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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VITÓRIA – ES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor(es): DALL´ORTO, RUSSIANE CAMPO
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Segundo membro da banca: Barreira, Marcelo Martins
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: Esse estudo objetivou conhecer a natureza do Ensino Religioso enquanto disciplina escolar apresentado nas Escolas Públicas de Vitória/ES no ano de 2011. Para tanto, buscamos entender o contexto social e histórico Pós-Moderno que apresenta alguns desafios para a disciplina enquanto área de conhecimento que estuda o fenômeno religioso, fruto da diversidade cultural e religiosa dentro de um Estado Laico, como o Estado brasileiro. Ao procurar as respostas que nos levariam a compreensão dada a essa disciplina “como parte integrante da formação básica do cidadão”, como rege no Art. 33 da Lei 9.475-22/07/1997, direcionamos a pesquisa buscando conhecer os níveis educacionais contemplados, a capacitação docente, o material didático utilizado, a prática pedagógica e o conteúdo, a opinião dos alunos, pais ou responsáveis quanto ao retorno da disciplina de Ensino Religioso na escola. Os resultados obtidos apontaram que o Ensino Religioso pode trazer uma contribuição fundamental para maior compreensão das manifestações culturais que marcam a maneira de ser do ser humano, e que essas diferenças trabalhadas em sala de aula favorecerão a convivência social, religiosa e cultural de maneira respeitosa e plena cidadania reconhecendo a liberdade de expressão e de escolha do seu próximo.
Resumo Alternativo: The aim of this study is to know the nature of Religious Teaching in Public Schools in Vitoria - ES. In order to do that it looks for understanding the nowadays social and historical context that presents some challenges to this field of knowledge that deals with religious phenomena, as a product of a cultural and religious diversity in a lay State, like the Brazilian one. This research focused the several educational levels, formation of teachers, didactical resources, parents and students opinions about the value of the discipline in order understand this Subject “as a component of the basic formation of the citizen”, as indicated in the Art. 33, Law 9.475-22/07/1997. The results of this research point out that Religious Teaching can greatly contribute to the understanding of the cultural manifestations that characterize human beings, and also that the differences we dealt with in classroom will kindly benefit social, religious and cultural life. It will also recognize the full citizenship and freedom of choice and speech of the other human beings.
Palavras-chave: Ensino Religioso; Formação do cidadão; Laicidade; Fenômeno Religioso.
Religious Teaching; Citizen Education; Laicity; Religious Phenomena.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/202
Data do documento: 8-Nov-2012
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