Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/375
Tipo: Dissertação
Título: AUTISMO E ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E EXPECTATIVAS
Autor(es): Pimentel, Andréia Ferreira
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Silvia Geruza Fernandes
Resumo: A pesquisa abrange a história e conquistas das famílias de crianças com TEA. Participaram do estudo dois alunos, um com 16 anos e outro com 14. Foi necessária a aplicação de questionário junto aos familiares para entender o histórico e especificidade de cada um, bem como o seu envolvimento com o sagrado. É importante interagir, criar laços de confiança, aplicar atividades diferenciadas, recorte de revistas, pinturas, desenhos e diálogo com os alunos. Ouvir, compreender e estimular o aluno com TEA coloca em evidência que eles conseguem se desenvolver no ensino-aprendizagem, para tornarem-se autônomos na sociedade. Com o trabalho desenvolvido em sala de aula foi conquistada a confiança e potencializado a participação em projetos, que resultaram no reconhecimento do aluno com TEA.
Resumo Alternativo: Due research covers the history and achievements of the families of children with ASD. Two students participated in the study, one aged 16 and the other aged 14. It was necessary to apply questionnaires with family members to understand the history and specificity of each one, as well as their involvement with the sacred. It is important to interact, create bonds of trust, apply differentiated activities, magazine clipping, painting, drawings and dialogue with students. For listening, understanding and stimulating the student with ASD proves that they are able to develop in teaching and learning, to become autonomous in society. With the work developed in the classroom, trust was gained and participation in projects was enhanced, which resulted in the recognition of students with ASD.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Ciências das Religiões
Autismo
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/375
Data do documento: 12-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andreia Ferreira Pimentel.pdfTCC - Andreia Ferreira Pimentel2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.