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Tipo: Dissertação
Título: A diversidade religiosa no contexto de alunos da EJA na escola Tancredo de Almeida Neves, no município de Cariacica - ES
Autor(es): Augusto, Singlei Ferreira
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mario
Terceiro membro da banca: Bortoleto, Edivaldo José
Resumo: As mudanças no padrão de vida da sociedade, o crescimento de grupos sociais, o fortalecimento de culturas, a valorização dos jovens e outros movimentos, têm trazido à tona a realidade do atual cenário em que vivemos. Assuntos polêmicos têm sido discutidos de forma muito mais recorrentes e com opiniões distintas, e é na escola que temas como estes devem ser debatidos, tendo em vista que é o local onde os cidadãos críticos se desenvolvem e, principalmente, com respeito às diferenças, onde se pode firmar a luta contra o racismo religioso. Nesse sentido, o presente estudo pretende analisar a importância do Componente Curricular de Ensino Religioso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Escola Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Cariacica, no Espírito Santo. Pretende-se, com isso, responder ao seguinte questionamento de pesquisa: de que maneira o componente curricular de ensino religioso pode contribuir para o respeito à diversidade religiosa no contexto da educação de jovens e adultos? Como hipótese, tem-se que o Componente Curricular de Ensino Religioso promove o conhecimento de identidades, culturas e religiões diversas, promovendo o diálogo e o respeito das diversas religiões existentes. Considera-se um cenário marcado pela intolerância, desrespeito, preconceito e pelas diversas formas de violência diante de um contexto plural da sociedade brasileira. Concluiu-se que o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, pode ser utilizado como um campo de saber adequado na EJA, como recurso apto a proporcionar o diálogo e o respeito no contexto educacional e, consequentemente, formar cidadãos capazes de compreender que a pluralidade e a liberdade religiosa são direitos fundamentais expressamente assegurados, cabendo o respeito e a tolerância.
Resumo Alternativo: Changes in society's standard of living, the growth of social groups, the strengthening of cultures, the appreciation of young people and other movements, have brought to light the reality of the current scenario in which we live. Controversial issues have been discussed much more recurrently and with different opinions, and it is at school that topics like these should be debated, considering that it is the place where critical citizens develop and, mainly, with respect to differences, where the fight against religious racism can be established. In this sense, the present study intends to analyze the importance of the Curricular Component of Religious Education in the modality of Youth and Adult Education at the Tancredo de Almeida Neves School, located in the municipality of Cariacica, in Espírito Santo. It is intended, therefore, to answer the following research question: how can the curricular component of religious education contribute to respect for religious diversity in the context of youth and adult education? As a hypothesis, it is assumed that the Curricular Component of Religious Education promotes knowledge of different identities, cultures and religions, promoting dialogue and respect for the different existing religions. It is considered a scenario marked by intolerance, disrespect, prejudice and the various forms of violence in the face of a plural context of Brazilian society. It was concluded that Religious Education, as an area of knowledge, can be used as an adequate field of knowledge in EJA, as a resource capable of providing dialogue and respect in the educational context and, consequently, forming citizens capable of understanding that plurality and religious freedom are fundamental rights expressly guaranteed, with respect and tolerance.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Diversidade Cultural
Ensino Religioso
Componente Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/583
Data do documento: 17-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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