Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorPAIXÃO, JOSÉ GOMES-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7988926917823861pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T18:55:43Z-
dc.date.available2014-12-12-
dc.date.available2018-11-14T18:55:43Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.citationBOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988 / supervisão editorial Jair Lot Vieira / 9 ed. Revista e atualizada até a Emenda Constitucional n. 26, de 14 de fevereiro de 2000 – Bauru, SP: EDIPRO, 2000 – (Série Legislação). ______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008. ______. Resolução CNE/CEB n. 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article>. Acesso em: 04 fev. 2011. ______. Parecer CNE/CP, n. 8/2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com> Acesso em: 04 fev. 2013. ______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 04 fev. 2012. ______. Lei n. 9.475, de 22 de Julho de 1997. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm>. Acesso em: 18 agosto de 2014. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2011. ______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. rev. e atual. Brasília: SDH/PR, 2010. ______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008. ______. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. Disponível em: 69 <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 12 out. 2012. CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa. [online]. v.38, n.134, p. 293-303, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 14 agosto, 2014. DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso. ESPÍRITO SANTO. Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/PeEDH-PeDH-ES.pdf> Acesso em: 10 out. 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Maria Ribeiro. Ensino religioso: aspectos legal e curricular. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 12 out. 2012. PEQUENO, Marconi. O fundamento dos direitos humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; NÁDER, Alexandre Antonio Gili. (Orgs.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária, 2008a. p. 23-28. v. 1 Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_dirhumanos_volume1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012. RABENHORST, Eduardo R. O que são os direitos humanos? In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; NÁDER, Alexandre Antonio Gili. 70 (Orgs.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. p. 13-21. v. 1 Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_dirhumanos_volume1.pdf>. Acesso em: Acesso em: 07 jun. 2014. REDE BRASIL DE DIREITOS HUMANOS. O que é Cidadania? Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/oque_e_cidadania.html> Acesso em 10/08/214. SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 13-24, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19915/11556>. Acesso em: 10 agosto. 2012. SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Diversidade Religiosa. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; DIAS, Adelaide Alves. (Orgs.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Fundamentos culturais e educacionais da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. V. 2 Disponível em: em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_dirhumanos_volume2.pdf>. Acesso em: Acesso em: 07 jun. 2014. TRINDADE, José Damião de Lima. Anotações sobre a história social dos direitos humanos. In: ESTADO DE SÃO PAULO. Procuradoria Geral do Estado. Direitos humanos: construção da liberdade e da igualdade. São Paulo: Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, p. 21-163, 1998 (Série Estudos, n.11).pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/239-
dc.description.abstractThe theme of this academic work is the Politics of Education and Religious Education. The research subject is Religious Education (RE) in Basic Education (BE) and its relation to human rights education and training for citizenship. The purpose of this study was to examine whether there is a relationship between Human Rights Education, Religious Education in Primary Education with training for citizenship. The specific objectives were: a) To contextualize Basic Education and Religious Education in the framework of the Brazilian Education Policy and its relation to human rights education; b) Reflect on the concept citizenship and how this is presented by the Brazilian literature; c) Identify which conception of citizenship provided in Religious Education and Basic Education. The research methodology consisted of bibliographic research with qualitative approach, theoretical review of the categories of Education Policy, Human Rights, Citizenship and Religious Education and documentary research. Through the study it was found that all legal norms - norms of Education, Education for Human Rights, National programs and Plans for Human Rights and Human Rights Education, and State Program on Education in Human Rights - have as a guiding shaft the recognition of human dignity. Therefore all have foundations, principles and guidelines aimed at the promotion, defense and guarantee of human rights, and hence contributes to the promotion of citizenship. It is evident, therefore, that Human Rights Education, Religious Education in Basic Education are closely intertwined in civic education in line with the Federal Constitution of 1988 and the LDB. However, we observe that there is a huge gap between what is provided by law and the floor of the Brazilian schools.pt_BR
dc.description.resumoO tema deste trabalho acadêmico é a Política de Educação e o Ensino Religioso. O objeto de pesquisa é o Ensino Religioso (ER) na Educação Básica (EB) e sua relação com a Educação em Direitos Humanos e a formação para o exercício da cidadania. A proposta do estudo foi analisar se existe relação entre Educação em Direitos Humanos, Ensino Religioso na Educação Básica com a formação para a Cidadania. Os objetivos específicos foram: a) Contextualizar a Educação Básica e o Ensino Religioso nos marcos da Política de Educação brasileira e sua relação com a Educação em Direitos Humanos; b) Refletir sobre o conceito cidadania e como este é apresentado pela literatura brasileira; e c) Identificar qual a concepção de cidadania prevista no Ensino Religioso e na Educação Básica. A metodologia de pesquisa compreendeu pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, revisão teórica das categorias Política de Educação, Direitos Humanos, Ensino Religioso e Cidadania e pesquisa documental. Por meio do estudo constatou-se que todos os normativos legais - normativos da Educação, da Educação em Diretos Humanos, Programas e Planos Nacional de Diretos Humanos e de Educação em Direitos Humanos, e Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos - têm como eixo orientador o reconhecimento da dignidade humana. Por conseguinte todos apresentam fundamentos, princípios e diretrizes voltados para a promoção, defesa e garantia dos direitos humanos, e consequentemente colabora com a promoção da cidadania. Fica evidente, portanto, que Educação em Direitos Humanos, o Ensino Religioso na Educação Básica estão intimamente imbricados na formação cidadã em consonância com a Constituição Federal de 1988 e a LDB. Todavia, observa-se que há uma distância enorme entre o que está previsto em lei e o chão das escolas brasileiras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-11-14T18:55:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Gomes Paixão.pdf: 925492 bytes, checksum: de20e34d53876e33506280585a828886 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-14T18:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Gomes Paixão.pdf: 925492 bytes, checksum: de20e34d53876e33506280585a828886 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesBOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil – promulgada em 5 de outubro de 1988 / supervisão editorial Jair Lot Vieira / 9 ed. Revista e atualizada até a Emenda Constitucional n. 26, de 14 de fevereiro de 2000 – Bauru, SP: EDIPRO, 2000 – (Série Legislação). ______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008. ______. Resolução CNE/CEB n. 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article>. Acesso em: 04 fev. 2011. ______. Parecer CNE/CP, n. 8/2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com> Acesso em: 04 fev. 2013. ______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 04 fev. 2012. ______. Lei n. 9.475, de 22 de Julho de 1997. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm>. Acesso em: 18 agosto de 2014. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2011. ______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. rev. e atual. Brasília: SDH/PR, 2010. ______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008. ______. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. Disponível em: 69 <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 12 out. 2012. CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa. [online]. v.38, n.134, p. 293-303, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 14 agosto, 2014. DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso. ESPÍRITO SANTO. Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/PeEDH-PeDH-ES.pdf> Acesso em: 10 out. 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Maria Ribeiro. Ensino religioso: aspectos legal e curricular. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 12 out. 2012. PEQUENO, Marconi. O fundamento dos direitos humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; NÁDER, Alexandre Antonio Gili. (Orgs.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária, 2008a. p. 23-28. v. 1 Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_dirhumanos_volume1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012. RABENHORST, Eduardo R. O que são os direitos humanos? In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; NÁDER, Alexandre Antonio Gili. 70 (Orgs.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Fundamentos histórico-filosóficos e político-jurídicos da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. p. 13-21. v. 1 Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_dirhumanos_volume1.pdf>. Acesso em: Acesso em: 07 jun. 2014. REDE BRASIL DE DIREITOS HUMANOS. O que é Cidadania? Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/oque_e_cidadania.html> Acesso em 10/08/214. SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 13-24, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19915/11556>. Acesso em: 10 agosto. 2012. SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Diversidade Religiosa. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; DIAS, Adelaide Alves. (Orgs.). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Fundamentos culturais e educacionais da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. V. 2 Disponível em: em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_dirhumanos_volume2.pdf>. Acesso em: Acesso em: 07 jun. 2014. TRINDADE, José Damião de Lima. Anotações sobre a história social dos direitos humanos. In: ESTADO DE SÃO PAULO. Procuradoria Geral do Estado. Direitos humanos: construção da liberdade e da igualdade. São Paulo: Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, p. 21-163, 1998 (Série Estudos, n.11).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica de Educação. Ensino Religioso. Educação Básica. Direitos Humanos. Cidadania.pt_BR
dc.subjectEducation Policy. Religious Education. Basic Education. Human Rights. Citizenship.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A INTERFACE COM A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A CIDADANIA VITÓRIA – ES 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Gomes Paixão.pdfDissertação - José Gomes Paixão903,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.