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Tipo: | Dissertação |
Título: | MULTICULTURALISMO E ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR PÚBLICO: UM ESTUDO DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NA SALA DE AULA |
Autor(es): | FERREIRA, EDMARA MONTEIRO DA SILVEIRA |
Primeiro Orientador: | Filho, José Adriano |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Ronaldo de Paula |
Segundo membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Terceiro membro da banca: | Filho, Jose Adriano |
Resumo: | A presente dissertação pretende introduzir o leitor nas dimensões identitárias do currículo. Buscando trabalhar as questões relacionadas às multiculturas, tema central das discussões educacionais na vida contemporânea. A complexidade das relações, tensões e conflitos na sociedade atual, leva-nos a pesquisar de forma mais profunda as possibilidades de atuação dos docentes em incorporarem as identidades plurais, políticas e práticas curriculares no ambiente de educação. O Brasil é um país rico em diversidade étnica, cultural, religiosa e imigrante. Contudo, ao longo de nossa história, tem existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de terem uma vivência plena de cidadania plural crítica e participativa. Assim, enfatizamos que a disciplina de Ensino Religioso, ensinada através da concepção das multiculturas pode contribuir para uma educação que vise o respeito às diferenças. Esta dissertação é dividida em três partes: a primeira traz ao leitor a historicidade da disciplina do Ensino Religioso no Brasil, bem como o surgimento de legislações e parâmetros curriculares e termina descrevendo o Ensino Religioso no estado do Espírito Santo. A Segunda parte descreve as concepções curriculares, se preocupa em focalizar as teorias criticas destacando o conceito de multiculturalismo. A última parte é o auge da pesquisa, a mesma propõe a junção entre Educação Multicultural e o Diálogo das Religiões; neste capitulo discutiremos sobre importância da gestão da diferença em sala de aula, Multiculturalismo e Religião, Multiculturalidade e a Diversidade Religiosa na Escola. Palavras chave: |
Resumo Alternativo: | This present dissertation intends to introduce the reader into the identity dimensions of the curriculum. Seeking to work on some questions related to multiple cultures, the central theme of educational discutions in contemporaneity. The complexity of the relationships, tensions and conflicts in today's society, brings us to research in a deeper way the possibilities of actions from the teachers to incorporate the plural identities, policies and curriculum practices in the enviromental education. Brazil is a country with a rich ethnic diversity, cultural, religious and immigrant. Anyhow, in the course of our history, there has been prejudices, relationships with discriminations and social exclusion that prevent many Brazilians to have a full experience of plural, critical and participatory citizenship. Thus, we emphasize that the discipline of Religious Education, taught from the conception of multiple cultures can contribute to an education that seeks respect for differences. This dissertation is divided into three parts: the first provides the reader to the historycity of the discipline of Religious Education in Brazil, as well as the emergence of laws and curriculum parameters and ends describing the Religious Education in the state of Espírito Santo. The second part describes the conceptions, and cares to focus on the cricital theories highlighting the multiculturalism concept. The last part is the culmination of research, explaining the proposition to the junction between Multicultural Education and the Dialogue among Religions, this chapter we will discuss about the importance of managing difference in the classroom, Multiculturalism and Religion, Multiculturality and the Religious Diversity in the School. |
Palavras-chave: | Currículo, Cultura e Ensino Religioso. Curriculum, Culture and Religious Education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Citação: | ALVES, Rubem. O suspiro dos oprimidos. São Paulo: Paulinas. 1999. _____________. O que é religião? São Paulo: Edições Loyola, 2002. APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982. ARAÚJO, Helena Costa e STOER, Stephen R. Genealogias nas Escolas: a capacidade de nos surpreender, Porto: Edições Afrontamento.1993. BANKS, J.A; BANKS, C.A. Multicultural Education: historical development, dimensions, and practice. Review of Research in Education, v. 19, 1993. BATESON,Gregory.Natureza é Espírito: Uma Unidade Necessária, Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1987. BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2011. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: Religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes/Koinonia, 2003. BOURDIEU, Pierre. A reprodução.Lisboa: Editorial Veja,1978. _________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. BRASIL. 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Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/151 |
Data do documento: | 6-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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