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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/605
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO FÍSICA E A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO AMBIENTE ESCOLAR: PERSPECTIVAS À SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
Autor(es): | Ferreira, Jaiara Rosa Cruz Scofield |
Primeiro Orientador: | Ulrich, Claudete Beise |
Primeiro membro da banca: | Ulrich, Claudete Beise |
Segundo membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Terceiro membro da banca: | Valentini, Aline de Alcantara |
Resumo: | O presente trabalho possui o objetivo de apresentar uma análise acerca da aplicação da lei 10.639/03 pelo componente curricular da Educação Física, através dos conteúdos elencados pela BNCC na rede municipal de Vila Velha. As dificuldades do trabalho com essa lei dentro do ambiente escolar frente ao racismo manifestado pela sociedade sobre várias formas, principalmente o religioso, para com as religiões afro-brasileiras interligadas a história, cultura africana e afrodescendente. Trata-se num primeiro momento de uma revisão histórico-bibliográfica cuja finalidade era o levantamento de possíveis trabalhos na área que ajudassem no processo de análise da implementação da lei dentro das escolas públicas e laicas do município de Vila Velha. Em sequência realiza-se uma pesquisa de campo com os/as professores/as deste componente curricular para identificar como se tem aplicado dentro do componente da Educação Física. O trabalho foi dividido em três capítulos, em que se identificou a aplicação da lei na rede municipal, porém, ainda com várias problemáticas relacionadas ao seu conteúdo no que tange a relação das expressões corporais ligadas às práticas culturais da lei dentro das unidades escolares que mesmo após 20 anos da lei ainda são confundidas com práticas religiosas, ameaçando a preservação do patrimônio cultural brasileiro. |
Resumo Alternativo: | The present work has the objective of presenting an analysis about the aplication of the law10.639/03 by the curricular component of Physical Education, through the content listed by the BNCC, in the municipal network of Vila Velha. The difficulties of work with this law applied in the school inviroment against the racism that has been manifested by the society under a variety of forms, principally religiosly, towards the afro-brazilian religions that are interconnected with the african and afro-descented history and culture. It is about, in first instance, of a historical-bibliographic review whose purpose was to survey possible work in the area that would help in the process of analysis for the implemantation of the law inside public and secular schools of the county of Vila Velha. In sequence field research with the teachers of this curricular component so a identification of how the research has been applied inside the component of Physical Education. The work was divided in three chapters, where the application of the law in the municipal network was identified, however, there are still several problems related to its content regarding the relationship of corporal expression related to cultural practices of the law inside school units that still, after 20 years of the law 10.639/03, are still confused with religious practices,threatning the preservation of cultural brazilian patrimony. |
Palavras-chave: | Educação Física Lei 10.639/03 Intolerância religiosa Racismo Ciências das Religiões aplicada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/605 |
Data do documento: | 9-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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