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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Aroeira, Kalline Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939282778671246pt_BR
dc.creatorZagotto, Daniela Leal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4447696115092020pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T17:19:36Z-
dc.date.available2020-12-07-
dc.date.available2022-06-07T17:19:36Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/396-
dc.description.abstractThe curriculum is not something static and contextualizes the changes in the context of which it is inserted. It is part of the experiences in the school routine, in a pedagogical effort, that develop around knowledge, in the social relations that collaborate for the formation of the students' identities. This research analyzes the implementation of Religious Education in a municipal public school, considering the Curriculum Guidelines of the Municipality of Cari-acica (DCMC), and the analysis of documents and bibliographic research. In the bibliographic research it is possible to observe that the educational system of the municipality of Ca-riacica is a reflection of the Brazilian history since the colonial period, being exposed the socio-political developments leading the municipality to have initiatives for the development of an educational system aimed at training for the citizenship, and how was the insertion of Reli-gious Education in this curricular proposal. Based on the analysis of the records in the class diaries of EMEF Professor Cerqueira Lima, from the years 2015, 2017 and 2018, it was possi-ble to see how the guiding curriculum helped in conducting a work proposal that was more consistent with the idea of A more democratic education respects and values differences. The documentary analysis of the class diaries identified a parameter of the daily practices of Reli-gious Education in the years 2015, 2017 and 2018 of the municipality of Cariacica, which made it possible to recognize the main barriers in the process of developing the curriculum in the context practice school. This enabled a reflection on the trajectory of the practice of Reli-gious Education in Brazil, which leave legacies that are still obstacles to the proposal of the DCMC. As a theoretical basis for this research, the discussion on multiculturalism / intercul-tural and historical-critical pedagogy was used as a way to systematize the socialization of knowledge based on the relations between theory and practice, which provides intellectual growth and that makes social reality understand. As a methodology, the conception of docu-mentary research, brought mechanisms used in educational research projects, including at the pedagogical level, which promoted conditions for better analysis.pt_BR
dc.description.resumoO currículo não é algo estático e contextualiza as mudanças no contexto do qual está inserido. Faz parte das experiências no cotidiano escolar, num empenho pedagógico, que se desenvol-vem em torno do conhecimento, nas relações sociais que colaboram para a formação das iden-tidades dos alunos (as). Esta pesquisa analisa a implementação do Ensino Religioso em uma escola pública municipal, considerando as Diretrizes Curriculares do Município de Cariacica (DCMC), e a análise de documentos e a pesquisa bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica é possível observar que o sistema educacional do município de Cariacica é reflexo do histórico brasileiro desde o período colonial, sendo expostos os desdobramentos sociopolíticos levando o município a ter iniciativas de desenvolvimento de um sistema educacional voltado à forma-ção para a cidadania, e de qual forma foi a inserção do Ensino Religioso nessa proposta curri-cular. Partindo da análise dos registros nos diários de classe da EMEF Professor Cerqueira Lima, dos anos 2015, 2017 e 2018, pôde-se perceber como o currículo norteador ajudou na condução de uma proposta de trabalho mais coerente com a ideia de uma educação mais de-mocrática que respeita e valoriza as diferenças. A análise documental dos diários de classe, identificou um parâmetro das práticas cotidianas do Ensino Religioso nos anos 2015, 2017 e 2018 do município de Cariacica, o que possibilitou reconhecer as principais barreiras no pro-cesso de desenvolvimento do currículo na prática do contexto escolar. Isso possibilitou uma reflexão acerca da trajetória da prática do Ensino Religioso no Brasil, que deixam heranças que ainda são obstáculos à proposta das DCMC. Como fundamentação teórica para esta pes-quisa recorreu-se a discussão sobre o multiculturalismo/intercultural e a pedagogia histórico-crítica como forma de sistematizar a socialização do conhecimento a partir das relações entre a teoria e a prática, que proporciona o crescimento intelectual e que faz entender a realidade social. Como metodologia a concepção da pesquisa documental, trouxe mecanismos utilizados em projetos de pesquisa educacional inclusive ao nível pedagógico, o que promoveu condições para melhor análise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-07T17:19:36Z No. of bitstreams: 1 TCC - Daniela Leal Zagotto.pdf: 3226154 bytes, checksum: 7db6e683bab3965dfaf84656d5e74fae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T17:19:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Daniela Leal Zagotto.pdf: 3226154 bytes, checksum: 7db6e683bab3965dfaf84656d5e74fae (MD5) Previous issue date: 2020-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiretrizes Curricularespt_BR
dc.subjectPrática Curricularpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO CURRICULAR NO MUNICIPIO DE CARIACICA: DA PROPOSTA AOS REGISTROS DOCENTES NA EMEF “PROFESSOR CERQUEI-RA LIMApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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