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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/586
Tipo: | Dissertação |
Título: | O componente curricular Ensino Religioso como ferramenta contra a intolerância religiosa a partir da implementação da Lei n. 11.645/2008 |
Autor(es): | Passos, Tatiana Martins |
Primeiro Orientador: | Marlow, Sergio Luiz |
Primeiro membro da banca: | Marlow, Sergio Luiz |
Segundo membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Terceiro membro da banca: | Manske, Cione Marta Raasch |
Resumo: | O estudo analisou de que forma o componente Ensino Religioso pode contribuir como ferramenta para o combate a intolerância religiosa a partir da implementação da Lei 11.645/2008, e optou-se por uma pesquisa num contexto escolar com turmas dos anos finais do Ensino fundamental, bem como os seus professores de Ensino Religioso. Os objetivos delimitados foram respondidos e a hipótese de que o Ensino Religioso pode servir como instrumento de conscientização da comunidade escolar, de modo a minimizar as posturas de interferência das religiões no cotidiano, foi confirmada. Por meio da pesquisa bibliográfica, embasada teoricamente, foi possível concluir que o componente curricular do Ensino Religioso abarca as necessidades pedagógicas, a fim de que as aulas sejam participativas e dialogadas, com vivências e liberdade de expressão, além, de observar que apresenta nas Unidades Temáticas a questão religiosa e cultural, oportunidade para intervenção pedagógica que dê conta de incluir a implementação da Lei 11.645/2008 como prática cotidiana. As questões que envolveram casos de intolerância religiosa no cotidiano escolar estiveram relacionadas à falta de respeito a religião do outro em detrimento a defesa da sua própria escolha, o que, na visão dos professores encontra-se no patamar de que é algo que os/as estudantes de fato precisam aprender, refletir e reconhecer, mas, não as associam às práticas pedagógicas do seu componente curricular. Observa-se pouca atenção quanto a importância da implementação da Lei, que poderia ser proposto a partir do desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares de grande valor social e cultural na (re) construção de práticas antirracistas, discriminatórias ou de intolerância religiosa. E, como resultado desse estudo o produto educativo consiste num livreto, cujo objetivo é o de servir como fonte de informação, uma vez que a temática exige informações específicas e que não reforcem as práticas de racismo mascaradas nas frases, piadas, comparações e tratamento para com os pretos e pretas e, para com os das diversas religiões. O Ensino Religioso favorece a cidadania e o (re) conhecimento da sua importância na (e para a) a educação e sociedade, ao considerar que na escola inicia-se o processo de formação e de informação, onde as interações e reflexões possam resultar num contexto inclusivo e de dignidade. |
Resumo Alternativo: | The delimited objectives were answered and the hypothesis that Religious Education can serve as an instrument of awareness of the school community, in order to minimize the attitudes of interference of religions in daily life, was confirmed. Through bibliographical research, theoretically based, it was possible to conclude that the curricular component of Religious Education covers the pedagogical needs, so that the classes are participatory and dialogued, with experiences and freedom of expression, in addition to observing that it presents in the Units Religious and cultural themes, an opportunity for pedagogical intervention that includes the implementation of Law 11,645/2008 as a daily practice. The issues involving cases of religious intolerance in the school routine were related to the lack of respect for the other's religion to the detriment of defending their own choice, which, in the view of the teachers, is on the level that it is something that students in fact need to learn, reflect and recognize, but they do not associate them with the pedagogical practices of their curricular component. Little attention is paid to the importance of implementing the Law, which could be proposed based on the development of interdisciplinary pedagogical projects of great social and cultural value in the (re)construction of anti-racist, discriminatory or religious intolerance practices. And, as a result of this study, the educational product consists of a booklet, whose objective is to serve as a source of information, since the theme requires specific information and that does not reinforce the practices of racism masked in phrases, jokes, comparisons and treatment for with black men and women, and with those of different religions. Religious Education favors citizenship and the (re)knowledge of its importance in (and for) education and society, considering that the process of formation and information begins at school, where interactions and reflections can result in a inclusive and dignified context. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Intolerância religiosa Lei 11.645/2008 Ensino Fundamental Anos Finais Produto educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/586 |
Data do documento: | 2-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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