Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/452
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ATENDIMENTO EDUCACIONAL E A ESPIRITUALIDADE EM AMBIENTE HOSPITALAR |
Autor(es): | Almeida, Luiza Elena Candido de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, David Mesquiati de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, David Mesquiati de |
Segundo membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Edicléa Mascarenhas |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou identificar e analisar as possíveis implicações da dimensão espiritual como um dos eixos da formação integral do estudante durante o período em que recebe atendimento educacional em regime hospitalar. Reflete acerca da espiritualidade a partir do cuidado no atendimento educacional a crianças e adolescentes em regime hospitalar, partindo do pressuposto de que diante do reconhecimento do direito de todos à educação, emerge a necessidade de se compreender as diferentes modalidades de ensino instituídas como expressão do direito à aprendizagem e escolarização. Destarte, essa pesquisa se debruça sobre a espiritualidade e sua relevância no atendimento educacional às crianças e adolescentes/estudantes/pacientes que se encontram hospitalizados para tratamento oncológico. Primeiramente, discorreu-se sobre a educação como direito de todos, buscando promover reflexões sobre o atendimento educacional em regime hospitalar no estado do Espírito Santo. Em seguida, intencionou-se conceituar a espiritualidade como uma das dimensões presentes na formação humana, problematizando sua relevância a partir do aspecto do cuidado, no fazer pedagógico e na recuperação clínica desses estudantes/pacientes. Para tanto, este estudo foi ancorado na perspectiva da espiritualidade do cuidado, na abordagem do filósofo e teórico contemporâneo, Leonardo Boff. Após a fundamentação teórica, apresentou-se o campo de pesquisa, a metodologia, o local, os sujeitos, a coleta e a análise dos dados. Na sequência, realizou-se uma pesquisa exploratória e de campo, de natureza qualitativa, envolvendo dois profissionais com vivência em ambiente hospitalar (a coordenadora administrativa da classe hospitalar no HINSG e a professora que atuou na classe hospitalar localizada na Acacci), utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e questionários, visando colher informações acerca das concepções e percepções desses sujeitos sobre sua atuação nesse espaço peculiar. Os resultados alcançados à luz da literatura concernente e da pesquisa de campo demonstram a evidência do cuidado, como aspecto da espiritualidade relevante nesse espaço, e sua contribuição para a formação integral dos estudantes. Como produto provindo da pesquisa do mestrado profissional, elaborou-se um documentário intitulado “A perspectiva do cuidado na classe hospitalar”, com o intuito de disseminar informações acerca do aspecto do cuidado aos profissionais da área multidisciplinar que atuam em classes hospitalares, com vistas ao desenvolvimento de suas práticas. |
Resumo Alternativo: | This research aimed to identify and to analyse the possible implications of the spiritual dimension as one of the axis of the integral formation of the student during the time he received education service in hospital regimen. It reflects on spirituality based on care in educational care for children and adolescents in hospitals, based on the assumption that, given the recognition of everyone's right to education, the need to understand the different teaching modalities established as expression of the right to learning and schooling. Thus, this research focuses on spirituality and its relevance in educational care for children and adolescents/students/patients who are hospitalized for cancer treatment. Firstly, education as a right for all was discussed, seeking to promote reflections on educational care in hospitals in the state of Espírito Santo. Then, the intention was to conceptualize spirituality as one of the dimensions present in human formation, questioning its relevance from the aspect of care, in the pedagogical practice and in the clinical recovery of these students/patients. Therefore, this study was anchored in the perspective of the spirituality of care, in the approach of the contemporary philosopher and theorist, Leonardo Boff. After the theoretical foundation, the research field, methodology, location, subjects, data collection and analysis were presented. Next, an exploratory and field research, of a qualitative nature, was carried out, involving two professionals with experience in a hospital environment (the administrative coordinator of the hospital class at HINSG and the teacher who worked in the hospital class located at Acacci), using as data collection instruments, semi-structured interviews and questionnaires, aiming to gather information about the conceptions and perceptions of these subjects about their performance in this peculiar space. The results achieved in the light of the relevant literature and field research demonstrate the evidence of care, as a relevant aspect of spirituality in this space, and its contribution to the integral education of students. As a product of the professional master's research, a documentary entitled "The perspective of care in the hospital class" was developed, with the aim of disseminating information about the aspect of care to professionals in the multidisciplinary area who work in hospital classes, with a view to development of their practices. |
Palavras-chave: | Classe Hospitalar Cuidado Espiritualidade Leonardo Boff |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/452 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Luiza Elena Candido de Almeida.pdf | TCC - Luiza Elena Candido de Almeida | 20,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.