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Tipo: | Dissertação |
Título: | O ENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO PARA CIDADANIA: A NECESSIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NAS SÉRIES INICIAIS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - ES |
Autor(es): | BORLOTH, ANA PAULA FABRES |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Ronaldo de Paula |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, David Mesquiati de |
Segundo membro da banca: | Terra, Kenner Roger Cazotto |
Terceiro membro da banca: | Cavalcante, Ronaldo de Paula |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo mostrar que é possível, necessário e estabelecido por lei agregar o Ensino Religioso no ambiente escolar nas séries iniciais do município de Cariacica-ES, uma vez que essa, não é uma prática adotada pelas escolas municipais, durante a fase escolar inicial do aluno, ou seja, do 1º ao 5º ano. A proposta deste trabalho é auxiliar no desenvolvimento de aulas com prazer e entusiasmo para todos os envolvidos no contexto escolar. Sabe-se que, no decorrer dos anos, já foram trabalhados vários modelos de aulas de Ensino Religioso, como o catequético e teológico, mas esses eram muito dependentes da igreja. Hoje, é proposto um ensino baseado nas Ciências das Religiões, que gera conflitos de opiniões sobre sua importância nas escolas, já que abordaria todas as religiões sem preconceito. A visão é englobar a manifestação dos fenômenos religiosos e das tradições culturais, associadas à formação da cidadania do indivíduo. Afinal, aceitar as diferenças é um desafio que deve ser conquistado nas instituições de ensino para contagiar as pessoas também fora dela, com aulas cidadãs, mostrando direitos e deveres de toda uma sociedade, com diálogo, reflexão e integração de opiniões. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER), a boa convivência religiosa num mundo pluralista ainda é um grande desafio, pois cada religião tem sua própria doutrina, entretanto, o direito à livre expressão, à democracia e à laicidade devem ser respeitados, assim como está prescrito na Constituição Federal. Atitudes ofensivas e agressivas contra a opinião religiosa do outro deve ser banida da sociedade. Pensando nisso, e sabendo que o ser humano está em permanente aprendizado, principalmente nas séries iniciais, o ensino deve estar engajado em preparar um cidadão crítico e criativo para transformar realidades, com competência e consciência para toda a vida. Esse período escolar inicial está envolto numa fase de descobertas e formação da personalidade. Assim sendo, por meio do diálogo contínuo em sala de aula, podem-se conhecer as diferenças religiosas de cada grupo, permitindo ao outro mostrar o que pensa sobre o assunto abordado, trocando informações, favorecendo a formação de novos conceitos e conhecimentos sobre o universo religioso. A sociedade está carente de paz e respeito, e as aulas de Ensino Religioso tem uma visão científica e inovadora para tentar resgatar valores, preparando o aluno para interagir na sociedade, como um lugar mais humanitário para se viver. Cabe aos Estados entenderem essa necessidade e aceitarem que permitir ao aluno conhecer as manifestações do sagrado, pode torná-lo menos intolerante e mais reflexivo nas suas ações diante das situações cotidianas. Alguns municípios do Espírito Santo já possuem o Ensino Religioso nas séries iniciais, mas, essa ainda não é uma realidade do município de Cariacica. Esse é o momento de agregá-las a grade curricular municipal das escolas para que tentemos diminuir a violência, que é uma realidade nacional, preparando com conversas cotidianas os alunos para pensarem mais em si e no seu próximo. Desenvolver a generosidade, a justiça e principalmente a paz entre as pessoas, para termos um presente mais humano e um futuro mais justo para todos. |
Resumo Alternativo: | This work aims to show that is possible, necessary and required by law adding Religious Education at school in the early grades of the municipality of Cariacica-ES, once that, this is not a practice adopted by the municipal schools during phase Initial school student, from 1st to 5th year. The purpose of this study is for auxiliary in the development of lessons with pleasure and excitement for everyone involved in the school context. It is known that, over the years, have been worked out various models of Religious Education classes, as the catechetical and theological, but these were very dependent on the church. Today, is propose a teaching based on the Science of Religions that which generates conflicts of opinions about its importance in schools, as talk of all religions without prejudices. The vision is to include the manifestation of religious phenomena and cultural traditions associated with the formation of an individual's citizenship. Because accept differences is a challenge that must be conquered in educational institutions to infect people also outside it, with citizens lessons, showing rights and obligations as all of society, With dialog, reflection and integration of opinions. For the National Curriculum Parameters of Religious Education (PCNER), good religious coexistence in a pluralistic world is still a big challenge because each religion has its own doctrine, however, the right to freedom of expression, democracy and secularism must be respected, as is prescribed in the Constitution. Offensive and aggressive actions against the religious beliefs of others should be banished from society. Thinking about it and knowing that the human is constantly learning, especially in the early grades, teaching must be engaged to prepare a critical and creative citizens to transform realities with competence and conscience for the life. This initial school period is wrapped in a phase of discovery and formation of personality. Therefore, through the continuous dialogue in the classroom, can be known religious differences of each group, allowing the other to show what you think about the subject matter, exchanging information, encouraging the formation of new concepts and knowledge about the universe religious. Society need of peace and respect, and the Religious Education classes have a scientific and innovative vision to try to rescue values, preparing the student to interact in society, as a more humane place to live. it is for the states understand this need and accept that allow the student to know the manifestations of the sacred, may make it less intolerant and more reflective in their actions in the face of everyday situations. Some municipalities already have the Holy Spirit Religious Education in the early grades, but this is still not a reality in the city of Cariacica. This is the time to aggregate them to municipal curriculum of schools to try to reduce violence, which is a national reality, preparing the students with conversations everyday to think more for themselves and their neighbors. Develop generosity, justice and principally peace between people, to have a more humane present and a fairer future for all. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso. Sociedade. Cidadania. Educação. Religious Education. Society. Citizenship. Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Citação: | AMORA, Antônio Soares. Minidicionário da Língua Portuguesa. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. BALDINOT, Rodinei. Diálogo no ensino religioso escolar: possibilidades e interdições da relação identidade-diversidade. In: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5., 2008, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Sinodal/EST, 2008. p. 206-211. BAPTISTA, Paulo Agostinho N. Educação e defesa da vida ameaçada. In: SIMÕES, Cristiano Campos. (Org.). Ensino Religioso: desafios e perspectivas na pós-modernidade. Campos dos Goytacazes, RJ: Grafimar, 2009. p. 13-30. BARBOSA, José Ruy Feliz; SOUSA, Wanildo Figueiredo de. O Ensino Religioso na escola e o desafio da transconfessionalidade. In: BRANDENBURG, Laude Erandi et al. (Orgs.). Ensino Religioso e Docência e(m) formação. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2013. p. 245-253. BECKER, Fernando. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre: EST; Palmarinca; Educação e Realidade, 1993. BITTENCOURT, Neide Arrias. 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Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/139 |
Data do documento: | 15-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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