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Tipo: Dissertação
Título: AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MONTES CLAROS - MG
Autor(es): PRATES, SOLANGE RIBEIRO
Primeiro Orientador: Cavalcante, R
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Filho, Jose Adriano
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: Esta pesquisa teve como proposta investigar as dificuldades de implementação das aulas de Ensino Religioso nos anos finais do ensino fundamental, nas escolas públicas estaduais de Montes Claros. Fazendo uso de uma abordagem que privilegiava o aspecto qualitativo, este trabalho desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica quando estudiosos do tema, deram sustentação teórica à pesquisa de campo realizada em cinco escolas da rede pública estadual de Montes Claros – MG. Como instrumentos de coleta de dados, foram adotados questionários, respondidos por professores de Ensino Religioso e por representantes dos segmentos das escolas, além de observação do desenvolvimento das aulas quando foi possível constatar a freqüência e o tipo de atividades utilizadas pelos professores; o envolvimento, a participação, a interação com o grupo durante as atividades também o gosto demonstrado pelos alunos durante estas atividades. Durante a observação e através dos questionários foi possível analisar a qualidade das aulas ministradas pelo professor. Os sujeitos da observação foram os professores de Ensino Religioso e os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas. A pesquisa permitiu comprovar que apesar da desvalorização curricular e dos alunos, serem apontadas pelos participantes da pesquisa como os principais fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem de Ensino Religioso nas escolas, a melhoria das aulas desta disciplina estão subordinadas a capacitação e preocupação constante dos professores para que estes façam o uso dos diversos espaços escolares para atividades teórico-práticas, para diálogos interdisciplinares e, sobretudo para a reorganização dos conteúdos desta disciplina escolar, como possibilidade de promoção da cidadania responsável dos discentes, a partir de debates sobre questões que envolvem o cotidiano das pessoas, principalmente os temas envolvendo os valores como respeito, amizade, solidariedade.
Resumo Alternativo: The present research aimed to investigate the difficulties of the implementation of Religion Education lectures in the late years of primary school at public schools of Montes Claros. By means of a qualitative research this work began with a bibliographical research to provide theoretical background to the field research subsequently applied on five public primary schools of Montes Claros – MG. This survey comprised of questionnaires, applied to educators on religion and to a representative fraction of the school staff, and direct observations of the religion education lectures, which made possible to determine the frequency and types of activities used by the educators, their involvement, participation and interaction with the class during the activities, as well as the students joyousness during these activities. The direct observation and questionnaires provided the means to evaluate lectures quality. The subjects of the survey were both teachers and students of the late years of five public primary schools. This work suggests that despite the curricular and students devaluation pointed out by the research subjects as the main interfering factor on the teaching-learning process of religion in these schools, improvements on this matter are subordinated to qualification and constant involvement of the educators in order to direct them to use all the resources available to provide practical-theoretical activities, interdisciplinary dialogs and, above all, reorganization of the discipline curriculum to promote citizenship responsibility from debates promoted over day life questions such as respect, friendship and brotherhood.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Ensino Fundamental. Processo Ensino-aprendizagem. Dificuldades.
Religion Education, Primary school, Teching-learning process, Difficulties.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BARROS, Paulo Eduardo Gomes de. O fenômeno da não-participação nas aulas de Ensino Religioso escolar: Um estudo acerca dos fatores dessa ocorrência. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional LEI 9394/96. Brasília: MEC, 1996. ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. Brasília – DF: Ministério da Educação, 1997. BRITO, Ênio J. da Costa. A libertação pela palavra. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, Paulinas, n. 9, p. 34-36, mar.1998. BOVET, Joseph. Adolescent Girls. New York, Reprinted, 1951. CARON, Lurdes. Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso: desafios, avanços e perspectivas. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-SP, São Paulo, SP – Brasil. In: Rev. Pistis Prax. Teol. Pastor. Curitiba, v. 2, n. 2, p. 269-289, jul./dez. 2010. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Resolução 465/03. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/193
Data do documento: 9-Jul-2013
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