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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/602
Tipo: | Dissertação |
Título: | DISCURSOS E PRÁTICAS RELIGIOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VIANA: UMA VIA PARA A ESTIGMATIZAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS |
Autor(es): | BLANK, GLEICY |
Primeiro Orientador: | Stephanini, Valdir |
Primeiro membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Segundo membro da banca: | Ulrich, Claudete Beise |
Terceiro membro da banca: | Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal identificar os discursos e práticas religiosas presentes na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Viana e analisar como essas abordagens têm repercussões na compreensão das religiões de matriz africana. O problema de pesquisa abordado é: de que maneira os discursos e as práticas religiosas utilizadas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Viana têm contribuído para a estigmatização das religiões de matriz africana? A metodologia de pesquisa adotada foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, na qual foram entrevistados 24 professores/professoras que atuam na Rede Municipal de Educação do Município de Viana. Através das respostas obtidas, foram identificadas as abordagens religiosas presentes nas práticas pedagógicas e nos discursos dos professores/professoras. Os resultados revelaram que nem todas as religiões são contempladas nas práticas e discursos religiosos das escolas investigadas. A predominância de abordagens e ensinamentos relacionados a religiões hegemônicas pode contribuir para a estigmatização e marginalização das religiões de matriz africana, que acabam sendo negligenciadas ou tratadas de forma estereotipada. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em Bittencourt Filho, Geertz, Carneiro, Silva Neto e outros autores e autoras. Diante dessas conclusões, torna-se evidente a necessidade de repensar e promover a diversidade religiosa nas práticas educacionais da Educação Infantil. É fundamental que as escolas adotem uma abordagem inclusiva, que valorize e respeite todas as religiões, proporcionando uma compreensão mais ampla e livre de estereótipos das religiões de matriz africana. Essa pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade religiosa no ambiente escolar, destacando a necessidade de políticas e práticas educacionais que promovam a pluralidade religiosa, combatam o preconceito e a estigmatização, e promovam uma educação inclusiva e igualitária. |
Resumo Alternativo: | The main objective of this work is to identify the discourses and religious practices present in Kindergarten Education in the Municipal Education Network of Viana and analyze how these approaches have repercussions on the understanding of religions of African matrix. The research problem is: in what ways have the discourses and religious practices used in Kindergarten Education in the Municipal Education Network of Viana contributed to the stigmatization of religions of African matrix? The research methodology adopted was a bibliographic, documental, and field research, in which 24 teachers who work in the Municipal Education Network of the city of Viana were interviewed. Through the answers obtained, the religious approaches present in the teachers' pedagogical practices and speeches were identified. The results revealed that not all religions are contemplated in the religious practices and discourses of the schools investigated. The predominance of approaches and teachings related to hegemonic religions can contribute to the stigmatization and marginalization of religions of African matrix, which end up being neglected or treated in a stereotypical way. The bibliographic research was based on Bittencourt Filho, Geertz, Carneiro, Silva Neto and other authors. In view of these conclusions, the need to rethink and promote religious diversity in the educational practices of Early Childhood Education becomes evident. It is essential that schools adopt an inclusive approach that values and respects all religions, providing a broader understanding and free from stereotypes of religions of African origin. This research contributes to the reflection on the importance of respecting religious diversity in the school environment, highlighting the need for educational policies and practices that promote religious plurality, combat prejudice and stigmatization, and promote an inclusive and egalitarian education. |
Palavras-chave: | religião; pluralidade; educação; infantil religion; plurality; education; childhood |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/602 |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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