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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee3Aroeira, Kalline Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939282778671246pt_BR
dc.creatorSantos, Cristiano Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593838903562014pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T11:59:05Z-
dc.date.available2023-02-09-
dc.date.available2023-07-26T11:59:05Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/574-
dc.description.abstractThe present study aims to identify how the school can act in the defense of religious tolerance in society, and the curricular component of Religious Education is an appropriate instrument to promote respect. It is intended, therefore, to answer the following research question: How can the Curricular Component of Religious Education be useful to provide religious tolerance and the promotion of a culture of peace? As a hypothesis, it is established that Religious Teaching promotes the knowledge of religious plurality and the need to respect it. It is considered a scenario marked by intolerance, disrespect, prejudice and the various forms of violence in the face of a plural context of Brazilian society. Therefore, the present study carried out a bibliographical research, in which materials relevant to the theme in question were selected. As inclusion criteria, articles and doctrines published between 2005 and 2022 were used, in national language and relevant to the theoretical basis of the dissertation. It was concluded that Religious Education, as an area of knowledge, can be used as a useful and appropriate instrument to provide dialogue and respect for the educational context and, consequently, to train citizens capable of understanding that plurality and religious freedom is a fundamental right expressly guaranteed, with respect and tolerance.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem a finalidade de identificar de que maneira a escola pode atuar na defesa da tolerância religiosa na sociedade, sendo o componente curricular de Ensino Religioso um instrumento adequado para promover o respeito. Pretende-se, com isso, responder ao seguinte questionamento de pesquisa: De que maneira o Componente Curricular de Ensino Religioso pode ser útil para proporcionar a tolerância religiosa e a promoção de uma cultura de paz? Como hipótese, estabelece-se que o Ensino Religioso promove o conhecimento da pluralidade religiosa e da necessidade de respeitá-la. Considera-se um cenário marcado pela intolerância, desrespeito, preconceito e pelas diversas formas de violência diante de um contexto plural da sociedade brasileira. Diante disso, o presente estudo realizou uma pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados materiais pertinentes ao tema em questão. Como critérios de inclusão, utilizou-se artigos e doutrinas publicados entre 2005 e 2022, em língua nacional e relevantes para o embasamento teórico da dissertação. Concluiu-se que o Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, pode ser utilizado como instrumento útil e adequado para proporcionar o diálogo e o respeito do contexto educacional e, consequentemente, formar cidadãos capazes de compreender que a pluralidade e a liberdade religiosa é um direito fundamental expressamente assegurado, cabendo o respeito e a tolerância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2023-07-26T11:59:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cristiano Silva Santos.pdf: 13243318 bytes, checksum: 32da9fb4e473a5924bd00b457ca9e2ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T11:59:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Cristiano Silva Santos.pdf: 13243318 bytes, checksum: 32da9fb4e473a5924bd00b457ca9e2ae (MD5) Previous issue date: 2023-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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Diversidade e o campo da educação: diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, 2017. p. 73-93.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTolerância Religiosapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLiberdade Religiosapt_BR
dc.subjectLaicidade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO papel da escola na defesa da tolerância religiosa na sociedade: o Componente Curricular Ensino Religioso como promotor do respeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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