jul. 2023. THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. A regra de ouro e a ética nas organizações. Cadernos EBAPE.br, [s.l.], v. 4, n. 4, 2006. UM a cada três professores identificou violação de direitos da criança e do adolescente em escolas de Fortaleza, diz pesquisa. G1 CE. 19 out. 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/10/19/um-a-cada-tres-professores-identificou- violacao-de-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-em-escolas-de-fortaleza-diz- pesquisa.ghtml>. Acesso em: 02 jul. 2023. UNESCO [Site Institucional]. Cultura de paz no Brasil. [s.d.]. Disponível em: <https://www.unesco.orgptfieldofficebrasiliaexpertisesocial-human-sciences-culture-peace>. Acesso em: 15 ago. 2023. UNICEF et al. Nos últimos 5 anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil, alertam a UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. UNICEF, Brasília, DF, v. 22, 2021. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de- imprensa/nos-ultimos-cinco-anos-35-mil-criancas-e-adolescentes-foram-mortos-de-forma- violenta-no-brasil>. Acesso em: 5 jun. 2023. VISÃO MUNDIAL. Prevenção à violência nas escolas: o que pensam os professores sobre o tema. UNIFAMETRO. Fortaleza: Visão Mundial, 2022. ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Educação em direitos humanos e democracia: história, trajetórias e desafios nos quinze anos do PNEDH. Educ. Form., [s. l.], v. 3, n. 7, p. 137–161, 2018. ZILLES, Urbano. Projeto de uma ética mundial. Telecomunicação: Porto Alegre, v. 37, n. 156, p. 223-229, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.subjectRegra de Ouropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO: A IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DE PAZ EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Franci Dalva Oliveira da Silva.pdfTCC - Franci Dalva Oliveira da Silva16,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.