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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO E ALUNOS(AS) COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA UMEF SENADOR JOÃO DE MEDEIROS CALMON, VILA VELHA - ES
Autor(es): BERNARDINA, DANILA SIMOURA DALLA
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Filho, José Adriano
Terceiro membro da banca: Flor , Lauana Ananias
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo a contextualização do ensino religioso inclusivo. Analisar a abordagem da temática de definição do ensino religioso e sua importância na formação integral dos alunos(as) não foi uma tarefa fácil. Esse componente curricular não explora somente o campo escolar, vai além disso, pois abrange questões que estão além das instituições de ensino. Ao longo da história do ensino religioso, percebemos que ele se encontra envolto das tensões políticas, que abrange negociações entre religião e Estado, além de questões pedagógicas e também elementos de ordem legal, epistêmica e religiosa. Dessa forma, propõe nessa dissertação o desenvolvimento da temática Ensino Religioso e alunos(as) com deficiência na escola Unidade Municipal de Ensino F Senador João de Medeiros Calmon, Vila Velha, ES. Coloca-se como objetivos primordiais analisar o ensino religioso no contexto inclusivo, considerando a complexidade, suas contribuições sociais, legislações e realidade da instituição pesquisada, tendo como cenário os desafios enfrentados pelos alunos(as) com deficiência e a relevância do ensino religioso inclusivo para todos. Analisando a relação com as ciências da religião, enquanto essência de área de conhecimento e a contribuição para formações de professores para o real direcionamento do componente curricular Ensino Religioso. Desta forma, para trilhar o caminho adotado utilizou como principais pontos de reflexão os seguintes aspectos: definição do ensino religioso inclusivo e sua importância na formação integral dos alunos, a importância de práticas pedagógicas inclusivas no ensino religioso (como adaptação de planos de ensino, uso de recursos didáticos inclusivos, avaliações adaptadas, métodos e critérios flexíveis que considerem a habilidade dos aluno) e o respeito à diversidade religiosa, cultural e social de cada aluno. As principais conclusões obtidas durante a realização desta pesquisa indicam a importância da adoção do modelo Ciências da Religião como elemento indispensável na compreensão do ensino religioso enquanto área de conhecimento, orientando as práticas dos professores(as), sendo um apoio fundamental para superar os desafios e garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação religiosa inclusiva e de qualidade.
Resumo Alternativo: This research aims to provide contextualization of inclusive religious education. Analyzing the approach to the theme of defining religious education and its importance in the holistic development of students was not an easy task. This curriculum component doesn't just explore the school environment; it goes beyond that, as it encompasses issues that extend beyond educational institutions. Throughout the history of religious education, we observe that it is intertwined with political tensions, encompassing negotiations between religion and the state, as well as pedagogical, legal, epistemic, and religious aspects. Thus, this dissertation proposes the development of the theme of Religious Education and students with disabilities at UMEF Senador João de Medeiros Calmon School, Vila Velha, ES. The primary objectives are to analyze religious education in an inclusive context, considering its complexity, social contributions, legislations, and the reality of the researched institution. This research takes into account the challenges faced by students with disabilities and the relevance of inclusive religious education for all. It also examines the relationship with the study of religion as an essential field of knowledge and its contribution to teacher training for effective direction of the religious education curriculum. To navigate this path, the main points of reflection were: the definition of inclusive religious education and its importance in the comprehensive development of students; the significance of inclusive pedagogical practices in religious education (such as adapting lesson plans, using inclusive teaching resources, adapted assessments, flexible methods and criteria that consider students' abilities); and respect for the religious, cultural, and social diversity of each student. The main conclusions drawn from this research indicate the importance of adopting the Religious Studies Model as an indispensable element in understanding religious education as a field of knowledge. This model guides teachers' practices, providing crucial support to overcome challenges and ensure that all students have access to inclusive and high-quality religious education.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Inclusão. Práticas Pedagógicas. Ciências da Religião.
Religious Education. Inclusion. Pedagogical practices. Religious studies.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/601
Data do documento: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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