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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL: RELAÇÕES COM O ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): FARIAS, DAVID DE
Primeiro Orientador: FILHO, JOSÉ ADRIANO
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: O ensino doméstico - educar as crianças sob a supervisão dos pais em vez de professores - cresceu continuamente nas últimas décadas. Nos séculos XVIII e XIX muitas crianças estudavam em casa, mas no início do século XX as escolas tornaram-se lugar-comum e os estados adotaram leis de frequência escolar obrigatória. Para alguns pesquisadores e autores, o ensino doméstico é uma exceção ao requisito de frequência e, poucos deles, exigiam apenas educar seus filhos, sem especificar os meios. Essa dissertação busca responder as seguintes questões: como a educação domiciliar vem sendo aplicada no Brasil? Ao procurar ressaltar as principais características da educação domiciliar e analisar os principais aspectos da educação domiciliar no Brasil, apresenta uma revisão bibliográfica, promovendo uma compreensão de aspectos importantes no desenvolvimento jurídico e educacional para autores renomados. Ela demonstra também que o homeschooling pode ser algo positivo quanto ao conhecimento gerado aos alunos, mas reconhece que quanto ao desenvolvimento social dos mesmos as relações passam a ser limitadas somente ao ambiente familiar, podendo assim gerar impactos no desenvolvimento social dos alunos. O homeschooling é uma das formas de promover educação que vem ganhando cada vez mais relevância dentro da rotina educacional e das sociedades.
Resumo Alternativo: Homeschooling - educating children under the supervision of parents rather than teachers - has grown steadily in recent decades. In the 18th and 19th centuries many children were homeschooled, but in the early 20th century schools became commonplace and states adopted compulsory school attendance laws. For some researchers and authors, homeschooling is an exception to the attendance requirement, and few of them only required educating their children, without specifying the means. This dissertation seeks to answer the following questions: how has home education been applied in Brazil? In seeking to highlight the main characteristics of home education and analyze the main aspects of home education in Brazil, it presents a bibliographic review, promoting an understanding of important aspects in the legal and educational development for renowned authors. It also demonstrates that homeschooling can be something positive in terms of the knowledge generated for students, but recognizes that in terms of their social development, relationships become limited only to the family environment, thus being able to generate impacts on the social development of students. Homeschooling is one of the ways to promote education that is gaining more and more relevance within the educational routine and societies.
Palavras-chave: Ensino Religioso;
Sociedade Brasileira;
Educação Domiciliar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/594
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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