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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO COMO FATOR DE ACEITAÇÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA ENTRE ESTUDANTES DO 8º AO 9º DA UMEF DEPUTADO MIKEIL CHEQUER, EM VILA VELHA (ES)
Autor(es): LYRA, MARIA APARECIDA
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mario
Terceiro membro da banca: Aroeira, Kalline Pereira
Resumo: Este estudo tem por principal objetivo debater a compreensão do direito fundamental à diversidade religiosa e dialogar com as concepções de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre a contribuição do Componente Curricular Ensino Religioso ministrado em uma Unidade de Ensino Fundamental, com relação a aceitação da diversidade. Entre os objetivos específicos pretendeu-se identificar, com base na literatura especializada, alguns dos principais conceitos acerca do que seja religiosidade, laicidade e diversidade religiosa. Buscou-se também discutir, com fundamento no ordenamento jurídico brasileiro mais recente, quais os principais objetivos do Componente Curricular Ensino Religioso Escolar. Por último, são propostas possibilidades apontadas pela pesquisa de campo, no que tange ao ensino do Componente Curricular Ensino Religioso, tomando por base as concepções de estudantes da escola participante no estudo. A questão-problema indagou qual a concepção de estudantes de turmas de 8º e 9º anos de uma escola pública com relação a aceitação da diversidade religiosa? Assim, defendeu-se a hipótese de que no Brasil, a escola pública encontra-se sob ataque ao princípio da laicidade, o que impede que o Ensino Religioso exerça papel transformador. Este trabalho combina dois modelos metodológicos: no primeiro tentou-se elencar postulados teóricos que permitissem a elaboração de generalizações; no segundo, via pesquisa de campo, buscou-se identificar aspectos positivos e negativos, base para a solução dos problemas apontados. Sobre o universo da pesquisa, este se formou a partir de estudantes e professores/as de Ensino Religioso. Para tanto, fez-se estudo de casos junto a estudantes do 8º e do 9º ano. Quanto à coleta de dados, este estudo é classificado como pesquisa de levantamento, que reúne informações sobre fatores que mais interessam à caracterização da percepção dos respondentes. Entre as técnicas de pesquisa, o estudo de casos foi adotado por permitir aferir o fluxo informações quantitativas e qualitativas. Ao final, foram propostas medidas para corrigir disfunções identificadas. Enfatiza-se que o Ensino Religioso, nos moldes atuais, permite quebrar estereótipos e preconceitos, promovendo educação que valoriza a dignidade humana, capacitando os estudantes a reconhecerem a importância da liberdade religiosa, da dignidade humana e da diversidade religiosa como valores essenciais à convivência pacífica.
Resumo Alternativo: This study’s main objective is to debate the understanding of the fundamental right to religious diversity and to dialogue with the conceptions of Elementary School students at a public school about the contribution of the Religious Education Curricular Component taught in a Elementary Education Unit, in relation to the acceptance of diversity. Among the specific objectives, we intended to identify, based on specialized literature, some of the main concepts regarding religiosity, secularism and religious diversity. We also sought to discuss, based on the most recent Brazilian legal system, the main objectives of the School Religious Education Curricular Component. Finally, possibilities identified by field research are proposed, regarding the teaching of the Religious Education Curricular Component, based on the conceptions of students at the school participating in the study. The problem question asked what is the conception of students from 8th and 9th grade classes at a public school regarding the acceptance of diversity? Thus, the hypothesis was defended that in Brazil, public schools are under attack on the principle of secularism, which prevents Religious Education from playing a transformative role. This work combines two methodological models: in the first, an attempt was made to list theoretical postulates that would allow the elaboration of generalizations; in the second, via field research, we sought to identify positive and negative aspects, the basis for solving the problems highlighted. Regarding the research universe, it was formed from students and teachers of Religious Education. To this end, case studies were carried out with 8th and 9th year students. Regarding data collection, this study is classified as survey research, which gathers information on factors that are most important for characterizing the respondents' perception. Among the research techniques, case studies were adopted as they allow measuring the flow of quantitative and qualitative information. In the end, measures were proposed to correct identified dysfunctions. It is emphasized that Religious Education, in its current form, allows us to break stereotypes and prejudices, promoting education that values human dignity, enabling students to recognize the importance of religious freedom, human dignity and religious diversity as essential values for peaceful coexistence.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Diversidade religiosa. Escola pública
Religious Education. Religious diversity. Public School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/604
Data do documento: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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