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Tipo: Dissertação
Título: A RELIGIOSIDADE DO JOVEM CONTEMPORÂNEO: SIGNIFICADOS E INTERPRETAÇÕES
Autor(es): GAVA, ADRIANA SILVA FLEISCHMANN
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: Nossa sociedade vive em constantes transformações, o que vem a interferir na vida das pessoas, o que nos leva a buscar compreender como ficam as concepções e referenciais deste sujeito social. Estas transformações sempre existiram, o que nos assombra é a velocidade com que elas têm ocorrido na pós-modernidade. Neste cenário, objetivamos elucidar algumas questões referentes a como vivem os jovens neste mundo tão diverso e rico culturalmente. Esta dissertação se propõe a pesquisar como os jovens manifestam sua religiosidade na sociedade atual e em que medida a religião interfere em sua vida. Na primeira parte procuramos estabelecer as características da sociedade contemporânea, por meio do estudo da cultura humana e também da religião como traço cultural. Na segunda parte, buscamos compreender como se estabelece o jovem nessa sociedade, suas características de formação e atuação nesse contexto acometido por constantes mudanças, e como sua religiosidade se manifesta nesse mundo cheio de contradições. Para melhor analisarmos as inter-relações entre cultura, religião e juventude realizamos um estudo com os alunos internos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES Campus Itapina.
Resumo Alternativo: Our society lives in constant transformation, which is interfering in people's lives, which leads us to seek to understand how to get the concepts and frameworks of this social subject. These changes in society always existed, what haunts us is that in postmodernity the speed with which they occur is very large. In this scenario, we seek to clarify some issues regarding how young people live in this world so diverse and culturally rich. This dissertation aims to investigate how young people express their religiosity in contemporary society and to what extent religion interferes in their lives. In the first part we seek to establish the characteristics of contemporary society through the study of human culture and religion as well as the cultural trait. In the second part, we seek to understand how to establish the young in this society, their education and performance characteristics of this scenario affected by constant changes, and how their religion is manifested in this world full of contradictions. To better analyze the interrelationships between culture, religion and youth we conducted a study with the internal students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Espírito Santo - IFES Campus Itapina.
Palavras-chave: Cultura, Religião, Religiosidade, Juventude
Culture, Religion, Youth.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ABERASTURY, A. Adolescência. Porto Alegre. Artes Médicas, 1980. AZEVEDO, Marcos Antonio Farias de Azevedo. Uma breve abordagem sócio-cultural, antropológica e religiosa na modernidade. In Reflexus – Ano III – nº 03 (2009.1) – Vitória: Editora Unida, 2009. BERGER, P. L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo. Paulos, 1985. BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. (Org.) Globalização e Regionalização das Comunicações. EDUC, Sergipe, 1999. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5ª Ed. São Paulo. Perspectiva, 2004. BRANDÃO, Antonio Carlos; DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos culturais de juventude. 2. ed. reform. São Paulo: Moderna, 2008. EISENSTEIN, E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolesc Saúde. 2005. FELIX, Fabíola Angarten. Juventude e estilo de vida: Cultura de consumo, lazer e mídia. 2003, 99 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP, 2003. FERREIRA, Barna Will. Adolescência hoje: Uma abordagem sociológica. IN Revista Vesitas, nº 154, Junho, 1994. FOWLER, James W. Estágios da fé, Fowler, James. Estágios da fé: a psicologia do desenvolvimento humano e a busca de sentido. São Leopoldo: Ed. Sinodal. 1992. GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas, Rio: Zahar, 1978 GEERTZ, Clifford. El impacto del concepto de cultura en el concepto de hombre: a La interpretación de las culturas, Barcelona: Gedisa, 1987. GUIMARÃES, Giselene Garia e GRINSPUN, Miriam P.S.Z. Revisitando as origens do termo juventude: a diversidade que caracteriza a identidade. Anped. GREUEL, Sigolf. Religião e religiosidade na pós-modernidade. EST/IEPG, 2008. GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000. 64 GROPPO, Luís Antonio. Transculturação e novas utopias. Revista Lua Nova – Revista de cultura e política, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ln/n64/a06n64.pdf IANNI, Octávio. Transculturação. Associação Brasileira de Desenvolvimento de Lideranças, 1999. Disponível em www.abdl.org.br/.../185/TRANSCULTURAÇÃO.doc INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto Pedagógico Institucional, 2009. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – Campus Itapina. Plano de Desenvolvimento Institucional, 2009. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Síntese de Indicadores sociais 2010. Rio de janeiro: IBGE, 2011. Juventude e Contemporaneidade. Brasília. UNESCO, MEC, ANPEd, 2007, 284 p. (Colação Educação para Todos, 16) LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Zahar. Rio de Janeiro, 1986. MADURO, Otto. Religião e Luta de Classes.Petrópolis, Vozes, 1983. MARRIOTTI, Humberto. As paixões do ego: Complexidade, Política e Solidariedade. São Paulo, Palas Athena, 2000. OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes. Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescência: uma revisão crítica. Psicologia em Estudo, Maringá, 2006. Disponível em www.scielo.br/pdf/pe/v11n²/v11n2a21.pdf PEREIRO, Xerardo. Apontamentos de Antropologia Sociocultural, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), 2011-2012. Disponível em www.utad.pt/~xperez/ PIAGET, J; INHELDER, B. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. Trad.de Dante Moreira Leite. São Paulo: Pioneira, 1976. SANTOS, Boaventura de Souza Santos. Os processos da globalização. Eurozine, 2002. In globalização. Disponível em www.eurozine.com/articles/2002-08-22-santospt.htm SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/134
Data do documento: 2-Dez-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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