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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/590
Tipo: | Dissertação |
Título: | A habilitação de profissionais para a docência em Ensino Religioso |
Autor(es): | GRAÇA, LUCIENE FLORIANO |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Osvaldo Luiz |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Osvaldo Luiz |
Segundo membro da banca: | McGeoch, Graham Geral |
Terceiro membro da banca: | Marlow, Rosani Muniz |
Resumo: | A pesquisa intui pela resposta da problemática no que diz respeito ao processo de habilitação profissional para docência do componente curricular Ensino Religioso, na Rede Pública do Ensino Fundamental. Neste sentido, recorre-se à metodologia de pesquisa essencialmente bibliográfica, pautada em legislações como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. Da mesma forma, utilizou-se como norte a Base Nacional Comum Curricular, sobretudo ao estabelecer diretrizes e expectativas que devem ser atingidas pelo docente na promoção de um modelo educacional laico, que respeita as múltiplas formas de professar a fé. A pesquisa conclui que o processo de habilitação para exercício da docência em Ensino Religioso na Rede Pública, embora objetivamente termine pela graduação em Ciência da Religião na modalidade licenciatura, ao menos subjetivamente não deve bastar-se por si só. É necessário constante atualização de estudos e capacitação do currículo do profissional, o que é possível através da formação continuada, em qualquer dos modelos estabelecidos pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Ante a eventual impossibilidade de fazê-lo, sugere-se a propositura de mesas redondas que discutam temas de atual relevância ante a Ciência da Religião, na promoção de atualização curricular de tais profissionais, intuindo atuação segundo os preceitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular. |
Resumo Alternativo: | The present study proposes to answer the answer to the problem with regard to the process of professional qualification for teaching the curricular component of Religious Education, in the Public Elementary School Network. In this sense, an essentially bibliographical research methodology is used, based on legislation such as the Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases of National Education, and Resolution No. 5, of December 28, 2018. The National Common Curricular Base is used as a guide, especially when establishing guidelines and expectations that must be achieved by the teacher in promoting a secular educational model, which respects the multiple ways of professing the faith. The research concludes that the qualification process for teaching in Religious Education in the Public School, although objectively it ends with the Faculty of Science of Religion in the degree modality, at least subjectively, it should not be enough by itself. It is necessary to constantly update studies and training the professional's curriculum, which is possible through continuing education, in any of the models supported by Resolution CNE/CP No. 2, of July 1, 2015. it is suggested that roundtables be proposed to discuss current cult themes in relation to the Science of Religion, in order to promote the curricular updating of such professionals, intuiting action according to the precepts achieved by the National Common Curricular Base. |
Palavras-chave: | Habilitação profissional Ensino Religioso Base Nacional Comum Curricular Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/590 |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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