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Tipo: Dissertação
Título: ASPECTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO E O ENSINO RELIGIOSO NA ATUALIDADE
Autor(es): Souza, Alexandra Adir Jessuino Bermudes de
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Oliveira , Jocilene Gadioli de
Resumo: O presente estudo tem como objeto o Ensino Religioso (ER) enquanto segmento da Educação contemporânea influenciado tanto por forças tradicionais quanto por adventos contemporâneos, como os anseios por liberdade e respeito à diversidade. A questão-problema é responder quais as implicações da gestão democrática no desenvolvimento do Ensino Religioso na escola pública? Sabe-se, portanto, que como disciplina, o Ensino Religioso passou por diversas transformações, acompanhando a formação da sociedade brasileira e nos últimos anos pôde receber um melhor tratamento à luz das Ciências das Religiões e ter recebido status de área de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular, consolidou seu grau de importância na construção da cidadania. Isso posto delimitou-se como objetivos: descrever acerca da gestão democrática frente aos desafios do desenvolvimento do ER na escola pública atualmente; compreender a contribuição da gestão democrática enquanto processo educativo na educação pública municipal; demonstrar de que forma a disciplina ER pode contribuir para o modelo de gestão democrática na escola pública de caráter laico; e apresentar a importância do ER como área de conhecimento indispensável para a manutenção da gestão democrática. Para responde-los as contribuições de Moura, Rodrigues, Figueiredo, Junqueira, Zimmermann, além de Bonavides e Amaral, dentre outros, que abrangem as relações entre estado e igreja, educação e religião, foram imprescindíveis para a expansão da temática. O percurso metodológico foi o da pesquisa bibliográfica e descritiva, cuja análise de conteúdos se deu de forma a responder os objetivos predeterminados. Nesse ínterim pode-se concluir que é perceptível o fato de que muitos profissionais e famílias ainda não entendem que há um sentido objetivo imposto para desenvolver o componente curricular de Ensino Religioso, que se propõe a desenvolver um conhecimento sobre diferentes religiões, crenças e sobre as culturas dos povos que a professam por meio da linguagem tangível com que manifestam suas verdades. O que torna relevante que a gestão escolar democrática encontre suporte legal e prático para a inserção do Ensino Religioso de caráter laico, de maneira a servir, utilizando-se de seu instrumental teórico e prático, de fonte para permitir a inclusão religiosa efetiva sem perder os parâmetros de alinhamento com o respeito à diversidade.
Resumo Alternativo: The present study has as its object Religious Education (RE) as a segment of contemporary Education influenced by both traditional forces and contemporary advents, such as the yearnings for freedom and respect for diversity. The problem is to answer what are the implications of democratic management in the development of Religious Education in public schools? It is known, therefore, that as a discipline, Religious Education has undergone several transformations, following the formation of Brazilian society and in recent years it has been able to receive a better treatment in the light of the Sciences of Religions and have received status as an area of knowledge in the National Base Curricular Common, consolidated its degree of importance in the construction of citizenship. That said, it was delimited as objectives: to describe about democratic management in the face of the challenges of the development of RE in public schools today; understand the contribution of democratic management as an educational process in municipal public education; demonstrate how the subject RE can contribute to the model of democratic management in secular public schools; and to present the importance of RE as an indispensable area of knowledge for the maintenance of democratic management. To answer them, the contributions of Moura, Rodrigues, Figueiredo, Junqueira, Zimmermann, as well as Bonavides and Amaral, among others, which cover the relationship between state and church, education and religion, were essential for the expansion of the theme. The methodological course was that of bibliographic and descriptive research, whose content analysis took place in order to respond to predetermined objectives. In the meantime, it can be concluded that it is noticeable that many professionals and families still do not understand that there is an objective sense imposed to develop the curricular component of Religious Education, which proposes to develop knowledge about different religions, beliefs and about the cultures of the peoples who profess it through the tangible language with which they manifest their truths. What makes it relevant that democratic school management find legal and practical support for the insertion of Religious Education of a secular character, in order to serve, using its theoretical and practical instruments, as a source to allow effective religious inclusion without losing the alignment parameters with respect to diversity.
Palavras-chave: Ciência das Religiões
Ensino Religioso
Estado Laico
Gestão Democrática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/454
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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