Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/396
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO CURRICULAR NO MUNICIPIO DE CARIACICA: DA PROPOSTA AOS REGISTROS DOCENTES NA EMEF “PROFESSOR CERQUEI-RA LIMA
Autor(es): Zagotto, Daniela Leal
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Aroeira, Kalline Pereira
Resumo: O currículo não é algo estático e contextualiza as mudanças no contexto do qual está inserido. Faz parte das experiências no cotidiano escolar, num empenho pedagógico, que se desenvol-vem em torno do conhecimento, nas relações sociais que colaboram para a formação das iden-tidades dos alunos (as). Esta pesquisa analisa a implementação do Ensino Religioso em uma escola pública municipal, considerando as Diretrizes Curriculares do Município de Cariacica (DCMC), e a análise de documentos e a pesquisa bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica é possível observar que o sistema educacional do município de Cariacica é reflexo do histórico brasileiro desde o período colonial, sendo expostos os desdobramentos sociopolíticos levando o município a ter iniciativas de desenvolvimento de um sistema educacional voltado à forma-ção para a cidadania, e de qual forma foi a inserção do Ensino Religioso nessa proposta curri-cular. Partindo da análise dos registros nos diários de classe da EMEF Professor Cerqueira Lima, dos anos 2015, 2017 e 2018, pôde-se perceber como o currículo norteador ajudou na condução de uma proposta de trabalho mais coerente com a ideia de uma educação mais de-mocrática que respeita e valoriza as diferenças. A análise documental dos diários de classe, identificou um parâmetro das práticas cotidianas do Ensino Religioso nos anos 2015, 2017 e 2018 do município de Cariacica, o que possibilitou reconhecer as principais barreiras no pro-cesso de desenvolvimento do currículo na prática do contexto escolar. Isso possibilitou uma reflexão acerca da trajetória da prática do Ensino Religioso no Brasil, que deixam heranças que ainda são obstáculos à proposta das DCMC. Como fundamentação teórica para esta pes-quisa recorreu-se a discussão sobre o multiculturalismo/intercultural e a pedagogia histórico-crítica como forma de sistematizar a socialização do conhecimento a partir das relações entre a teoria e a prática, que proporciona o crescimento intelectual e que faz entender a realidade social. Como metodologia a concepção da pesquisa documental, trouxe mecanismos utilizados em projetos de pesquisa educacional inclusive ao nível pedagógico, o que promoveu condições para melhor análise.
Resumo Alternativo: The curriculum is not something static and contextualizes the changes in the context of which it is inserted. It is part of the experiences in the school routine, in a pedagogical effort, that develop around knowledge, in the social relations that collaborate for the formation of the students' identities. This research analyzes the implementation of Religious Education in a municipal public school, considering the Curriculum Guidelines of the Municipality of Cari-acica (DCMC), and the analysis of documents and bibliographic research. In the bibliographic research it is possible to observe that the educational system of the municipality of Ca-riacica is a reflection of the Brazilian history since the colonial period, being exposed the socio-political developments leading the municipality to have initiatives for the development of an educational system aimed at training for the citizenship, and how was the insertion of Reli-gious Education in this curricular proposal. Based on the analysis of the records in the class diaries of EMEF Professor Cerqueira Lima, from the years 2015, 2017 and 2018, it was possi-ble to see how the guiding curriculum helped in conducting a work proposal that was more consistent with the idea of A more democratic education respects and values differences. The documentary analysis of the class diaries identified a parameter of the daily practices of Reli-gious Education in the years 2015, 2017 and 2018 of the municipality of Cariacica, which made it possible to recognize the main barriers in the process of developing the curriculum in the context practice school. This enabled a reflection on the trajectory of the practice of Reli-gious Education in Brazil, which leave legacies that are still obstacles to the proposal of the DCMC. As a theoretical basis for this research, the discussion on multiculturalism / intercul-tural and historical-critical pedagogy was used as a way to systematize the socialization of knowledge based on the relations between theory and practice, which provides intellectual growth and that makes social reality understand. As a methodology, the conception of docu-mentary research, brought mechanisms used in educational research projects, including at the pedagogical level, which promoted conditions for better analysis.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Diretrizes Curriculares
Prática Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/396
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Daniela Leal Zagotto.pdfTCC - Daniela Leal Zagotto3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.