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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA PÚBLICA: SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO MUNICÍPIO DE CARIACICA - ES
Autor(es): SANTOS, FLÁVIA
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: A pesquisa sobre intolerância religiosa, proposta nessa dissertação, buscou verificar a relevância da disciplina Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos, bem como a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado aos alunos da EJA, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de conflitos e discriminação. A questão da intolerância religiosa deve ser motivo de reflexão dentro das escolas. A sociedade deve ser educada dentro da igualdade e isso é problema a ser enfrentado pela escola, a qual precisa oportunizar e produzir saberes a todos, sem distinção, em todos os níveis de aprendizagens, por meio de estratégias que respeitem a diversidade religiosa e cultural. Diante deste cenário, buscaram-se respostas para algumas questões, tais como: Por que trabalhar a diversidade religiosa dentro da escola pública? Qual a importância do discurso interreligioso na superação da intolerância religiosa? O ensino religioso na escola pública é capaz de promover a cultura de paz, ajudando a superar a intolerância religiosa? O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar os conflitos relacionados à intolerância religiosa diante da pluralidade religiosa dos educandos da EJA e verificar como acontece o processo ensino e aprendizagem da disciplina Ensino Religioso, bem como o nível de conscientização dos alunos no cotidiana, para aceitar e respeitar as diversas abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural, social e política. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem caráter bibliográfico, combinado com pesquisa de campo. Para tanto foi usada como laboratório a escola ‘Terfina Rocha Ferreira’, da rede pública municipal de Cariacica (ES), na qual foram investigados alunos e professores da EJA.
Resumo Alternativo: The research on religious intolerance, proposed in this dissertation, sought to verify the relevance of the subject Religious Education in the Education of Young and Adults, as well as the importance of providing access to the knowledge of the different religions professed in the globalized world to the students of the EJA, considering that the intolerance various kinds of conflict and discrimination. The issue of religious intolerance should be a source of reflection within schools. Society must be educated within equality and this is a problem to be faced by the school, which needs to provide and produce knowledge without distinction at all levels of learning through strategies that respect religious and cultural diversity. Given this scenario, answers were sought for some questions, such as: Why work with religious diversity within the public school? What is the importance of interreligious discourse in overcoming religious intolerance? Is religious education in the public school capable of promoting a culture of peace, helping to overcome religious intolerance? The general objective of this research is to analyze the conflicts related to religious intolerance in the face of the religious plurality of the students of the EJA and to verify how the teaching and learning process of the Religious Education discipline occurs, as well as the level of students’ daily awareness, to accept and respecting the diverse religious approaches, with the understanding that beliefs have cultural, social and political importance. As for the methodological aspects, the research has a bibliographic character, combined with field research. For that purpose, the ‘Terfina Rocha Ferreira’ school was used as a laboratory in the municipal public network of Cariacica (ES), in which students and teachers of the EJA were investigated.
Palavras-chave: EJA. Religião. Disciplina. Intolerância. Pluralidade.
EJA. Religion. Discipline. Intolerance. Plurality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/25
Data do documento: 11-Dez-2017
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