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Tipo: | Dissertação |
Título: | ENSINO RELIGIOSO E ESCOLA PÚBLICA: A QUESTÃO FILOSÓFICA DA LAICIDADE E DA CONFESSIONALIDADE |
Autor(es): | ARAÚJO, ROGÉRIO OLIVEIRA |
Primeiro Orientador: | Zabatiero, Júlio Paulo Tavares |
Primeiro membro da banca: | Marlow, Sérgio Luiz |
Terceiro membro da banca: | Zabatireiro, Julio Paulo Tavares |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi o estudo do processo histórico de implantação da disciplina de Ensino Religioso nas escolas públicas a partir da análise das ideias dos grupos confessionais e laicos que se constituíram nos momentos de debate da elaboração das legislações, buscando um novo caminho para o Ensino de Religião na escola pública que supere as contradições apresentadas pela dualidade confessional x laico. Para tanto, analisamos a origem histórica da questão filosófica da laicidade e confessionalidade desvelando a raiz da marca do Cristianismo na Cultura Brasileira, a proclamação da Confessionalidade Católica por parte do Estado e depois a separação entre Estado e Igreja que estabeleceu o Estado Laico e retirou o Ensino Religioso da escola pública. Depois analisamos o percurso que estabeleceu o retorno da disciplina à escola pública até o momento, que antecedeu a legislação atual e influenciou a reedição de ideias que ascenderam o debate entre os dois grupos. Evidenciamos que a legislação atual abre espaço para uma diversidade de interpretações e de modelos de Ensino Religioso e que não superou as contradições estabelecidas anteriormente, pelo contrário, acirrou ainda mais as posições dos dois grupos. A nossa pesquisa constatou que a experiência de implantação da disciplina no Estado do Espírito Santo também reproduziu as contradições apresentadas no âmbito nacional e após análise comparativa do Conteúdo Básico Comum de Ensino Religioso, História, Filosofia e Sociologia, propomos que o Ensino de Religião na educação básica seja desenvolvido pelas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, como forma de superar as contradições que envolvem a implantação da disciplina de Ensino Religioso. |
Resumo Alternativo: | This research aims to study the historical process of implementation of the discipline Religious Education in public schools based on the analysis of the ideas of the religious and secular groups that were formed in moments of Law-drafting debates, searching for a new way for the teaching of Religion in public schools that overcomes the contradictions presented by the duality religious vs. secular. Therefore, we analyze the historical origin of the philosophical issue of secularism and religion, unveiling the root of Christianity in the Brazilian culture, the proclamation of the Catholic Religion by the State and then the separation between the State and the Church that established the Secular State and withdrew Religious Education from public schools. We then analyze the path that established the return of the discipline to public schools to date, that preceded the current legislation and influenced the reissue of ideas amounting the discussion between the two groups. We show that the current legislation makes room for a diversity of interpretations and models of religious education and it has not overcome the previously established contradictions; on the contrary, it has further incited the positions between the two groups. Our research found that the experience of discipline implementation in the state of Espírito Santo also reproduced the contradictions presented at national level and after comparative analysis of the Common Basic Contents of Religious Education, History, Philosophy and Sociology, we propose that the teaching of Religion in primary education is developed by the disciplines of History, Philosophy and Sociology, as a way to overcome the contradictions surrounding the implementation of Religious Education. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso. Escola pública. Laicidade. Confessionalidade. Religious Education. Public School. Secularism. Religion. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Citação: | ALBUQUERQUE, Eduardo Basto de. Estado e ensino religioso. In. Encontro anual da ANPOCS, XXXVIII, 2004, p. 2-19. ALVES, Ruben. O que é a religião. 15. ed. São Paulo, Brasiliense, 1992. ________. O enigma da religião. 4. ed. Campinas, Papirus, 1988. ARANHA, Maria Lúcia de. História da Educação. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 1996. AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira: introdução ao estudo da Cultura no Brasil. Vol. XIII, 3. Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1958. AZEVEDO, Marcelo de C. Modernidade e Cristianismo – O desafio da inculturação. São Paulo, Loyola, 1996. AZZI, Riolando. A Cristandade Colonial: um projeto autoritário. São Paulo: Paulinas, 1987. AZZI, Riolando. Educação e evangelização: perspectivas históricas. Revista de Educação (Associação Católica do Brasil). Ano 21, n.84, jul-set, 1992. BARROS, Marcelo. O sonho da paz – A unidade nas diferenças: Ecumenismo Religioso e o diálogo entre os povos. Petrópolis, Vozes, 1996. BITTENCOURT FILHO, José. 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Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/204 |
Data do documento: | 3-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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