Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/375
Tipo: | Dissertação |
Título: | AUTISMO E ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E EXPECTATIVAS |
Autor(es): | Pimentel, Andréia Ferreira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, David Mesquiati de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, David Mesquiati de |
Segundo membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Silvia Geruza Fernandes |
Resumo: | A pesquisa abrange a história e conquistas das famílias de crianças com TEA. Participaram do estudo dois alunos, um com 16 anos e outro com 14. Foi necessária a aplicação de questionário junto aos familiares para entender o histórico e especificidade de cada um, bem como o seu envolvimento com o sagrado. É importante interagir, criar laços de confiança, aplicar atividades diferenciadas, recorte de revistas, pinturas, desenhos e diálogo com os alunos. Ouvir, compreender e estimular o aluno com TEA coloca em evidência que eles conseguem se desenvolver no ensino-aprendizagem, para tornarem-se autônomos na sociedade. Com o trabalho desenvolvido em sala de aula foi conquistada a confiança e potencializado a participação em projetos, que resultaram no reconhecimento do aluno com TEA. |
Resumo Alternativo: | Due research covers the history and achievements of the families of children with ASD. Two students participated in the study, one aged 16 and the other aged 14. It was necessary to apply questionnaires with family members to understand the history and specificity of each one, as well as their involvement with the sacred. It is important to interact, create bonds of trust, apply differentiated activities, magazine clipping, painting, drawings and dialogue with students. For listening, understanding and stimulating the student with ASD proves that they are able to develop in teaching and learning, to become autonomous in society. With the work developed in the classroom, trust was gained and participation in projects was enhanced, which resulted in the recognition of students with ASD. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso Ciências das Religiões Autismo Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/375 |
Data do documento: | 12-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Andreia Ferreira Pimentel.pdf | TCC - Andreia Ferreira Pimentel | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.