Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/543| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA DO LOGOS NO PENSAMENTO CRISTÃO |
| Autor(es): | Ferreira, João Marcos Valvassori |
| Primeiro Orientador: | Rosa, Wanderley Pereira da |
| Primeiro membro da banca: | Rosa, Wanderley Pereira da |
| Resumo: | O termo logos surge fruto da interação Cultural e Filosófica de Heráclito de Éfeso que viveu entre os séculos VI e V a.C., em diálogo com os filósofos de Mileto que falavam sobre o “Dinamismo Universal”3 . Cria-se então o conceito de “ser racional universal” que seria a força motora em que o universo foi formado. A seguir seria criado o conceito grego de logos no qual se atribui as mesmas características. Passando através do período chamado Helenístico, para onde a cultura grega chega ao ocidente e se dissemina aos povos conquistados pelo império romano e com o Estoicismo modelo de governo Romano que impera do século I a.C à II d.C., o termo logos vai recebendo diferentes significados até repousar sobre Cristo esperado pelos Judeus. Por fim, com os Apologistas e o Neoplatonismo o conceito encontra um lar definitivo no berço cristão repousando sobre o personagem Jesus que até então, sofria grande incompreensão. |
| Resumo Alternativo: | Não aplicável |
| Palavras-chave: | Logos Filosofia Heráclito Platão Estoicismo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Departamento 2 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/543 |
| Data do documento: | 18-Fev-2021 |
| Aparece nas coleções: | Teologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - João Marcos Valvassori.pdf | TCC - João Marcos Valvassori | 318,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.