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Tipo: Dissertação
Título: A PRESENÇA DA RELIGIOSIDADE NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO UNIDADE MUNICIPAL ENSINO FUNDAMENTAL (UMEF) PEDRO HERKENHOFF – VILA VELHA - ES
Autor(es): SILVA, KENNYA ELEOTERIO DA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Paz, Nivia Ivette Núñez de la
Resumo: A pesquisa investiga a influência da religiosidade no ambito da UMEF Pedro Herkenhoff, em Vila Velha-ES, numa análise sobre quatro turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental, com crianças egressas da Educação Infantil, que agora podem matricular-se no componente curricular Ensino Religioso, refletindo sobre as ações pedagógicas como contribuição para a formação delas. Por isso, pergunta-se: como a religiosidade desafia as ações pedagógicas no processo educacional das crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental, na UMEF investigada, considerando o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? O referencial teórico da pesquisa recorre às contribuições de Demerval Saviani em relação à pedagogia histórico-crítica e ao pensamento de Pierre Bourdieu, considerando o aspecto reprodutor da cultura simbólica nas escolas brasileiras. A pesquisa é bibliográfica, documental e desenvolve um estudo de caso. Em três capítulos: descreve-se o contexto das escolas públicas no Brasil, relacionando a cultura e a religiosidade, sem perder de vista a questão da laicidade e da prática pedagógica; apresenta-se a criança como protagonista no ato educativo, pensando a infância numa perspectiva histórico-social, considerando, em especial, a fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, ao lado das orientações da BNCC; enfatiza-se o aspecto profissional da pesquisa, analisando os dados coletados e desvelando o olhar das crianças e docentes sobre a religiosidade. Depreende-se que a religiosidade tem um potencial incomensurável de consciência, a partir de um sistema institucional de símbolos, valores e práticas, bem como é capaz de fundamentar a existência humana. Por isso, com ações pedagógicas pertinentes, pautadas no modelo da pedagogia histórico-crítica, as crianças que estão na fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental poderão interagir umas com as outras a partir da orientação e supervisão docente em resposta aos desafios e estímulos que a cultura da religiosidade impõe às escolas nacionais, o que contribui para o processo de formação dessas crianças quanto ao respeito pela diversidade religiosa e à construção da cultura da paz.
Resumo Alternativo: The research investigates the influence of religiosity in the ambit of UMEF Pedro Herkenhoff, in Vila Velha-ES, in an analysis of four classes of the 1st Year of Elementary School, with children graduated from Early Childhood Education, who can now enroll in the curricular component Religious Education, reflecting on the pedagogical actions as a contribution to their formation. Therefore, it is asked: how does religiosity challenge the pedagogical actions in the educational process of children enrolled in the 1st Year of Elementary School, in the UMEF investigated, considering the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School? The theoretical framework of the research resorts to the contributions of Demerval Saviani in relation to historical-critical pedagogy and the thought of Pierre Bourdieu, considering the reproductive aspect of symbolic culture in Brazilian schools. The research is bibliographical, documentary and develops a case study. In three chapters: the context of public schools in Brazil is described, relating culture and religiosity, without losing sight of the issue of secularity and pedagogical practice; the child is presented as the protagonist in the educational act, thinking about childhood in a historical-social perspective, considering, in particular, the phase of transition from Early Childhood Education to Elementary School, alongside the guidelines of the BNCC; The professional aspect of the research is emphasized, analyzing the data collected and unveiling the view of children and teachers on religiosity. It appears that religiosity has an immeasurable potential of consciousness, from an institutional system of symbols, values and practices, as well as being able to ground human existence. Therefore, with pertinent pedagogical actions, based on the model of historical-critical pedagogy, children who are in the transition phase from Early Childhood Education to Elementary School will be able to interact with each other from the guidance and supervision of teachers in response to the challenges and stimuli that the culture of religiosity imposes on national schools, which contributes to the process of formation of these children regarding respect for religious diversity and the construction of a culture of peace.
Palavras-chave: Religião. Religiosidade. Criança. Ações Pedagógicas. Ciências das Religiões Aplicadas.
Religion. Religiousness. Child. Pedagogical Actions. Sciences of Applied Religions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/603
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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