Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Dulcimar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2585024635476153pt_BR
dc.creatorPinto, Eliane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6115130921593695pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T13:14:38Z-
dc.date.available2021-11-22-
dc.date.available2022-06-14T13:14:38Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/441-
dc.description.abstractThe stud of religious tolerance in the curricular practices of Art in the early years of Elementary School of the municipal education system of Vila Velha/ES, since it is known that since the curricular component of Art was still considered and worked on in a perspective of Arts Education that themes related to culture, ethnic-racial relationship and religiosity form discussions that permeate the social and personal ideologies of the public power and teachers, respectively. Based on this premise, through bibliographical and documentary research it was possible to investigate how the theme (in)tolerance of religion is described in the pedagogical curriculum of Art classes and to suggest the use of Ana Mae Barbosa's triangular approach as a proposal to prevention of conflicts caused by religious intolerance in Art classes for Elementary School. The main objective was to verify if the Art classes contemplate the multiculturality and religious plurality in the curricular practices of Art in the early years of elementary school of that education network and in the investigation path it was possible to observe that: overcoming religious intolerance, it permeates the fact that, through art, the process of learning is related to its integral education, the fact that by helping to develop other areas of knowledge, through motor skills, emotional and cognitive aspects, in addition to the ability to imagine, creating and interpreting, the student learns about diversity and overcomes the possibilities of prejudiced attitudes. However, such exercise should permeate all levels and stages of education, as well as all established socio-political layers, so that the process of recognizing the cultural and religious wealth existing among peoples would be synonymous with peace and tolerance. It can also be inferred that the pedagogical work with the use of Ana Mae Barbosa's triangular approach favors the prevention of religious prejudice while valuing memory, characteristics, customs etc., because knowledge about art as a tradition promotes awareness about the existing religious and cultural diversity through dialogic and meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoO estudo a respeito da Tolerância religiosa nas práticas curriculares de Arte dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES, pois, sabe-se que desde que o componente curricular de Arte, ainda, era considerado e trabalhado numa perspectiva da Educação Artística que as temáticas relacionadas à cultura, relação étnico-racial e religiosidade formam discussões que permeiam as ideologias sociais e pessoais do poder público e dos professores/as, respectivamente. E partindo dessa premissa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental foi possível investigar como a temática (in)tolerância religiosa está descrita no currículo pedagógico das aulas de Arte e sugerir o uso da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como proposta para a prevenção dos conflitos causados pela intolerância religiosa nas aulas de Arte para o Ensino Fundamental. Delimitou-se como objetivo central verificar se as aulas de Arte contemplam a multiculturalidade e pluralidade religiosas nas práticas curriculares de Arte dos anos iniciais do ensino fundamental de referida rede de ensino e no percurso de investigação foi possível observar que: a prevenção da intolerância religiosa, perpassa pelo fato de que através da arte o processo de aprender está relacionado a sua educação integral, pelo fato de que ao auxiliar no desenvolvimento das outras área do conhecimento, por meio das habilidades motoras, aspecto emocional e cognitivo, além da capacidade de imaginar, criar e interpretar, o/a estudante toma conhecimento acerca da diversidade e supera as possibilidades de atitudes preconceituosas. Contudo, tal exercício deveria perpassar todos os níveis e etapas de ensino, bem como todas as camadas sócio-políticas estabelecidas, para que o processo de reconhecimento da riqueza cultural e religiosa existente entre os povos fosse sinônimo de paz e de tolerância. Pode-se inferir, também, que o trabalho pedagógico com o uso da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa favorece a prevenção do preconceito religioso enquanto valorização da memória, características, costumes etc., porque o conhecimento acerca da arte como tradição promove a conscientização sobre a diversidade religiosa e cultural existente por meio da aprendizagem dialógica e significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T13:14:38Z No. of bitstreams: 1 TCC - Eliane da Silva Pinto.pdf: 13827886 bytes, checksum: d72cdca244c64710d265fefc55b96a28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T13:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Eliane da Silva Pinto.pdf: 13827886 bytes, checksum: d72cdca244c64710d265fefc55b96a28 (MD5) Previous issue date: 2021-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesA GAZETA. 2010. União de fé: cidade lidera número de evangélicos e de católicos. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/641423-uniao+de+fe+ cidade+lidera+numero+de+evangelicos+e+de+catolicos.html Acesso em: 02 out. 2019. ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto. A educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. ADRAGÃO, Paulo Pulido. A liberdade religiosa e o Estado. Coimbra: Almedina, 2002. ANDRADE, Marcelo. Tolerar é pouco? pluralismo, mínimos éticos e prática pedagógica. Rio de Janeiro: Nova América, 2009. BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco; LUIZ, Rafael do Nascimento. Tolerância ativa: a opinião, a discriminação e o preconceito. Anuário de Derecho Constitucional Latinoamericano, Bogotá, v. XXI, p. 569-582, 2015. BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco; LUIZ, Rafael do Nascimento. Tolerância ativa: a opinião, a discriminação e o preconceito. Anuário de Derecho Constitucional Latinoamericano, Bogotá, v. XXI, p. 569-582, 2015. Disponível em: https://revistas-colaboracion.juridicas.unam.mx/index.php/anuario-derecho-constitucional/article/view/4144/ 3589. Acesso em: 20 jan. 2021. BANDEIRA, Lourdes; BATISTA, Anália Soria. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 119-141, jan./jun. 2002. BAPTISTA, Myrian Veras. Prefácio – Determinações sociais da violência: sua expressão em face da infância e adolescência. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; COELHO, Maria Carlota de Rezende (orgs.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. São Paulo: Veras, 2015. p. 15-16. BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. BARBOSA, Ana Mae. Arte, Educação e Cultura. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000079.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019. BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Com Arte, 1998. BARCELLOS, Joycimar; ANDRADE, Marcelo. Religião entra na escola pública: uma análise da intolerância religiosa na escola. Didática e Prática de Ensino na relação com a Sociedade. EdUECE - Livro 3. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro3 /88%20A%20RELIGIÃO%20ENTRA%20NA%20ESCOLA%20PÚBLICA%20UMA%20ANÁLISE%20DA%20INTOLERÂNCIA%20RELIGIOSA%20NA%20ESCOLA.pdf Acesso em: 15 abr. 2020. BARRETO, Maria Aparecida Santos Correa. Educação étnica afro-brasileira: implicações na formação docente para a escola e a vida. In: RODRIGUES, Alessandro (Org.). Currículo na formação de professores: diálogos possíveis. Vitória: UFES, 2011. BORGES, Fabiano Miranda. Preconceito, intolerância religiosa e o ambiente escolar: ações inclusivas para a superação da intolerância. Vitória: UNIDA, 2017. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação e Cultura. Secretária de Educação Básica, 2018. BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11, de 7 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 28. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997: Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L5692.htm. Acesso em: 6 jun. 2020. BRASIL. Ministério celebra o Dia Mundial da Intolerância Religiosa e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos. Publicado em 21.01.2020. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/ 2020-2/janeiro/ministerio-celebra-o-dia-mundial-da-religiao-e-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa. Acesso em: 09 de nov. 2020. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997b. CAETANO, Andressa Mafezoni; GOMES, Vitor. Educação e inclusão. Vitória: UFES, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. COSTA, Douglas Pinheiro. O preconceito religioso e a cultura de Congo nas aulas de Arte. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. COSTA, M. L. Levinas uma introdução. Petrópolis: Vozes, 2000. DANTO, Arthur. The Abuse of Beauty. Chicago: Open Court, 2003. In: PEREIRA, Edilson et al. Editorial: Religião, Arte e Cultura. Relig. soc. Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 9 a 15 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0100-85872018000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020. DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2007. FAVARIM, Flávia Negri. Limites da tolerância em conflitos religiosos. Dissertação Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2007. FELDENS, Priscila Formigheri. Preconceito religioso: um desafio à liberdade religiosa, inclusive expressiva. Justiça & História, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 1-17, 2006. FERREIRA, Nathalia B. de Paula. A arte e a formação humana: implicações para o ensino de literatura. In: MARTINS, LM.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. GELL, Alfred. Arte e Agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu. 2018. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. 3. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2010. GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, p. 71-83, mar. 2010. GOMES, Karina Barra; NOGUEIRA, Sonia Martins de Almeida. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 583-596, out./dez. 2008. HABERMAS, J. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. p. 286. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.1.101. ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998. KAUFMANN, Fritz. Arte e religião (1941). Rev. Abordagem Gestalt. Goiânia, v. 19, n. 2, p. 243-246, dez. 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1809-68672013000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020. KAUFMANN, Fritz. Arte e religião (1941). Rev. Abordagem Gestalt. Goiânia, v. 19, n. 2, p. 243-246, dez. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3577/357735519013.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021. KNOLL, Vitor. História, religião e arte. Tempo soc. São Paulo, v. 8, n. 2, p. 105-117, dezembro de 1996. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20701996000200105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020. LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru: EDUSC. In: PEREIRA, Edilson et al. Editorial: Religião, Arte e Cultura. Relig. soc. Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 9 a 15 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0100-85872018000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020. LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006. LEE, V. L. Utilização de modelos lineares hierárquicos lineares para estudar contextos sociais: o caso dos efeitos da escola. In: NETO, Joaquim José Soares et al. A infraestrutura das escolas públicas brasileiras de pequeno porte. Revista da Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, Brasília, v. 64, n. 3, p. 377-391, jul/set. 2013. MAI, João Felipe Reali; SAQUETTO, Diemerson. Ensino “do” Religioso e laicidade: princípios para uma educação de liberdade religiosa. In: V Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER) e III Seminário Regional do Ensino Religioso no Espírito Santo, 15 ed., 2018, Vitória/ES. Anais... Florianópolis: FONAPER, 2019. v. 1, p. 147 - 152. Disponível em: fonaper.com.br. Acesso em: 22 abr. 2020. MARTINEZ, Andréia Pereira de. Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical. In: Revista da ABEM. Aprendizagem da docência: um estudo com professores de música da educação básica, v.21, n. 31, jul/dez., 2013. Londrina: Associação Brasileira de Educação Musical, 2000. MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2017. MEDRADO, José. Intolerância Religiosa. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. MENEZES, Paulo. Tolerância e religiões. In: TEIXEIRA, F. (Org.). O diálogo inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000. MUNANGA, K. Teoria Social e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Cadernos Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Niterói, n. 12, 2010, p. 169-203. NETO, Alberto Paulo. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. 1 ed. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. OLIVEIRA, Eliane dos Santos de; CORRÊA, Vanisse Simone Alves. Ensino de Artes: A abordagem Triagular de Ana Mae Barbosa. Disponível em: http://revistacontemporartes.com.br/2018/12/14/ensino-de-artes-a-abordagem-triagular-de-ana-mae-barbosa. Acesso em: 10 nov. 2019. OLIVEIRA, Lino Batista de. Tolerância/intolerância: da crítica à alteridade. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. p. 118. OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. Loyola, 1996. PASSAMAI, Maria Hermínia Baião. Didática. Vitória: UFES, 2015. PEREIRA, Edilson et al. Editorial: Religião, Arte e Cultura. Relig. soc. Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 9 a 15 de dezembro de 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0100-85872018000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020. PILLAR, Analice Dutra (Org.). A Educação do Olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2006. PORTELA, Neto. Abordagem Triangular Para Uma Aprendizagem Coparticipativa. Revista de Teatro e outras artes: Cadernos cênicos. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Deborah/Downloads/10602-Texto%20do%20Artigo-38872-1-10-20200714%20(1).pdf. Acesso em: 10 set. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (Cidade). Documento de Referência Curricular de Vila Velha. Área de Arte. PMVV, Vila Velha – ES: Secretaria Municipal de Vila Velha, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (Cidade). Lei nº 4.100, de 22 de outubro de 2003, institui o sistema municipal de ensino do município de Vila Velha, estado do Espírito Santo e disciplina seu funcionamento. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/ legislacao/arquivo/documents/legislacao/html/l41002003.html Acesso em: 01 ago. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (Cidade). Movimento de discussão curricular do município de Vila Velha: a articulação entre currículo, formação, pesquisa e cotidiano escolar. PMVV, Vila Velha – ES: Secretaria Municipal de Vila Velha, 2016. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (Cidade). Relatório de Gestão 2019. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo de Planejamento e Avaliação. 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (Cidade). Vila Velha em Números: diagnóstico municipal 2018. Núcleo de Informações Estratégicas. Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos, 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILAVELHA (Cidade). História. Disponível em: http://www.vilavelha.es.leg.br/institucional/historia. Acesso em: 02 out. 2019. RAPOSO, Francine Alves Gratival; COELHO, Maria Carlota de Rezende. Violência doméstica contra crianças. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; COELHO, Maria Carlota de Rezende (Orgs.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. São Paulo: Veras, 2015. p. 69. RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. Perspectivas pedagógicas do Ensino Religioso: Formação inicial para um profissional do ensino religiosos. Florianópolis: Insular, 2015. RODRIGUES, Henrique José Alves. Currículo e diversidade na educação. In: RODRIGUES, Alessandro (Org.). Currículo na formação de professores: diálogos possíveis. Vitória: UFES, 2011. SANCOVSKY, Renata Rozental. Intolerância, religião e relações humanas: uma proposta de análise. 2009. SANCOVSKY, Renata Rozental. Intolerância, religião e relações humanas: uma proposta de análise. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 112. SANTOS, Ivanir dos; SEMOG, Éle. Apresentação. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. p. 10. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas. 36 ed. São Paulo: Autores Associados, 2003. SHAHID, Leila. As intolerâncias e o processo de paz no oriente médio. In: BARRET-DUCROCQ, Françoise (Dir.). A intolerância. Foro Internacional sobre a Intolerância. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 163. SHUSTERMAN, Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo, ano 3, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/32/28. Acesso em: 02 jul. 2021. p. 82. SILVA, Clemildo Anacleto da; RIBEIRO, Mário Bueno. Intolerância religiosa e direitos humanos: mapeamentos de intolerância. Porto Alegre: Universidade Metodista, 2007. SILVA, Eliane Moura da. Religião, diversidade e valores culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. Revista de Estudos da Religião, n. 2, p. 1-14, 2004. p. 11 Disponível em: www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf 1 Acesso em: 20 jan. 2020. SILVA, Elielson das Neves da. O ensino religioso e a formação de professores / Vila Velha-ES. Dissertação de Mestrado - Faculdade Unida de Vitória. Vitória: UNIDA, 2015, p. 63. SILVA, Josie Agatha Parrilha; NARDI, Roberto. Formação de professores: abordagens metodológicas na arte e na ciência. Form. Docente. Belo Horizonte, v. 09, n. 17, p. 11-28, ago./dez. 2017. 11 Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 10 set. 2021. SILVA, Marlise Vinagre. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteves. Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CAEP. 2009. SILVEIRA, Tatiana dos Santos da. Metodologia do Ensino da Arte. Unidade 2 Currículo de Arte. Tópico 1: Proposta Triangular do Ensino da Arte. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2012. STIRNER, Max. Arte e religião. Verve, p. 67-78, 2003. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verve/article/viewFile/4963/3511. Acesso em: 02 jul. 2021. UNESCO. Declaração de princípios sobre a tolerância. São Paulo: USP/UNESCO, 1997. TILLICH, Paul. Teologia da cultura. Tradução de Jaci Maraschin. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. VIEIRA, Ingrid Câmara Luiz. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultua afro-brasileira na escola. UNITAS – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, v. 5, n. 2, 2017, p. 394-411. Disponível em: https://docplayer.com.br/70973710-A-intolerancia-religiosa-como-elemento-norteador-do-ensino-da-cultura-afro-brasileira-na-escola-1.html. Acesso em: 24 mar. 2020. p. 398. VIGOTSKI. L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999. VINAGRE SILVA, Marlise. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivani dos; FILHO, Astrogildo Esteve (orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. VITAL DA CUNHA, Christina. Religião & Sociedade 40 anos: números, temas, memórias. Religião & Sociedade, 37(3): 225-240, 2017, p. 235. In: PEREIRA, Edilson et al. Editorial: Religião, Arte e Cultura. Relig. soc. Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 9 a 15 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872018000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020. WALZER, Michael. Da tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ZVEITER, Luiz. Direitos humanos e liberdades religiosas. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância religiosa x democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTolerância religiosapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleTOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ARTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eliane da Silva Pinto.pdfTCC - Eliane da Silva Pinto13,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.