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dc.contributor.advisor1Adriano Filho, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Vargas, Cristina Lens Bastos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340081271734723pt_BR
dc.creatorMENDES, RACHEL BANDEIRA DANTAS DOS SANTOS FRANKLIN-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8532568541928776pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T17:33:15Z-
dc.date.available2022-08-02-
dc.date.available2022-09-02T17:33:15Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/485-
dc.description.abstractWith both fundamental and field study nature, this research will aim to understand the legislation on teacher qualification and training for Religious Education (RE) in schools in the municipality of Vila Velha-ES, Brazil. The study will begin by analyzing the laws of national scope: Federal Constitutions, Law of Directives, and Bases of Education (LDB). Supplementary documents will also be studied: National Curricular Parameters for Religious Education (PCNER) and National Common Curricular Base (BNCC), which regulate the didactic methods of the RE discipline in educational institutions. Since the Colonial Period, RE in public institutions has been surrounded by gaps, lack of definitions, and legal omissions of States and municipalities, especially when it comes to the admission of teachers and the selection of the learning contents. There is also a dispute between the State and the Church over the management of the discipline in public schools. Furthermore, this research will address the qualification and training of teachers to teach RE, both nationally and in the municipality of Vila Velha-ES. The qualification and training of teachers on the national scene will be addressed, emphasizing that, due to the gradual recognition of the RE as a curricular component of Brazilian public schools, this research will try to verify if there was an increase in the qualification requirement of teachers. Then, the RE scenario in the municipality of Vila Velha-ES will be presented. Finally, field research will be carried out, and its result will present an analysis of the training of teachers and pedagogues responsible for RE in the municipality of Vila Velha-ES.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender as legislações acerca da qualificação e formação docente para o Ensino Religioso (ER) nas escolas do município de Vila Velha-ES. A pesquisa terá cunho bibliográfico e de campo. O estudo vai se iniciar com a análise das leis de âmbito nacional: Constituições Federais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Serão estudados também os documentos suplementares: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamentam a didática da disciplina ER nas instituições de ensino. Desde o período colonial, quando o assunto é o ER nas instituições públicas, são observadas lacunas, indefinições e omissões legais de Estados e municípios na admissão de professores/as e na seleção dos conteúdos da disciplina. Observa-se, também, uma disputa entre o Estado e a Igreja em torno da gestão da disciplina nas escolas públicas. Ao prosseguir com o estudo do tema, esta pesquisa abordará a questão da qualificação e da capacitação de professores/as para lecionar o ER, tanto em âmbito nacional, quanto no município de Vila Velha-ES. Inicialmente, serão tratadas a qualificação e a capacitação dos/as docentes no cenário nacional, ressaltando que, em razão do gradativo reconhecimento do ER como Componente Curricular das escolas públicas brasileiras, parece ter ocorrido um aumento na exigência de qualificação dos/as docentes. Em seguida, será apresentado o cenário do ER no município de Vila Velha-ES. Por derradeiro, será realizada uma pesquisa de campo, cujo resultado, espera-se, apresentar uma análise da formação dos/as docentes e pedagogos/as responsáveis pelo ER no munícipio de Vila Velha-ES.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-09-02T17:33:15Z No. of bitstreams: 1 TCC - Rachel Bandeira dos Santos Franklin Mendes.pdf: 15420058 bytes, checksum: 65af3a87310e9896f9c6d22c12a41dd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-02T17:33:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Rachel Bandeira dos Santos Franklin Mendes.pdf: 15420058 bytes, checksum: 65af3a87310e9896f9c6d22c12a41dd5 (MD5) Previous issue date: 2022-08-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAnálise da formação do/a docente de ensino religioso nas unidades de ensino fundamental de Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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