Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Bortoleto, Edivaldo José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4348928198416364pt_BR
dc.creatorAugusto, Singlei Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766164986636033pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:36:00Z-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-07-26T13:36:00Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/583-
dc.description.abstractChanges in society's standard of living, the growth of social groups, the strengthening of cultures, the appreciation of young people and other movements, have brought to light the reality of the current scenario in which we live. Controversial issues have been discussed much more recurrently and with different opinions, and it is at school that topics like these should be debated, considering that it is the place where critical citizens develop and, mainly, with respect to differences, where the fight against religious racism can be established. In this sense, the present study intends to analyze the importance of the Curricular Component of Religious Education in the modality of Youth and Adult Education at the Tancredo de Almeida Neves School, located in the municipality of Cariacica, in Espírito Santo. It is intended, therefore, to answer the following research question: how can the curricular component of religious education contribute to respect for religious diversity in the context of youth and adult education? As a hypothesis, it is assumed that the Curricular Component of Religious Education promotes knowledge of different identities, cultures and religions, promoting dialogue and respect for the different existing religions. It is considered a scenario marked by intolerance, disrespect, prejudice and the various forms of violence in the face of a plural context of Brazilian society. It was concluded that Religious Education, as an area of knowledge, can be used as an adequate field of knowledge in EJA, as a resource capable of providing dialogue and respect in the educational context and, consequently, forming citizens capable of understanding that plurality and religious freedom are fundamental rights expressly guaranteed, with respect and tolerance.pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças no padrão de vida da sociedade, o crescimento de grupos sociais, o fortalecimento de culturas, a valorização dos jovens e outros movimentos, têm trazido à tona a realidade do atual cenário em que vivemos. Assuntos polêmicos têm sido discutidos de forma muito mais recorrentes e com opiniões distintas, e é na escola que temas como estes devem ser debatidos, tendo em vista que é o local onde os cidadãos críticos se desenvolvem e, principalmente, com respeito às diferenças, onde se pode firmar a luta contra o racismo religioso. Nesse sentido, o presente estudo pretende analisar a importância do Componente Curricular de Ensino Religioso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Escola Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Cariacica, no Espírito Santo. Pretende-se, com isso, responder ao seguinte questionamento de pesquisa: de que maneira o componente curricular de ensino religioso pode contribuir para o respeito à diversidade religiosa no contexto da educação de jovens e adultos? Como hipótese, tem-se que o Componente Curricular de Ensino Religioso promove o conhecimento de identidades, culturas e religiões diversas, promovendo o diálogo e o respeito das diversas religiões existentes. Considera-se um cenário marcado pela intolerância, desrespeito, preconceito e pelas diversas formas de violência diante de um contexto plural da sociedade brasileira. Concluiu-se que o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, pode ser utilizado como um campo de saber adequado na EJA, como recurso apto a proporcionar o diálogo e o respeito no contexto educacional e, consequentemente, formar cidadãos capazes de compreender que a pluralidade e a liberdade religiosa são direitos fundamentais expressamente assegurados, cabendo o respeito e a tolerância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T13:36:00Z No. of bitstreams: 1 TCC - Singlei Augusto Ferreira.pdf: 16307221 bytes, checksum: 716f7d0358d594f8864660a10832087b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Singlei Augusto Ferreira.pdf: 16307221 bytes, checksum: 716f7d0358d594f8864660a10832087b (MD5) Previous issue date: 2023-03-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAFFONSO, Luciane Marina Zimerman; CANFIELD, Ráisa Lammel; MÖBS, Adriane da Silva Machado; SANTOS, Valter Borges dos; SILVA, Itala Daniela da. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Angela Maria. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. ARAUJO, Dalva Aparecida Lira de. O Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Caldas Novas (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014. BAPTISTA, Paulo Agostinho N. Ensino Religioso: de volta para o futuro. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O Ensino Religioso e a sala de aula. Florianópolis: Fogo/Amar, 2021. BARROS, Rosanna. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, 2018. BES, Pablo. Andragogia e educação profissional. Porto Alegre: SAGAH, 2017. BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. BRASIL. Lei n. 10.880, de 9 de junho de 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e o Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado, altera o art. 4º da Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.880.htm. Acesso em: 12 dez. 2021. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 jan. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer n. 11/2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13252-parecer-ceb-2000. Acesso em: 11 jan. 2022. BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Diversidade religiosa e direitos humanos: reconhecer as diferenças, superar a intolerância, promover a diversidade. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2011. CASEIRA, Veridiana Gomes; PEREIRA, Vilmar Alves. A Educação de Jovens e Adultos enquanto expressão da educação popular. Revista EJA em debate, ano 5, n. 7, 2016. COLAVITTO, Nathalia Bedran; ARRUDA, Aparecida Luvizotto Medina Martins. Educação de Jovens e Adultos (EJA): A Importância da Alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, 2014. CRUZ, Simone Simões da. Ensino Religioso: da teoria à prática na sala de aula. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021. FALCON, F. J. C. A época pombalina: A época pombalina política econômica e monarquia ilustrada. 2.ed. São Paulo: Ática, 1993 FERREIRA, Gabriel Bonesi; SANTOS, Valter Borges dos; DIONIZIO, Mayara Joive; RAUTMANN, Robert; SANCHES, Sidney de Moraes; CANFIELD, Ráisa Lammel; GRECO JUNIOR, Raul. Epistemologia do fenômeno religioso. Porto Alegre: SAGAH, 2021. FRANCO, David Silva; PARADELA, Victor Cláudio Ferreira; VARGAS, Débora Ferreira Costa; AZEVEDO, Frederico Alvim Assis. A andragogia na educação corporativa: o caso de uma empresa metalúrgica. Revista de Administração da Unimep, v. 13, n. 2, maio/ago. 2015, p. 74-99. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013, p. 17. FRIEDRICH, Márcia; BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Cláudio Machado; PEREIRA, Viviane Soares. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação das políticas públicas educacionais, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, 2010. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. GONÇALVES, Jorge Carvalho. A gestão escolar perante ao desafio me ofertar o componente curricular Ensino Religioso na escola pública. Vitória: UNIDA, 2018. Disponível em: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/bitstream/prefix/166/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20%20Jorge%20Carvalho%20Gon%c3%a7alves.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021. HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, 2000, n. 14, p. 108-130. HOLMES, Maria José Torres. Desafios e perspectivas em sala de aula. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O Ensino Religioso e a sala de aula. Florianópolis: Fogo/Amar, 2021. HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso e diversidade religiosa: desafios e perspectivas em sala de aula. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 45-60. HOLMES, Maria José Torres; CARVALHO, Eliane Barbosa de. Ensino religioso na diversidade cultural religiosa: relatos de experiências. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 111-120. HOLMES, Maria José Torres; FONSECA, Monica da Mota. Ensino Religioso na educação de jovens e adultos nas escolas públicas: religião, cultura, religiosidade e espiritualidade. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 99-109 INSTITUTO UNIBANCO. Por que estimular a tolerância religiosa no ambiente escolar. Aprendizagem em foco, n. 33, ago. 2017. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis, Editora Vozes, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MELO, Sandra Maria Alves Barbosa; SILVA, Rejenice José; LOPES, Eliete Borges. Um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista Acadêmica Multitemática do IESA: Avanços e Olhares, Barra do Garças-MT, v. 1, n. 2, p. 133- 147, 2018. MENDES, Mônica Campos; LOPES, Viviane Costa; SOUZA, Helcimara Affonso; VIANA, Delaine Gibeli; BUENO, Sonia Vilela. Andragogia, métodos e didática do ensino superior: novo lidar com o aprendizado do adulto na EAD. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Edição Especial, v. 3, n. 1, p. 366-377, 2017. PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 1987. PARANÁ. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Ensino Religioso: diversidade cultural e religiosa. Curitiba: Superintendência de Educação, 2013. PASSOS, João Décio. A intolerância religiosa: mecanismos e antídotos. Revista REVER, São Paulo, ano 17, n. 3, p. 11-27, 2017. RIBEIRO, Lêda Letro. Educação de Jovens e Adultos: a atualidade como resultado do processo histórico. In: MACIEL, Vanessa de Almeida; SANTOS, Vera Márcia Marques. Educação de Jovens e Adultos. Florianópolis: UDESC: UAB: CEAD, 2014. SALERNO, Soraia Kfouri; PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; KFOURI, Samira Fayez. Aprendizagem do adulto na educação superior. In: SUGUIMOTO, Hélio H.; SALERNO, Soraia K.; DIAS, Fática A. S (Orgs). Abordagens andragógicas na Educação Superior. Londrina: Editora Científica, 2020. SALLA, Fernanda. Ensino Religioso e escola pública: uma relação delicada. Nova Escola: Abril, n.262, 2013. SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 13-27, 2009. SAMPAIO, Marisa Narcizo; ALMEIDA, Rosilene Souza. Práticas de Educação de Jovens e Adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. SANCEVERINO, Adriana Regina; BALDISSERA, Dulcimar; NOGARO, Ivania; GARCIA, Rosane Cardoso. A Educação de Jovens e Adultos: acolher, conhecer e reconhecer. In: BORGES, Kelio Junior Santana (Org.). Sobre a Educação de Jovens e Adultos: teorias, práticas e vivências. Rio de Janeiro: Eulim, 2021. p. 40-67. p. 45-46. SANTOS, Flávia. Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos na escola pública: superação da intolerância religiosa no município de Cariacica-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. SILVA, Edilson Antônio da; SILVA, Jéssica Cardoso da; FONSECA, Mônica da Mota; HOLMES, Karina Ceci de Sousa. O professor frente à tarefa de mediar o ensino religioso: sua postura diante da diversidade religiosa em sala de aula. In: MARANHÃO, Fº. Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 71-85. SILVA, José Carlos Cezar; SILVA, Maria da Penha Lima da. A perspectiva da disciplina de Ensino Religioso na construção de uma cultura de paz no Ensino Regula. In: MARANHÃO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). O ensino religioso e a sala de aula. Florianópolis: AMAR; FOGO, 2021, pp. 61-69. SIQUEIRA, Antonio Rodolfo de; GUIDOTTI, Viviane. Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: SAGAH, 2017. SIQUEIRA, Giseli do Prado. O ensino religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre a laicidade e a confessionalidade num estado republicano. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. SUGUIMOTO, Hélio Hiroshi; CARMO, Mariana Coralina do. Trajetória do estudo sobre andragogia na educação superior. In: SUGUIMOTO, Hélio H.; SALERNO, Soraia K.; DIAS, Fática A. S (Orgs). Abordagens andragógicas na Educação Superior. Londrina: Editora Científica, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectComponente Curricularpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA diversidade religiosa no contexto de alunos da EJA na escola Tancredo de Almeida Neves, no município de Cariacica - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Singlei Augusto Ferreira.pdfTCC - Singlei Augusto Ferreira15,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.